Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Saúde
  4. /
  5. Marca de 110 mil...

Marca de 110 mil cirurgias eletivas em SC é destaque de encontro da comissão de intergestores em Brasília

A secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, participou na quinta-feira, 30, em Brasília, da 11ª reunião da Comissão Intergestores Tripartite (CIT) realizada na sede da Organização Panamericana de Saúde (OPAS/OMS) no Brasil. Entre os destaques da reunião, foram feitas atualizações no Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF) de cirurgias eletivas.

“Quero registrar aqui a importância desta política e destacar que em Santa Catarina já conseguimos operar 110 mil pacientes com autorização de internação hospitalar e 30 mil com catarata. Se juntarmos tudo isso de procedimentos eletivos, nós já ultrapassamos a meta da própria ministra”, contabilizou Carmen Zanotto.

O dispositivo de abertura foi formado pelo secretário executivo do Ministério da Saúde, Swendenberger Barbosa; representando a OPAS/OMS, Lely Guzmán; pelo presidente do Conasems, Hisham Hamida; pelo presidente do Conass, Fábio Baccheretti; pelo secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães; pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel; e pela secretária de Informação e Saúde Digital, Ana Estela Haddad.

No âmbito da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde do Ministério da Saúde (SAES/MS), dois itens foram apresentados: além do Programa Nacional de Redução de Filas, também foi discutida a Política Nacional de Cuidados Paliativos. Já no âmbito da Secretaria de Informação e Saúde Digital (SEIDIGI/MS), foi discutido o Laboratório de Inovação e Saúde Digital (LISD).

Entre as discussões e pactuações, quatro itens estavam em pauta na atuação da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS): a Portaria de Incentivo Adicional para o Serviço de Verificação de Óbito (SVO); o repasse de recurso financeiro aos Fundos Estaduais e Municipais de Saúde; a Vacinação contra Covid-19 para 2024, apresentada pelo diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Éder Gatti, e os Denominadores de Cobertura Vacinal.

Já na esfera da SEIDIGI, foi pactuada portaria que institui o financiamento no âmbito do Programa SUS Digital para o ano de 2024 e a Portaria que Altera o Capítulo I-B do Título VII da Portaria de Consolidação GM/MS no 1, de 28 de setembro de 2017, que institui o Comitê Gestor de Saúde Digital. Todos itens foram pactuados.

Avatar
Escrito por:

ASCOM | SES

Assessoria de imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

Ver todos os posts

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support