Mais que uma ponte: um marco da engenharia

A maior ponte pênsil com sistemas de barras de olhal no mundo. Com essa marca que dificilmente será ultrapassada, a Ponte Hercílio Luz é um marco da engenharia mundial.

São 821 metros de extensão total, dos quais 222,5 são referentes ao viaduto de acesso do Continente e outros 259,1 pelo lado insular, que se somam aos 339,5 metros de vão central.

A Ponte Hercílio Luz tem 28 vãos, sustentados por duas torres principais e 12 secundárias. As principais têm 74 metros de altura.

A distância entre o vão pênsil em relação ao nível do mar é de aproximadamente 31 metros – às vezes um pouco mais, às vezes um pouco menos, dependendo da maré.

Ela pesa cerca de 5 mil toneladas.

Além de ser uma ponte em estrutura metálica pênsil (existem muito poucas no Brasil), tem como característica marcante a sua suspensão formada por correntes de barras de olhal, em aço, articuladas por pinos também de aço, sendo atualmente a única no mundo com partes das barras compondo a corda superior da treliça de rigidez.

É a mais longa ponte pênsil com sistema de barras de olhal no mundo. O cabo principal da ponte é constituído de 4 correntes de barras de olhal termicamente tratadas. Este cabo suporta apenas o vão central através de pendurais verticais. Pode-se ainda ressaltar as torres articuladas nas bases e ainda os blocos de ancoragem em concreto, na forma de “U” para o máximo de eficiência.