Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Radio Secom
  4. /
  5. Corpo de Bombeiros Militar...

Corpo de Bombeiros Militar de SC tem novo integrante canino para busca e resgate

Descrição do áudio:

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina tem um novo integrante canino para busca e resgate. Depois de realizados vários testes, um filhote da raça Labrador foi o escolhido. Orion entra na corporação quatro meses após a morte do antecessor, Barney, durante uma missão de busca, em um rio na cidade de Içara. O filhote fará dupla com o soldado Luciano Rangel, que atua no quinto batalhão, em Lages.
A escolha do novo integrante dos bombeiros passou por uma criteriosa avaliação que começou já na escolha do local onde o animal nasceu. O presidente da Coordenadoria de Busca e Resgate com Cães, tenente coronel Walter Parizotto, conta que o mapeamento é feito entre canis que atendam às exigências de saúde dos cães e que apresentam laudos negativos para doenças que podem comprometer a visão e provocar problemas articulares.
Rangel conta que uma história não substitui a outra e Orion começa a sua trajetória agora. O filhote de pouco mais de dois meses foi escolhido entre quatro aprovados nas análises de temperamento, habilidades e interação do animal, além de sensibilidade a ruídos e mudanças. O soldado fala do novo parceiro./
SONORA
Orion já está morando na casa de Rangel. O cãozinho terá um treinamento intensivo até completar 18 meses, idade em que poderá ser submetido à primeira certificação para atuar como cão de busca e resgate dos bombeiros militares.

 

 

 

Duração: 1 Min 53 Seg
Apresentação: Fabiana de Liz
Técnica: Fabiana de Liz
Produção: Serviço de Rádio da Secretaria de Estado da Comunicação
Contato: (48) 3665-3051 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support