Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Educação
  4. /
  5. Alunos e professores desenvolvem...

Alunos e professores desenvolvem projeto para vivenciar o autismo

 Foto: Christian Monteiro/Secom

Sentir! Este foi o objetivo de alunos e professores da Escola Estadual Julia Miranda de Souza, em Navegantes, com a criação da sala sensorial. Um espaço escuro, com muito barulho, cheiros fortes, alguns obstáculos e diversos objetos para tocar. Sempre, porém, com os olhos vendados. A experiência foi compartilhada com cerca de 1.300 estudantes, pais e convidados. Assim, todos puderam vivenciar a realidade de um autista, que enfrenta estas dificuldades diariamente.

A sala sensorial foi uma ideia da professora Ruth de Cássia Rodrigues, para melhorar o processo de inclusão de quatro estudantes com autismo que chegaram ao colégio Julia Miranda de Souza. “Muitos alunos não entendiam o motivo pelo qual os autistas eram agressivos (em alguns momentos), reclamavam constantemente do barulho, do cheiro forte de cremes e perfumes de outras pessoas e não conseguiam interagir”, disse a professora.

Então, para facilitar esse processo, foi lançado um desafio na escola: sentir para conseguir incluir. A partir disso, a sala sensorial veio para ajudar. Todos os estudantes tiveram os olhos vendados, entraram em uma sala escura, e a primeira sensação foi o cheiro forte. “Os autistas têm o olfato apurado. Por isso, um perfume ou mesmo um creme dificultam a vida deles”, revelou Ruth.

Na passagem pelo circuito montado na sala de aula, os estudantes precisaram tocar em objetos como grama, tampinhas de garrafa, penas, argila e gelo. “Todos tiveram algum tipo de medo e desconforto. Afinal, sem conseguir enxergar, o nosso tato fica mais aguçado. É exatamente assim que vive um autista. Ele sente de uma forma intensa. Por isso, ele não gosta de abraços e contato físico, já que é algo dolorido para um autista”, disse.

Continuando com o universo das sensações, os estudantes tiveram que enfrentar o barulho. Foram usados pandeiros, caixas de som, tambores e pratos para atrapalhar a passagem pela sala sensorial. “Representamos algo parecido no universo autista. Em momentos de crise, eles ouvem barulhos ensurdecedores. Por isso, costumam colocar as mãos nos ouvidos e ficam se debatendo”.

Ao final deste percurso na sala sensorial, os estudantes participaram de um teatro sobre o universo do autista. Eles entenderam um pouco mais da deficiência e como podem contribuir para ajudar na inclusão. “Agora, eu me sinto mais preparado para conviver com os meus colegas autistas e, principalmente, para conviver comigo mesmo e respeitar os meus limites”, disse o aluno Felipe da Silva, que tem 16 anos e frequenta o segundo ano da Escola Julia Miranda.

Estudantes de outros colégios e também alguns pais se interessaram pela experiência e também tiveram a oportunidade de passar pelo circuito. “Quando a gente entende a realidade de um autista, dá vontade de contar para o mundo. Quero passar esse aprendizado à diante. Nós somos iguais e merecemos viver de uma forma unida e feliz”, contou a aluna Natasha Trimmer, de 17 anos.

Informações adicionais para imprensa:
Luiz Gustavo Silva
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação – SECom
Fone: (48) 3665-3058 / (48) 99609-7077
E-mail: luizgustavosilva@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br 
www.facebook.com/governosc e @GovSC 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support