Sol, nuvens e calor em SC
Foto: Julio Cavalheiro/Secom

O fim de semana terá a predominância do sol, especialmente no sábado, em Santa Catarina. Segundo a previsão da Epagri/Ciram, as temperaturas elevam-se mais nas regiões Oeste e Extremo-Oeste, onde podem se aproximar dos 30ºC. Nas demais regiões, o calor será menor, com os termômetros oscilando entre 20ºC e 25ºC ao longo do dia.

Educação prorroga prazo de rematrícula
Foto: James Tavares/Secom

A Secretaria de Estado da Educação prorroga até segunda-feira, 22, o prazo para a rematrícula nas escolas públicas estaduais. Pode ser feita pela internet ao acessar o endereço: rematricula.sed.sc.gov.br. Basta preencher o número da matrícula e a data de nascimento do aluno, e a tela apresentará um formulário para confirmar as informaçõs do estudante ou atualizá-las.


Foto: Ana Paula Keller/ ADR Joinville

Todos os alunos das unidades escolares estaduais têm até esta sexta-feira, 19, para fazer a rematrícula. A confirmação do registro é muito importante porque possibilita que a Secretaria de Estado da Educação planeje a distribuição de professores, a abertura de novas vagas para alunos e docentes, entre outras ações necessárias para a melhor organização do início do ano letivo.

Florianópolis - Nebulosidade e temperaturas amenas para esta quinta
Foto: James Tavares/Secom

A segunda-feira, 15, intercalou períodos com predomínio de nuvens, condição de chuva fraca, aberturas de sol, na grande Florianópolis e também no Norte do Estado. Já no Oeste e o Meio-Oeste a condição de chuva prevista para a manhã desta segunda dá lugar ao tempo mais aberto ao longo do dia. No Planalto Sul e Litoral Sul o sol aparece entre nuvens. A temperatura fica em elevação, principalmente no Oeste e Sul catarinense.

Já a terça, 16, segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram, será de tempo mais aberto, com sol no oeste e sul do Estado. A Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Planalto Norte e Litoral Norte terão nebulosidade variável, mas com aberturas de sol e possibilidade de chuva fraca, especialmente na madrugada e noite. O Oeste e o Sul manterão a temperatura em elevação. E o Litoral poderá ter rajadas de vento leste a nordeste.

Para a quarta-feira, 17, estão previstos chuva e raios, nas regiões Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte ao decorrer do dia, atingindo o Vale do Itajaí no período da tarde. Nas demais regiões, aberturas de sol com aumento de nuvens. Atenção para as temperaturas em elevação, principalmente o Litoral e o Norte do Estado onde estarão mais altas.

A Quinta-feira, 18, terá predomínio de chuva e raios no Oeste, no decorrer do dia, e nas demais regiões aberturas de sol com aumento de nuvens e pancadas isoladas de chuva, na tarde e noite. Já a sexta-feira, 19, chega com aumento de nuvens, mas com aberturas de sol ao longo do dia. O Litoral Sul e a Grande Florianópolis terão condição de chuva isolada.

Tendência se mantém até o dia 30 de outubro

Entre os dias 20 e 22 de outubro a condição de chuva se mantém para Santa Catarina, mais volumosa no Oeste e Meio-Oeste, devido à passagem de uma frente fria. Depois disso, até o dia 30, a tendência é que o sol predomine com variação de nuvens e temperatura mais amena nos períodos noturno e amanhecer, típicos da primavera.

Mais informações para a imprensa:
Central de Meteorologia
Epagri/Ciram
Fone: (48) 3665-5007 e (48) 3665-5172
E-mail: contatociram@epagri.sc.gov.br
Site: www.ciram.epagri.sc.gov.br
Facebook

vestibular udesc verão 2019
Foto: Divulgação/Udesc

Vestibular de Verão 2019 da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) terá 8.073 candidatos na disputa por 1.265 vagas de 47 cursos gratuitos de graduação presencial em nove municípios. A Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) divulgou quatro relações de candidatos por vaga: geral; não optantes de cota; candidatos com todo o ensino médio na rede pública; e candidatos negros. Confira a tabela.

Conforme o Programa de Ações Afirmativas da universidade, cada curso reservou 30% das suas vagas para o vestibular, sendo 20% para candidatos com todo o ensino médio na rede pública e 10% para candidatos negros.

A prova objetiva e a redação serão aplicadas em 25 de novembro, enquanto as provas de habilidade específica de Música e de Teatro ocorrerão respectivamente em 24 de novembro e em 5 de dezembro. Os aprovados serão divulgados até 11 de dezembro e começarão a ter aulas no primeiro semestre de 2019.

A Covest recomenda a leitura do edital, do programa das disciplinas e das obras literárias.

Graduações mais procuradas

Na relação geral do Vestibular de Verão 2019, os três cursos mais procurados são: Fisioterapia, em Florianópolis (Cefid), com 33,20 candidatos por vaga; Medicina Veterinária, em Lages (CAV), com 26,50; e Design Gráfico, em Florianópolis (Ceart), com 24,90.

Na categoria dos não optantes de cota, a lista ficou assim: Fisioterapia (29,60), Design Gráfico (25,30) e Medicina Veterinária (23,30). Esses três cursos também foram os mais escolhidos pelos candidatos com todo o ensino médio na rede pública, na seguinte ordem: Fisioterapia (51,60), Medicina Veterinária (47,80) e Design Gráfico (36,30). 

Entre os candidatos negros, a maior procura é por cursos da Udesc Cefid: Fisioterapia, com 16 por vaga; Bacharelado em Educação Física, com 10,5; e Licenciatura em Educação Física, com 7,5

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas na página oficial e com a Coordenadoria de Vestibulares e Concursos (Covest) pelos telefones (48) 3664-8089 e 8091, das 13h às 19h, e pelo e-mail vestiba@udesc.br.

Acompanhe as notícias do vestibular pelo Facebook, pelo Instagram e pelo Twitter.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010

Tempo São Francisco do Sul
Foto: James Tavares/Secom

Para boa parte do feriadão, a previsão do tempo Epagri/Ciram indica tempo instável para os catarinenses. A partir da tarde desta quinta-feira, 11, no Oeste, ocorrerá pancadas de chuvas com raios e risco de temporal isolado. Essa condição estende-se para o Sul do Estado, à noite. A temperatura segue em elevação e uma nova frente fria estará em formação no Sul do Brasil.

No sábado, 13, a previsão é de tempo instável com chuva do Oeste ao Sul, alcançando as demais regiões no decorrer do dia. Há condição de chuva moderada a forte em alguns momentos, acumulando elevados totais. A temperatura diminui no final do dia.

Domingo (14/10)

No Litoral e Norte de Santa Catarina, muitas nuvens com chuva fraca e isolada a qualquer momento do dia. Nas demais regiões, sol com muitas nuvens. Temperatura estará amena na madrugada. Para a segunda-feira, 15, a previsão indica a volta do sol, primeiro do Oeste ao Sul e nas demais regiões ao longo do dia. A temperatura estará em elevação.

 

 

 

 

 

 

Previsão do tempo
Foto: James Tavares/Secom

A condição de sol com algumas nuvens e calor deverá mudar já a partir da tarde desta terça-feira, 9, segundo a previsão do tempo da Epagri/Ciram. Entre a tarde e a noite poderá ocorrer pancadas isoladas de chuva com raios na maioria das regiões. O risco de temporais será maior nas regiões Oeste e Sul. A temperatura terá rápida elevação nesta terça.

Para a quarta-feira, 10, a previsão Epagri/Ciram indica o predomínio de nuvens em Santa Catarina, com chuva e raios no Oeste e Sul no decorrer do dia e nas demais regiões a partir da tarde.

Quinta-feira (11/10)

Nebulosidade variável em SC. No Litoral e Vale do Itajaí, condição de chuva, alternando com períodos de melhoria, devido à circulação marítima. No Oeste, pancadas isoladas de chuva com raios a partir da tarde. A temperatura estará amena devido a cobertura de nuvens.

Sexta-feira (12/10)

Tempo instável com condição de chuva em SC, devido a formação de um sistema de baixa pressão. Risco de temporais isolados especialmente no Oeste, Meio-Oeste e Planalto Norte.

Sábado (13/10)

Tempo instável com chuva em SC, moderada a forte em alguns momentos, devido ao sistema de baixa pressão próximo à costa de SC.

Tendência de 14 a 23 de outubro de 2018

No domingo, 14, persiste a condição de chuva para SC, moderada a forte em alguns momentos. Somente a partir do dia 15, a previsão indica tempo mais seco, com maiores períodos de sol. A temperatura estará baixa na madrugada, devido a chegada de uma massa de ar mais seco e frio. No fim do período a chuva deve retornar ao Estado.

O governador Eduardo Pinho Moreira, em nome do Governo do Estado de Santa Catarina, manifesta profundo pesar pela morte precoce da policial civil Nayara Mattos, em um acidente de trânsito na cidade de Tijucas, na manhã deste domingo, 7. Lotada na Delegacia de Canelinha, Nayara cumpria plantão nestas eleições, quando o veículo em que estava colidiu com um poste na SC-410, km 8. Os órgãos de segurança pública prestam todo o atendimento e apoio necessários aos familiares neste momento de dor.

 

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
Site: www.sc.gov.br

 


Foto: Márcio Henrique Martins / Assessoria de Comunicação FCC

Neste domingo, 07 de outubro, dia de eleições no Brasil, alguns espaços administrados pela Fundação Catarinese de Cultura (FCC) não abrirão. É o caso do Museu Etnográfico Casa dos Açores, em Biguaçu, do Museu Histórico de Santa Catarina, sediado no Palácio Cruz e Sousa, na capital, e da Casa de Campo do Governador Hercílio Luz, em Rancho Queimado. Caso tenha segundo turno, os espaços também fecharão no dia 28 de outubro. 

As bilheterias do Teatro Álvaro de Carvalho (TAC) e do Teatro Ademir Rosa (TAR) não abrirão neste domingo.

O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) e o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), que funcionam no Centro Integrado de Cultura (CIC) abrirão normalmente, das 10 às 21h. No MASC é o último fim de semana para visitar as exposições Imagens Impressas: um percurso histórico pelas gravuras do Itaú Cultural e a Hipérboles de um Espaço-Tempo.

O Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul, também funcionará normalmente das 10 às 18h.

 

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Fundação Catarinense de Cultura (FCC)
Fone: (48) 3664-2571 / 3664-2572 
Email: imprensa@fcc.sc.gov.br

 

 


Foto: James Tavares/Secom

A previsão do tempo para o fim de semana é de clima instável e probabilidade de chuva em Santa Catarina. Situação que pode complicar um pouco o trânsito para a chegada do eleitor aos locais de votação. 

O boletim meteorológico da Epagri/Ciram registra o deslocamento de uma massa de ar frio que segue em direção ao ocean,  deixando o sábado (06) que antecede o pleito eleitoral bem instável. O dia segue nublado com possibilidades de chuvas com raios a qualquer hora. Pancadas de chuva isolada são esperadas principalmente no Oeste. À noite, chuva fraca e isolada no Litoral Norte. Temperaturas mais baixas na madrugada, especialmente no Sul e Litoral. Durante o dia, o clima pode esquentar um pouco em todas as regiões.

No dia das eleições, domingo (07) deve ter pancadas de chuva de curta duração, no Oeste e Meio-Oeste, previsão que se intensifica durante a tarde. Na Grande Florianópolis e Norte do Estado, chuva mais fraca, devido à circulação marítima. No Sul, sol entre nuvens. Os termômetros devem registrar temperaturas elevadas para este dia.
Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos diários e de curto prazo na página da Epagri/Ciram, http://ciram.epagri.sc.gov.br/

Informações adicionais para a imprensa:

Ritta Dias
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
(48) 3665-3041 / (48) 9 98542151
ritta@secom.sc.gov.br    
www.sc.gov.br