Estarão abertas as inscrições para a segunda edição do desafio Desenho do Livro que eu Li, promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, de 18 de abril a 7 de setembro de 2021. Voltado a crianças e adolescentes com idade até 14 anos, o concurso escolherá os melhores desenhos inspirados em um livro que os participantes tenham lido. O objetivo é oferecer ao público uma atividade lúdica durante o período de distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19. A data de abertura escolhida é 18 de abril por ser o Dia Nacional do Livro Infantil.

A modalidade é de desenho livre, inédito, sendo admitidas pinturas ou uso de qualquer técnica, desde que feita em folha de papel A4, conforme o regulamento do concurso disponível abaixo. O desafio é dividido em categorias, de acordo com a faixa etária e se o/a participante tem ou não algum tipo de deficiência.

As inscrições podem ser feitas utilizando o formulário on-line disponível entre 0h01 do dia 18 de abril e 23h59 do dia 7 de setembro de 2021, ou até o limite de 500 inscrições. Apenas o representante legal deve fazer a inscrição e cada participante poderá concorrer com somente um desenho à premiação. Os desenhos escolhidos como vencedores serão recompensados com um kit de livros infantojuvenis, que será enviado para a casa dos autores via Correios.

O desenho deve ser enviado à Biblioteca Pública de Santa Catarina até as 23h59 do dia 7 de setembro de 2021, endereçado ao e-mail artenabibliotecapublica@gmail.com, nos formatos descritos no regulamento do concurso. A divulgação dos resultados será feita a partir das 14h de 29 de outubro de 2021 (Dia Nacional do Livro).

Mais informações podem ser obtidas exclusivamente pelo e-mail artenabibliotecapublica@gmail.com

::  Regulmento Desafio Desenho do Livro que eu Li 

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 


Foto: Leonardo Gorges / Secom

A governadora Daniela Reinehr se reuniu com o secretário especial de Cultura, Mário Frias, na manhã desta quinta-feira, 15, em Brasília. O principal assunto do encontro foi o auxílio ao setor de eventos, um dos mais duramente atingidos pela pandemia. Durante a conversa, o secretário contou que uma linha de financiamento para o setor, no valor de R$ 405 milhões, deve ser ativada pelo Governo Federal em breve via BNDES.

Nesta semana, recebemos as demandas da área de eventos e prontamente trouxemos essa situação ao secretário Especial da Cultura, aqui em Brasília, que acolheu o assunto. Sabemos que esse setor é um dos mais duramente atingidos e estamos trabalhando para construir uma perspectiva de melhora para esse cenário”, afirmou Daniela Reinehr.

>> Mais fotos na galeria

O secretário Especial destacou que está atento às necessidades do setor, que representa cerca de 4,5% do PIB nacional. “Nós temos essa preocupação com o setor de eventos, que foi o primeiro a parar. Iniciamos as tratativas ainda em novembro. Acreditamos que o serviço essencial é todo aquele que coloca um prato de comida na mesa das pessoas. Agora, ativaremos essa linha de crédito, com R$ 405 milhões, para auxiliar especificamente o segmento”, conta Frias.

Foto: Mauricio Vieira / Secom

O secretário de Articulação Nacional, Jorge Davi, acompanha a agenda da governadora em Brasília, que também incluirá uma audiência com o ministro da Saúde no fim da tarde.

>> Leia também:

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

Para garantir o bem-estar e saúde dos alunos, professores e famílias, a equipe da Escolinha de Arte da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) prorrogou a suspensão das atividades educativas presenciais.Enquanto durar a gravidade do contexto pandêmico, a Escolinha continuará com atividades virtuais para crianças de 5 a 12 anos, como ocorreu no ano passado.

Clique no link abaixo para fazer o download da primeira atividade de 2021:

>>  Escolinha de Arte #EMCASA - Tema 1

Em 2021, as atividades serão apresentadas dentro de um tema definido, desenvolvido em uma sequência de quatro aulas e integrando as linguagens artísticas. A primeira temática será Arte e Natureza, partindo do trabalho do artista Hélio Melo. "As atividades serão apresentadas de forma integrada, explorando, assim, as relações entre diferentes linguagens e práticas artísticas, resultando em um aprendizado mais significativo no qual as ações e o fazer não se separam do pensar e do refletir sobre cada tema proposto", explica a administradora da Escolinha de Arte, Alessandra Zapelini.

Quando houver mais tranquilidade e segurança em relação à pandemia, será definida a data de retomada das atividades presenciais.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 

 


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo / Secom

A Biblioteca de Arte & Cultura da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) abriu inscrições para oficina virtual “Leitura de textos com a presença do (a) autor (a)”. Serão oferecidas 30 vagas, distribuídas da seguinte forma: 24 para alunos do Ensino Médio das escolas públicas de Santa Catarina e seis para jovens estudantes de qualquer modalidade de ensino. Os encontros vão ocorrer sempre nas terças-feiras às 17h, tendo início em 6 de abril.

Objetivos:

1 - Desenvolver a fluência na leitura oral;

2 - Desenvolver a capacidade de interpretar textos;

3 - Conhecer autores e seus textos.

Carga horária: 10 encontros com a duração de duas horas.

:: Clique aqui para fazer a inscrição

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 22 a 31 de março de 2021. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Sobre a docente:

Edna Domenica Merola: bacharel em Letras, Pedagogia e Psicologia. Psicodramatista. Especialista em atenção à Saúde da Pessoa Idosa. Mestre em Educação, Administração e Comunicação. Autora de poemas, crônicas, contos, cartas, assim como prática de ensino com foco em oficinas de escrita criativa, nos títulos: Aquecendo a Produção na Sala de Aula (Nativa, 2001); A Volta do Contador de Histórias (Nova Letra, 2011); Cora, Coração (Nova Letra, 2011);  No Ano do Dragão (Postmix, 2012); De que são feitas as histórias (Postmix, 2014);  Relógio de Memórias - Cartas de uma artesã da escrita (Postmix, 2017), As Marias de San Gennaro (Insular, 2019). Participou como professora da Oficina de Textos Curtos na Biblioteca de Arte e Cultura do (CIC). Administradora e mantenedora dos blogs Aquecendo a EscritaNeti AtivoRede Idosos; e Neti Amigo.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 


Fotos: Mauricio Vieira

No Dia Internacional da Mulher, o governador Carlos Moisés participou de uma homenagem à heroína Anita Garibaldi. O espetáculo "Luzes para Anita em seu Bicentenário" marcou o retorno da iluminação cênica na ponte que leva o nome da catarinense no trecho sul da BR-101, em Laguna. A cerimônia, organizada pela concessionária responsável pela rodovia e pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), deu o pontapé inicial das comemorações dos 200 anos de nascimento da lagunense.

Carlos Moisés destacou que a concessionária CCR Via Costeira passará a manter a iluminação cênica em caráter permanente. Após a inauguração da estrutura, em 2015, houve uma série de problemas para a manutenção do serviço.

O chefe do Executivo estadual também destacou o simbolismo de realizar esse ato no Dia Internacional da Mulher. Segundo o governador, Anita Garibaldi é um ícone de Santa Catarina, do Brasil e também do continente europeu.

“Hoje é um dia importante para comemorar o bicentenário de Anita e, ao mesmo tempo, o retorno da iluminação cênica. É a resolução de um problema histórico. Trata-se de um exemplo prático das concessões e parcerias público-privadas melhorando a vida dos cidadãos”, disse o governador.

A vice-governadora Daniela Reinehr também fez um discurso homenageando Anita Garibaldi, como um exemplo da garra e obstinação da mulher catarinense: “Hoje é um momento muito especial para nós, mulheres. Sinto-me honrada em representá-las nessa noite. É tempo de pensamos em todas as nossas mulheres, desde as anônimas às célebres, mas todas muito aguerridas, assim como o nosso povo catarinense, que faz o diferencial do nosso Estado”.

A solenidade, que não teve presença de público e respeitou os protocolos sanitários contra a Covid-19, também teve a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, do deputado federal Coronel Armando, do prefeito de Laguna, Samir Hamad, entre outras autoridades locais.

FCC e Anita Garibaldi

Também nesta segunda-feira, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lançou um catálogo da Biblioteca Pública de Santa Catarina que reúne diversas matérias e artigos sobre a "heroína de dois mundos", publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também há materiais do acervo digital da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Para fazer o download do catálogo, basta clicar neste link

A Comissão Estadual

Criada para organizar as comemorações do bicentenário, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 


Acervo MASC

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) homenageia Anita Garibaldi em seu bicentenário de nascimento. Trata-se do lançamento de um catálogo da Biblioteca Pública de Santa Catarina que reúne diversas matérias e artigos sobre a "heroína de dois mundos", publicados em jornais digitalizados pela Hemeroteca Digital Catarinense. Também há materiais do acervo digital da Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Para fazer o download do catálogo, basta clicar neste link

A organização do material foi feita pela bibliotecária responsável pelo setor de Santa Catarina, Helen Moro de Luca, com o objetivo de auxiliar em futuras pesquisas sobre a história de Anita Garibaldi. Entre as 5.417 ocorrências encontradas, 654 delas foram consideradas válidas, ou seja, tratavam sobre a pessoa de Anita ou familiares. 

A compilação dos dados e a produção do documento também fazem parte de uma série de materiais produzidos pela FCC para a comemoração do bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi, celebrado em 2021.

Multimídia

Ao longo desta semana, a FCC publica curiosidades sobre Anita Garibaldi encontradas a partir da pesquisa para o catálogo. O material poderá ser conferido na página da BPSC no Facebook, no especial "Você sabia?". Além disso, o programa Miscuta, que vai ao ar nesta segunda-feira na Rádio Udesc FM (100.1), será dedicado a Anita.

Ponte Anita Garibaldi

Ainda nsta segunda-feira, as luzes da Ponte Anita Garibaldi, em Laguna, serão ligadas. O evento Luzes para Anita em seu Bicentenário será transmitido ao vivo pelo link abre.ai/luzesanita, às 19h. O evento é organizado pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) e CCR ViaCosteira, concessionária que administra os 220 quilômetros do trecho sul da BR-101-SC. A empresa vai manter a estrutura estaiada da ponte acesa permanentemente. Os testes da nova iluminação ocorreram entre janeiro e fevereiro.

A Comissão Estadual

Criada para organizar as comemorações, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos. 

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 

O bicentenário de nascimento de Anita Garibaldi (1821 - 1849) será comemorado em 2021, conforme decreto estadual editado pelo governador Carlos Moisés nesta sexta-feira, 26. As comemorações visam difundir a memória e a história de Anita Garibaldi, além de promover e solidificar o turismo histórico, cultural e cívico no Estado.

“Em reconhecimento à trajetória dessa mulher de mérito internacional, Santa Catarina não poderia deixar de fazer uma homenagem especial e relembrar a saga da heroína, suas lutas e conquistas na data em que completaria 200 anos”, destacou o governador.

Nascida em 30 de agosto de 1821, no Sul catarinense, Ana Maria de Jesus Ribeiro ficou internacionalmente conhecida como Anita Garibaldi. Ela recebeu o título Heroína dos Mundos por ter participado de diversas batalhas, no Brasil e na Itália, ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Lutou na Revolução Farroupilha (Guerra dos Farrapos), na Batalha dos Curitibanos, em Santa Catarina, e na Batalha de Gianicolo, na Itália. Morreu em 1849, aos 27 anos, e teve os restos mortais sepultados na Coline de Gianicolo, em Roma.

Pelo Decreto 1.173/2021, que já está em vigor, fica estabelecido que a Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) desenvolverá ações de cunho turístico e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) irá organizar o calendário de eventos relativos às comemorações.

Desde 2019 existe uma Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituída pela Portaria 39 da FCC, que discute as ações a serem implementadas para marcar o momento no estado. A FCC, por meio da presidente Ana Lúcia Coutinho, coordena a Comissão, em parceria com o Instituto Anita Garibaldi (CulturAnita), além de entidades públicas e privadas. 

“Juntos trabalhamos para dar maior visibilidade a esta mulher forte e destemida, a heroína de dois mundos, que empunhou armas e participou de batalhas em prol dos ideais republicanos ao lado do marido Giuseppe Garibaldi. Para celebrar a vida desse ícone catarinense, o Estado, por meio da FCC, prevê uma série de atividades que envolvem arte, gastronomia, história, literatura, identidade e exposições. É uma honra participar de um movimento tão importante como esse", declarou Ana Lúcia Coutinho.

Informações adicionais à imprensa
Márcia Callegaro
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: comunicacao@casacivil.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2104 / 98842-8479
Site: www.scc.sc.gov.br
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC


Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Arquivo/ Secom

A Biblioteca Pública de Santa Catarina está com inscrições abertas para a oficina virtual e gratuita de escrita Experimentando o olhar que escuta!. Qualquer pessoa com mais de 16 anos que goste de ler e escrever pode se inscrever pelo formulário disponível em https://forms.gle/Yhtz2yzugDSXqUmG8

Serão realizados quatro encontros nos dias 2, 9, 16 e 23 de março, com duas horas de duração cada, por meio da plataforma virtual Google Meet (o link será disponibilizado por e-mail aos inscritos). O objetivo da oficina é incentivar a leitura e a escrita, a partir de atividades com passo a passo, para que se construa um olhar mais atento às relações entre literatura e outras artes, como imagem, colagem, bordado, etc.

A oficina será ministrada pela poeta, escritora e bordadeira Márcia Mendonça. A facilitadora é graduada em Letras e Literaturas Vernáculas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço:

O quê: Oficina Experimentando o olhar que escuta!
Inscrições gratuita: https://forms.gle/Yhtz2yzugDSXqUmG8
Quando: 02, 09, 16 e 23 de março de 2021 (terças-feiras), com duas horas de duração em cada encontro.
Onde: por meio da plataforma Google Meet (link disponibilizado aos inscritos)
Facilitadora: Márcia Mendonça
Público-alvo: a partir de 16 anos, que goste de ler e escrever

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Arquivo/ Secom

Diante da pandemia de Covid-19, a Biblioteca Pública de Santa Catarina (BPSC) adaptou alguns processos, como de empréstimo e pesquisa, para atender aos protocolos sanitários. O atendimento presencial voltado a pesquisadores com necessidades urgentes, por exemplo, pode ser feito mediante agendamento prévio. Para agendar a visita, é necessário enviar um e-mail para biblio@fcc.sc.gov.br ou preencher o formulário clicando aqui.

Os pesquisadores deverão comparecer no local de máscara, luvas e jaleco descartável. O serviço seguirá o protocolo sanitário imposto pelo Estado, pelo município, além do protocolo de segurança sanitária divulgado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina, conforme publicado no site da Fundação Catarinense de Cultura.

Podem agendar o atendimento peritos, estudantes que estão finalizando teses de doutorado, mestrado entre outras pesquisas mais extensas. Para casos de menor complexidade, a BPSC segue oferecendo o serviço de pesquisa não presencial, por meio de sua equipe interna, cujas solicitações devem ser enviadas para o mesmo e-mail do agendamento. Também é possível fazer buscas em acervo digitalizado por meio da Hemeroteca Digital Catarinense.

O empréstimo de livros também ocorre mediante agendamento prévio, com retirada presencial. O serviço segue o Protocolo de Segurança Sanitária para prevenção da Covid-19, divulgado pelo Sistema de Bibliotecas Públicas de Santa Catarina.

Conforme as regras, não será permitida a entrada de mais de uma pessoa no hall da BPSC para retirar os livros, o uso correto de máscaras é obrigatório e os horários para agendamento são reservados de segunda a sexta-feira, entre 8h e 19h.

:: Clique aqui para acessar o formulário de agendamento

:: Clique aqui para conferir as etapas necessárias

É importante ressaltar que o limite de empréstimo é de cinco livros por pessoa. A equipe da BPSC reforça a importância de ser pontual ao chegar no horário escolhido para o bom funcionamento do sistema de agendamentos. Caso seja necessário cancelar o agendamento, a orientação é responder por meio do e-mail enviado pela equipe com a confirmação.

Por medida de segurança, os livros devolvidos pelos usuários serão imediatamente colocados em uma caixa por 15 dias corridos após o uso. Ou seja, pode variar a disponibilidade do acervo para o público.

Em caso de dúvidas, o e-mail para contato é emprestimo@fcc.sc.gov.br e os telefones são (48) 3665 6420 / 3665 6421 / 3665  6422.

Para fazer a carteirinha no período da pandemia de Covid-19, é necessário escrever para emprestimo@fcc.sc.gov.br.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br 

 
Foto: Divulgação

O Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina (MIS/SC) abriu inscrições para os cursos "Fotografia em Acervos Culturais" e "Hibridismos: Fotografia e Artes Visuais". As aulas serão virtuais, ministradas ao longo do primeiro semestre de 2021 pelo professor Sérgio Sakakibara. As inscrições estão abertas e os cursos são gratuitos.

Saiba mais sobre os cursos:

 

:: Curso Hibridismos: Fotografia e Artes Visuais

O curso teórico vai abordar as intersecções históricas entre a fotografia e as artes visuais, em uma visão rápida da história da arte e da fotografia.

Nas aulas serão vistos trabalhos de artistas que usam fotografia, e de fotógrafos que participam da cena artística. Serão trabalhados textos dos principais teóricos que abordam as relações entre fotografia e artes visuais.

As aulas expositivas serão transmitidas pela plataforma de teleconferência Zoom, com uso do ambiente de ensino a distância Moodle para intercâmbio de material didático e inserção das atividades dos alunos.

Haverá leituras obrigatórias e apresentação de resenhas de artigos e capítulos de livros. A organização do curso informa que quem não entregar as atividades no prazo estipulado terá cancelamento automático da vaga.

Serão oito encontros, totalizando 20 horas-aula, com fornecimento de certificado.

Horários:

Sextas-feiras, das 8h30 às 11h, nos dias:
26 de fevereiro
12 e 26 de março
9 e 23 de abril
7 e 21 de maio
4 de junho

Inscrições gratuitas pelo formulário no linkhttps://forms.gle/ZSb9b2eA9CrobXKYA

O curso terá 40 vagas e os alunos serão selecionados por ordem de inscrição, qualificação do currículo e portfólio. Os selecionados serão avisados por e-mail.

 

:: Curso Fotografia em Acervos Culturais

O curso de Fotografia em Acervos Culturais é destinado a servidores de instituições culturais que trabalhem com acervos, profissionais e estudantes de ciências da informação.

O curso é de cunho teórico/prático, realizado pela plataforma de videoconferência Zoom. O conteúdo conta com um breve histórico dos acervos, noções teóricas e técnicas básicas de fotografia, reproduções, documentação e organização de acervos de imagem, digitalização, catalogação e difusão. Além disso, serão abordados o uso de metadados, de softwares gratuitos e livres para organização, o tratamento e difusão, com ênfase na plataforma Tainacan.

Horários:

Segundas-feiras, das 8h30 às 11h, nos dias:
1, 15 e 29 de março
12 e 26 de abril
10 e 24 de maio
7 de junho

O curso terá 20 horas-aula e será fornecido certificado. Serão oferecidas 40 vagas com seleção dos candidatos com base nos critérios:

1 - ordem de inscrição
2 - atuação profissional, escolaridade / área de formação
3 - entrevista.

Inscrições pelo formulárioOs selecionados serão contatados por e-mail para agendamento de entrevista.

Informações adicionais para imprensa:
Assessoria de Comunicação Fundação Catarinense de Cultura
Telefones: (48) 3664-2572
E-mail: imprensa@fcc.sc.gov.br