3. Economia
  5. No aniversário de Xaxim,...

No aniversário de Xaxim, governador garante R$ 8,4 milhões em investimentos para o município

Fotos: Mauricio Vieira / Secom

No dia em que Xaxim completou 66 anos de fundação, o governador Carlos Moisés anunciou investimentos de aproximadamente R$ 8,4 milhões para o município do Oeste. São recursos para infraestrutura, desenvolvimento social, esportes, cultura e setor rural. A notícia foi dada aos moradores na abertura das festividades de aniversário, na noite desta quinta-feira, 20.

“É para as pessoas que a gente precisa trabalhar para fazer a administração de Santa Catarina um exemplo para o Brasil. Nós fazemos um esforço muito grande para alcançar economias e poder fazer investimentos com recursos próprios”, afirmou o governador. “O potencial que Xaxim tem é visível. Precisamos dar as mãos e ser parceiros, ser um governo municipalista, estar perto do cidadão”, acrescentou.

A vice-governadora Daniela Reinehr também acompanhou o ato.

O maior aporte é do Badesc, que viabilizou R$ 4,21 milhões em financiamento para asfaltamento no Loteamento Sérgio Davi, que é um local de grande concentração de indústrias, e na Vila Diadema, a mais nova área industrial do município. Convênios firmados por meio da Casa Civil ainda garantiram quase R$ 1,5 milhão, via convênio, para a construção de um complexo esportivo em Xaxim, e a reforma e ampliação da Casa da Cultura.

Um centro de convivência para o idoso, resultado de R$ 1,2 milhão em investimentos, será viabilizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social. Por fim, o governador anunciou que a Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural irá adquirir dois caminhões caçamba para destinar a Xaxim, no valor total de aproximadamente R$ 600 mil.

>>> Mais fotos na galeria

O prefeito, Lírio Dagort, agradeceu os investimentos feitos pelo estado. “Hoje é um dos dias mais felizes da minha vida como prefeito. Nossa gratidão por esse gesto ao município. Vamos comemorar, porque a nossa cidade está de parabéns com essas cinco assinaturas importantíssimas”, afirmou.

O vice-prefeito, Adriano Bortolanza, comemorou os recursos anunciados por Carlos Moisés. “É um momento muito feliz. Jamais ouvi falar ou presenciei a vinda do governador de Santa Catarina para comemorar o aniversário de Xaxim. Nosso povo agradece por todos esses presentes ao município”, celebrou.

Obras em áreas sociais

A reforma e ampliação da Casa da Cultura garantirá um espaço acessível e adequado para que os cerca de 1,4 mil alunos das escolas públicas de Xaxim oficinas em diversas modalidades. A obra é uma reivindicação antiga dos moradores do município.

Local onde ficará o Complexo Esportivo

Já o complexo esportivo terá 10,8 mil metros quadrados e será composto por quadras de futebol suíço, vôlei de areia, tênis, campo de grama sintética infantil, quadra poliesportiva, academia ao ar livre, áreas de convivência, parque infantil, quiosques, área administrativa e estacionamento. A estrutura será construída no bairro Vila Flor.

Na mesma comunidade será construído o Centro de Convivência para o Idoso terá área de lazer, piscina coberta e aquecida, academia e refeitório. A edificação terá 651 metros quadrados.

Também participaram dos atos o chefe da Casa Civil, Douglas Borba, o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino, o diretor administrativo-financeiro do Badesc, Paulo Renato Vieira Castro, o deputado estadual Onir Mocellin, prefeitos da região, vereadores e representantes de entidades da sociedade civil organizada.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom