Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Secretaria da Infraestrutura e...

Secretaria da Infraestrutura e Mobilidade divulga normas de uso da Ponte Hercílio Luz


Foto: Ricardo Wolfennbuttel / Secom

A Ponte Hercílio Luz é um patrimônio histórico, artístico e arquitetônico de Florianópolis, com tombamento em três níveis: municipal, estadual e federal. O reconhecimento de um bem como Patrimônio Cultural Brasileiro ressalta a importância de preservar a memória e a identidade do passado para as futuras gerações.

Para proteger e promover o Patrimônio Cultural Brasileiro, dever do poder público em parceria com a comunidade, conforme Artigo 216 da Constituição Federal de 1988, a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) verificou a necessidade de planejar o uso da Ponte Hercílio Luz de forma contínua para garantir a possível exploração do potencial turístico e preservação da segurança do equipamento.

O manual de uso da Ponte Hercílio Luz será entregue pela empresa projetista ao término da obra, assim como o manual de manutenção. “As medidas de controle, de acesso e de utilização, em médio prazo, serão coordenadas por uma empresa que será contratada para fazer a manutenção e operação da Ponte Hercílio Luz”, explica o secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Carlos Hassler.

Enquanto a obra segue em andamento, algumas medidas serão adotadas para garantir a preservação do Patrimônio. A travessia de pedestres e ciclistas poderá ser feita pelas passarelas. Aos fins de semana, a pista estará liberada para visitação e poderá ser acessada pelas cabeceiras insular e continental até o início do vão central. A travessia pela pista não será permitida. “Com esta limitação, o vão pênsil ficará isolado para garantir tanto a segurança de quem transita pela ponte quanto a conservação do patrimônio para evitar qualquer tipo de dano e até mesmo qualquer tipo de vandalismo à estrutura”, completa Hassler.


Arte: Heber Coimbra / Secom

A realização de eventos e atividades com fins comerciais que sejam realizados ou tenham trajeto sobre a Ponte Hercílio Luz necessitam de autorização prévia da Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e do Serviço do Patrimônio Histórico, Artístico e Natural de Florianópolis (Sephan).

Mais informações para imprensa:
Patricia Zomer
Vanessa Pires
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade
(48) 3664-2008 / 9-9995-8494
ascom.sie@gmail.com

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support