3. Agricultura
  5. Secretaria da Agricultura e...

Secretaria da Agricultura e da Pesca entrega tratores a 26 municípios catarinenses

Vinte e seis municípios catarinenses receberam nesta segunda-feira (16), via termo de cessão de uso, da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, tratores para a melhoria das estradas vicinais da região e fortalecer a agricultura familiar. Os equipamentos custam R$ 72.688,00/cada foram adquiridos com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Esperidião Amim no valor de R$ 1.950.000,00, sendo R$ 390 mil de contrapartida do Governo do Estado e vão beneficiar mais de 14 mil agricultores.

A entrega foi feita na sede da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca em dois períodos, devido a chuva que atingiu a região. No período da manhã, pelo deputado federal Esperidião Amin e à tarde pelo secretário João Rodrigues. Os municípios beneficiados foram: Cocal do Sul, Joinville, Rio dos Cedros, Monte Castelo, Pinheiro Preto, Canelinha, São João Batista, Quilombo, Ituporanga, Ilhota, Imbituba, Jardinópolis, Novo Horizonte, Rancho Queimado, Planalto Alegre, Bom Jesus do Oeste, Cunhataí, São João do Sul, Galvão, Mirim Doce, Águas Frias, Ipuaçu, Lindóia do Sul, Ipumirim e Itá. Uma cooperativa de Turvo também recebeu um trator.

O secretário João Rodrigues e o deputado Esperidião Amin destacaram a importância da ação conjunta do Governo do Estado e dos parlamentares catarinenses para compra de equipamentos, resultando em maior eficiência e menos burocracia. “Quando os recursos de emendas parlamentares são destinados para prefeituras, os municípios devem arcar com a contrapartida. Muitas vezes, isso é inviável, por isso essa parceria entre Secretaria da Agricultura e deputados federais é uma boa alternativa para compra de equipamentos. Adquirimos as máquinas em maior quantidade, o que possibilita um melhor preço, e acabamos beneficiando mais municípios”, explica Rodrigues.

Esperidião Amin disse que ele e o secretário João Rodrigues apostaram na sinergia para beneficiar os agricultores catarinenses. “Se o recurso vai para a prefeitura os equipamentos têm preços maiores e para Secretaria fica melhor negociar a compra dos tratores”. Os municípios beneficiados foram escolhidos em parceria pelo parlamentar com o secretário.

Ação semelhante foi realizada no mês de agosto com o deputado federal Rogério Peninha Mendonça. Com os recursos das duas emendas no valor de R$ 1.414.335,00 do deputado Peninha e a contrapartida de R$ 524 mil da Secretaria da Agricultura e da Pesca foram adquiridos motoniveladoras (Agronômica, Imbuia e Vidal Ramos), escavadeira hidráulica (Leoberto Leal), retroescavadeira (Lontras) e trator de pneu (Pouso Redondo e Witmarsum). Está prevista para o próximo mês a entrega de mais 15 tratores em parceria com o deputado federal Marco Tebaldi. Os três deputados têm destacado a parceria com a Secretaria da Agricultura e da Pesca.

{article Ney Bueno – Agricultura}{text}{/article}