Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Energia
  4. /
  5. Inaugurada nova central hidrelétrica...

Inaugurada nova central hidrelétrica na Serra catarinense

O governador em exercício, Joares Ponticelli, participou nesta segunda-feira, 11, da inauguração da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) João Borges, em Campo Belo do Sul. A PCH, que recebeu investimentos de cerca de R$ 172 milhões, tem capacidade instalada de 19 megawatts (MW) – o suficiente para atender o consumo de aproximadamente 150 mil habitantes.

Foto: Neiva Daltrozo/SECOM

>>> Mais imagens na galeria de fotos

A ordem de serviço para a implantação da PCH foi assinada em junho de 2010. Antes, disso a Fundação do Meio Ambiente (Fatma) atuou para garantir a recolocação das famílias atingidas, bem como a sobrevivência do ecossistema.  Os pareceres técnicos emitidos na época declararam a obra sustentável. “O governo do Estado, através da Fatma, procurou acelerar o processo de licenciamento ambiental, inclusive queremos entrar em um processo de revisão de toda legislação para desburocratizar e permitir que novos investimentos possam acontecer”, destacou Ponticelli.

Em operação plena desde julho deste ano, a unidade aproveita o potencial hidrelétrico do rio Caveiras, entre os municípios de São José do Cerrito, Campo Belo do Sul e Lages, na região Serrana. A estrutura foi construída em uma barragem com 22 metros e possui três unidades geradoras, assegurando a produção de 10,12 MW de energia.

“É um investimento significativo do governo federal que acaba movimentando e aquecendo a economia de toda região gerando oportunidade de emprego e renda. Outro fator importante é o de ajudar no atendimento a crescente demanda por energia elétrica no Estado”, explicou o governador em exercício.

A construção da PCH é um resultado do Acordo de Cooperação Brasil-Alemanha no Setor de Energia, firmado em 2008 com a Eletrosul. As obras foram financiadas pelo banco de fomento KfW com recursos do Ministério de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Mais informações
Qualquer informação adicional pode ser obtida por meio do telefone da redação da Secom/SC no (48) 3665-3006 ou com o assessor Rafael Vieira de Araujo, que acompanha o governador. O celular do assessor é (48) 99116-8992. Outros contatos e informações do Governo estão disponíveis na página Sala de Imprensa.

As fotos também estão disponíveis na página Galeria de Fotos e são de uso livre da imprensa. Para pedidos de fotos ou outro material de imagens, favor enviar no fotografia@secom.sc.gov.br ou diretamente pelo telefone (48) 3665-3013.

Estamos à disposição.

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support