Imagem: Santur

A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) atualizou nesta quarta-feira, 08, o guia com recomendações para eventos drive-in no estado. O documento detalha as diretrizes para a retomada da modalidade durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19. A atualização foi feita diante da Portaria nº 465 da Secretaria de Estado da Saúde, emitida na última segunda-feira. 

Apesar da autorização, os gestores municipais podem decidir por medidas mais restritivas, incluindo a não realização de eventos, conforme determinado na portaria nº 464, de 3 de julho de 2020, que instituiu o programa de descentralização e regionalização das ações de combate à Covid-19.

>> Acesse o Guia com recomendações para eventos Drive-in

A portaria ainda estabelece a responsabilidade da Vigilância Sanitária municipal, compartilhada com Vigilância Sanitária regional, Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros Militares e demais órgãos fiscalizadores, quando for o caso, para fiscalizar todos os estabelecimentos comerciais e locais públicos para garantir o cumprimento das medidas sanitárias exigidas.

O serviço de eventos drive-in inclui cinema, shows, palestras e outras modalidades. O material orienta os participantes, empreendedores, trabalhadores, autoridades de saúde e população quanto às práticas de proteção adequadas. Há determinações quanto à higienização, manutenção do distanciamento e medidas sanitárias necessárias.

Para a liberação da atividade, o assunto foi previamente debatido nas reuniões que a Santur promoveu com representantes do trade turístico do estado. A iniciativa responde a uma demanda do segmento, diante da preocupação de retomar as atividades de maneira segura para profissionais e praticantes.

Outros guias elaborados pela Santur, com orientações de combate à Covid-19 na gradativa retomada do turismo, são o "Guia de Conduta em Atrativos Turísticos", os "Manuais de Boas Práticas para Meios de Hospedagem", para os "Serviços de Alimentação" e "Prática de Atividade ao Ar Livre". Todos disponíveis em formato digital.

Vale ressaltar que a Santur não incentiva o turismo neste momento de enfrentamento à Covid-19.

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Com um número estimado de 16,3 milhões de visitantes em 2019, o turismo ocupa posição de destaque na economia catarinense. O setor responde por 12% do PIB estadual e R$ 630 milhões em arrecadação de ICMS em 2019. A movimentação econômica das atividades turísticas, entre 2018 e 2020, foi de aproximadamente R$ 33 bilhões, conforme levantamentos da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e Fecomércio. O número considera ocupação hoteleira, visitação a atrativos e realização de feiras e eventos.

Os dados integram um diagnóstico realizado pela Santur e trazem uma visão geral da economia do turismo em Santa Catarina, num documento com 56 páginas. O levantamento também buscou estimar as consequências da pandemia do novo coronavírus para o setor, diretamente impactado pelas restrições de circulação de pessoas a partir de meados de março. Outros objetivos do documento foram apresentar o posicionamento da Santur frente a situação e a ações e projetos empreendidos para apoiar a retomada das atividades turísticas no estado.

>>> Acesse o Diagnóstico completo de impacto econômico no turismo elaborado pela Santur

Além das cifras positivas, o estado tem a seu favor a imagem de qualidade e segurança dos produtos e destinos turísticos, reconhecida com inúmeros prêmios, como o título de “Melhor Estado Brasileiro para Viajar”, da revista Viagem e Turismo. Santa Catarina conquistou o troféu 12 vezes. As 13 regiões turísticas abrigam perto de 400 atrativos de destaque e quase 3,5 mil pontos turísticos, conforme mapeamento realizado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam).

“Este diagnóstico permite avaliar e atender as demandas do trade turístico, principalmente nesse momento. Conseguimos realizar este levantamento que era esperado há muito tempo e agora números concretos do real cenário econômico que auxiliará, não só Governo do Estado, mas todo o setor”, disse Mané Ferrari, presidente da Santur.

Reflexos da pandemia

A característica transversal do turismo, que interage com mais de 50 atividades produtivas, explica porque a pandemia afetou de forma significativa centenas de pessoas, que repentinamente se confrontaram com um cenário de incertezas quanto a empregos e salários. Segundo registros da Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc), são cerca de 100 mil empresas vinculadas ao turismo, com um perfil predominante de microempresas e microempreendedores individuais (MEI).

Outro dado relevante para o estado está relacionado à economia de eventos. Calcula-se que o segmento gere em torno de 15 mil postos de trabalho e R$ 1,5 bilhão em negócios por ano em Santa Catarina. Embora a maioria seja eventos pequenos (85% do total), com movimentação média estimada em R$ 200 mil por ocasião, um grande evento movimenta em torno de R$ 15,3 milhões.

Atuação da Santur

Desde o início da crise, o foco da Santur foi buscar soluções e auxiliar o setor a retomar o ritmo, com base em cinco pilares: valorização das pessoas, transparência e aproximação, fortalecimento regional, análise de dados e cenários e equilíbrio econômico. A construção de propostas deriva do contínuo diálogo com outros órgãos públicos e com a participação do trade turístico e da sociedade civil organizada.

Ativa na gestão da crise encabeçada pelo Governo do Estado, as principais linhas de atuação da Santur foram a avaliação econômica da situação, inteligência estratégica, transparência com publicidade de informações para o setor, suporte operacional e suporte legislativo a outros órgãos. Além disso, a estratégia da Santur pós-pandemia tem como tripé o desenvolvimento do turismo regional, a geração de empregos e a capacitação dos atores. Para isso, está priorizando ações e projetos voltados para o reconhecimento do turismo como força econômica, parcerias e agregação dos produtos turísticos no estado.



Para o fortalecimento do turismo, algumas ações foram colocadas em marcha já no início da crise, como a negociação de linhas de crédito e estruturação da legislação, como a Lei Estadual do Turismo e estruturação do Plano Estadual de Turismo. Outras ações de caráter imediato são a desburocratização das parcerias público-privadas e a construção de uma plataforma para exposição de produtos turísticos do estado.

A médio prazo, estão previstas no planejamento da Santur entregas de infraestrutura e concessões, caso do Centro de Eventos de Balneário Camboriú e do Programa de Sinalização Turística. Ainda, entre médio e longo prazo, estão estruturação de dados do setor, com a padronização de metodologias e fortalecimento do Observatório do Turismo. Também, ampliar a promoção de destinos e as capacitações.

Dentre as poucas certezas para o momento, a remodelação do mercado é uma delas, especialmente quanto às medidas de segurança sanitária. Assim como, será indispensável repensar posicionamentos frente à crise, seja no setor público ou no privado, o que determinará o sucesso da retomada econômica do turismo.

O fortalecimento do turismo regional, tendência apontada por inúmeras pesquisas, passa pela melhoria de infraestrutura e sinalização, estímulo das práticas de sustentabilidade, sanitização e controle da informação, além da capacitação e planejamento, incluindo planos de contingência para situações de emergência.

As mudanças deverão afetar mais o turismo de massa, que deverá revisar a oferta de produtos considerando uma maior dispersão do público em áreas populares e melhores práticas de higienização. Medidas como registro da condição de saúde do visitante e checagem de temperatura se tornarão práticas corriqueiras.

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A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou nesta segunda-feira, 08, o "Guia com recomendações para eventos Drive-in", em Santa Catarina. O documento detalha as diretrizes para a retomada dos eventos na modalidade durante o enfrentamento à pandemia da Covid-19 no Estado. O Guia foi elaborado de acordo com a Portaria nº 391 publicada pela Secretaria do Estado de Saúde (SES) que, além de liberar o retorno do serviço, também determina o regramento.

Confira o "Guia com recomendações para eventos Drive-in" em Santa Catarina

O serviço de eventos drive-in inclui cinema, shows, palestras e outras modalidades. O material orienta os participantes dos eventos, empreendedores, trabalhadores, autoridades de saúde e população quanto às práticas de proteção adequadas. Há determinações quanto à higienização, a manutenção do distanciamento e ao comportamento sanitário necessário. Vale ressaltar que o serviço está permitido apenas para automóveis (carros).

“Esse Guia orienta uma atividade que movimentará o setor de eventos no Estado, uma forma de entretenimento que poderá ser muito utilizada nos próximos meses. Essa era uma demanda bastante solicitada pelo trade turístico que a Santur procurou atender. Acreditamos que irá movimentar a nossa economia e, por isso, é importante que os locais sigam o Guia para que todos tenham segurança”, destacou Mané Ferrari, presidente da Santur.

Para a liberação dessa atividade, o assunto foi previamente debatido nas reuniões que a Santur promoveu com representantes do trade turístico estadual e responde a uma demanda do segmento, diante da preocupação de retomar as atividades de maneira segura para profissionais e praticantes.

A Santur também elaborou outros guias com orientações de combate à Covid-19, para conduzir a retomada gradual do turismo. São eles: "Guia de Conduta em Atrativos Turísticos"; "Manuais de Boas Práticas para Meios de Hospedagem"; para os "Serviços de Alimentação"; e para "Prática de Atividade ao Ar Livre". Todos estão disponíveis em formato digital no site da Santur.

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A Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) lançou nesta quinta-feira, 27, o edital de licitação para compra e instalação dos elevadores do Centro de Eventos de Balneário Camboriú. Com a modalidade pregão eletrônico do tipo menor preço por item, serão adquiridos quatro equipamentos, sendo dois elevadores com capacidade para oito pessoas e outros dois panorâmicos com capacidade para 18 pessoas cada. A previsão de investimento é de R$ 534,9 mil no total.

Empresas interessadas na licitação dos elevadores poderão enviar as propostas até as 14h do dia 10 de março de 2020, sendo que às 14h15 iniciará a disputa. O edital está disponível no site www.portaldecompras.sc.gov.br (Processo Santur 0005/2020).

Concessão

O processo de concessão do Centro de Eventos está aberto. A entrega dos documentos de habilitação das empresas interessadas e das propostas de preço poderá ser feita até o dia 6 de abril de 2020, às 14h. O contrato com a empresa vencedora terá vigência de 20 anos. O edital completo está disponível no site www.portaldecompras.sc.gov.br (Processo Santur 001/2020).

Divisórias e climatização

A empresa HPR Engenharia, de Porto Alegre/RS, está executando a instalação das divisórias. A previsão é finalizar o serviço até 5 de abril. Em seguida, a Salver, empresa responsável pela obra física do Centro de Eventos, começa a colocação do piso e do forro. Já a empresa Good Service, de Pinhais/PR, está trabalhando na instalação dos equipamentos de climatização. 

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Foto: Saul Oliveira / Arquivo / Santur 

O Governo de Santa Catarina, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur), publicou nesta sexta-feira, 31, o edital de licitação para exploração, operação e promoção do espaço do Centro de Eventos de Balneário Camboriú (CEBC). A concessão do equipamento turístico é a primeira do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC).

"Temos ciência de que este equipamento trará um inegável impacto econômico ao nosso estado e, depois de todos os passo legais, chegamos ao melhor modelo de concessão, considerando as demandas do município, do estado e do trade de região", afirma a presidente da Santur, Flavia Didomenico.

O documento inclui 13 anexos, entre eles, o termo de referência, o caderno de encargos e a minuta do contrato que será firmado com a futura empresa concessionária. Esses documentos foram elaborados por meio de um termo de cooperação técnica entre a Santur e a SC Parcerias (SCPar) e balizam a concessão e as premissas financeiras do processo.

O edital completo pode ser obtido no site www.portaldecompras.sc.gov.br (Processo Santur nº 001/2020). O contrato com a empresa vencedora terá vigência de duas décadas, de acordo com o decreto estadual nº 339, de 08/11/2019.

O processo permanece público e aberto por 60 dias, até a data de entrega dos documentos de habilitação e da proposta de preços. A abertura da sessão de concorrência se dará no dia 31 de março, a partir das 14h30, na sede da Santur, situada na Rua Eduardo Gonçalves D'Ávila, 303, Itacorubi, Florianópolis/SC, CEP 88034-496. A expectativa é que em maio a Santur tenha o nome da empresa vencedora. Em até 60 dias após essa data o contrato com a empresa deve ser assinado.

Contribuições do TCE

Todo o conjunto de documentos passou pela análise do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em 2019, de acordo com a Instrução Normativa nº 22 de 2015 (TCE/SC), que trata das Parcerias Público-Privadas (PPPs). A instrução estabelece procedimentos para o controle e orientação ao planejamento das Concessões Administrativas e Patrocinadas (Parcerias Público-Privadas – PPP) e das Concessões Comuns e busca ampliar a possibilidade de contribuição para o aperfeiçoamento das concessões, evitando-se interrupções indesejáveis no cronograma do projeto público.

Audiência Pública

O edital passou ainda pela etapa de audiência pública, realizada em julho de 2019. Em função do valor da licitação não haveria obrigatoriedade legal para a realização da audiência, mas o Governo do Estado decidiu realizá-la para dar maior transparência ao processo.

Detalhes

O termo de referência da concessão estabelece que a empresa concessionária deverá atender a 38 eventos futuros pré-reservados para a utilização do CEBC, conforme lista detalhada no anexo 9 do edital. Tais pré-reservas serão confirmadas mediante pagamento pelo interessado diretamente à concessionária, nas condições de políticas de preços e de pagamentos adotadas por ela. A partir do lançamento do edital a Santur não realizará novas pré-reservas, ficando, após terminar a licitação, a cargo do licitante vencedor o agendamento e a negociação de próximos eventos.

O edital prevê ainda a realização de investimentos mínimos e obrigatórios por parte da empresa vencedora, tais como a compra e a instalação de mobiliário, equipamentos e demais sistemas necessários à operação comercial. Mais detalhes sobre os investimentos necessários podem ser vistos no Caderno de Encargos (anexo 02).

Reta final nas obras

O cronograma de finalização das obras de acabamento do Centro de Eventos segue dentro do previsto pelo Governo do Estado e o equipamento deverá estar em pleno funcionamento no segundo semestre de 2020. Acompanhe abaixo detalhes sobre a continuidade das instalações:

- Divisórias móveis (Investimento de R$ 2.398.994,20)

A HPR Engenharia, empresa de Porto Alegre/RS que venceu a licitação, está efetuando a instalação. A instalação do piso e forro será feita pela Salver, empresa responsável pela obra física do equipamento, e só pode ocorrer após a colocação final das divisórias, para evitar danos no gesso e no piso. A previsão para finalização total dos painéis é dia 05 de abril.

- Climatização (Investimento de R$ 10.641.140,52)

A empresa vencedora da licitação foi a Good Service (Pinhais-PR). A ordem de serviço para instalação foi assinada no dia 31/01/2020.

- Elevadores (Investimento previsto de R$ 534.905)

A abertura do processo licitatório para instalação está previsto para acontecer em fevereiro, com orçamento sinalizado.

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Foto: Makito / Arquivo / Santur 

Santa Catarina recebeu, nesta segunda-feira, 27, o título de Melhor estado para viajar no Brasil, do prêmio O Melhor de Viagem e Turismo 2019/2020 promovido pelo site Viagem e Turismo, do Grupo Abril. Em 18 edições da premiação, essa foi a 12ª vez que SC teve o maior número de votos na principal categoria.

O estado conquistou também a preferência dos viajantes em outras três categorias: "Melhor Parque Temático", o Beto Carrero World, em Penha; "Melhor Resort", o Costão do Santinho, em Florianópolis; "Melhor hotel-fazenda", Rio do Rastro Eco Resort, em Bom Jardim da Serra. Santa Catarina é o estado brasileiro com o maior número de vencedores nesta edição do prêmio com quatro conquistas.

Na visão da presidente da Santur, Flavia Didomenico, esse resultado reflete o trabalho executado pelas ações de promoção turística. "É motivo de muito orgulho Santa Catarina ser eleito pela 12ª vez o melhor estado para viajar no Brasil, em 18 edições do prêmio. É o reflexo e a consolidação de trabalho sério, competente e feito com muita dedicação pelo, por empresários e pela comunidade que recebe de forma tão hospitaleira. O turismo tem se posicionado e mostra ser uma das principais forças econômicas de Santa Catarina", comemorou Flavia.

Para conferir todos os vencedores da edição 2019/2020 do prêmio, clique aqui.

A premiação do Grupo Abril

Nesta edição, o prêmio foi dividido em 24 categorias. Viajantes e leitores de todo o mundo participaram por votação no site da revista, entre os dias 1º de outubro e 9 de dezembro de 2019. Foram recebidos 2.621 questionários. A coleta de dados foi feita por questionário estruturado com perguntas abertas e fechadas, publicado na internet. A divulgação foi feita nas redes sociais e nos sites da Abril, além de email marketing para parte da audiência Abril. Os respondentes precisavam ter, obrigatoriamente, CPF válido. O público-alvo da pesquisa foram pessoas que realizaram algum tipo de viagem nos últimos dois anos.

Por sete anos consecutivos, entre 2007 e 2013, Santa Catarina recebeu o título de melhor estado para viajar. Em 2014, o vencedor na categoria foi o Rio de Janeiro, anfitrião dos Jogos Olímpicos de 2016. Na edição 2015/2016, o estado voltou a se destacar e ganhou todas as edições seguintes.

Além de reconhecer estabelecimentos e serviços de longo prestígio no mercado brasileiro e internacional, a pesquisa apontou a importância que o viajante vem atribuindo à internet na hora de decidir por um serviço de viagem. O levantamento mostra que 67% do público faz uso de buscadores e comparadores de preços antes de comprar uma passagem, pacote ou reservar uma hospedagem. Em compensação, o número de quem fecha negócio pela internet é um pouco menor, 49%, o que aponta que o brasileiro ainda prefere o bom e velho olho no olho.

Os vencedores de Santa Catarina

"Melhor Estado", Santa Catarina
"Melhor Parque Temático", o Beto Carrero World (Penha)
"Melhor Resort", o Costão do Santinho (Florianópolis)
"Melhor hotel-fazenda" , Rio do Rastro Eco Resort (Bom Jardim da Serra)

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A Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur) lança nesta segunda-feira, 20, uma licitação para estruturar a Central de Inteligência Turística de Santa Catarina. Até 30 de janeiro as empresas interessadas poderão enviar propostas e participar da disputa, que inicia às 14h15.

A licitação será realizada na modalidade pregão eletrônico do tipo menor preço por item, para selecionar contratação de empresa para o fornecimento de licença de uso para plataforma de Big Data e Inteligência. O pregão eletrônico será realizado à distância em sessão pública via Sistema Integrado de Licitações do Estado (LIC). Poderão participar empresas interessadas que atenderem às exigências estabelecidas no edital 002/2020 e que estejam inscritas no Cadastro Geral de Fornecedores do Estado de Santa Catarina, para liberação de chave identificação e de senha pessoal.

A contratação inclui a aquisição de licença de uso de plataforma de Big Data e Inteligência, com acesso à base de dados disponível para Pessoa Física e Jurídica com abrangência estadual, serviços de manutenção, suporte técnico, atualização de dados, customização, modelagem de dados, treinamento, na modalidade SaaS (Software as a Service) e especificações técnicas constantes no Anexo I do edital.

“A Central de Inteligência Turística é um dos eixos centrais para consolidar o destino turístico e integra dados socioeconômicos, ambientais, de consumo de insumos (água, luz, lixo, outros), de circulação (aéreo, rodoviário, outros), entre outras fontes relacionadas à economia do turismo. Para isso, a implantação de uma estrutura para o monitoramento e análise de dados é fundamental”, destaca a diretora de Estudos e Inovação da Santur, Luana Emmendoerfer.

O edital do pregão foi publicado no Diário Oficial de Santa Catarina no dia 17/01/2020. Interessados em participar da disputa podem acessar informações adicionais no processo Santur 02/2020, neste link.

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Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

Os maiores destaques do turismo catarinense foram premiados com o Título Beto Carrero de Excelência no Turismo 2019. No total, foram 12 homenageados de diversas regiões do estado. A cerimônia de entrega reuniu autoridades e convidados em Penha, na noite desta quarta-feira, 18.

Os grandes vencedores nas quatro categorias foram Fluss Haus - Encantos do Sul (Empreendimento de destaque); Osterfest - Vale Europeu (Evento de destaque); Pomerode - Vale Europeu (Município de destaque) e Leonilda Boeing Baumann "Dida" - Encantos do Sul (Personalidade). 

Esta edição do título, criado há 11 anos, contabilizou 23.495 votos registrados nas quatro categorias. O objetivo da premiação é homenagear e reconhecer as pessoas e instituições que tenham contribuído de forma relevante para a divulgação e o desenvolvimento da atividade turística catarinense.

A presidente da Santur, Flavia Didomenico, ressaltou a força das figuras que colocam o estado como um dos protagonistas do turismo no Brasil. “Santa Catarina é um estado de excelência, nós temos excelentes indicadores em diferentes aspectos, e no turismo não é diferente. É por isso que estamos nos posicionando como protagonistas, como, por exemplo, na Operação Verão e também na reabertura da Ponte Hercílio Luz, no próximo dia 30. Somos referência e precisamos principalmente nos reconhecer como um estado forte no turismo, junto com os municípios e também com o Conselho Estadual de Turismo”, disse Flavia.

O presidente do Beto Carrero World, Rogério Siqueira, destacou que os premiados são embaixadores de suas cidades e empreendimentos. “Para nós, é uma alegria poder reconhecer todos que de alguma forma contribuem para a divulgação e desenvolvimento da atividade turística catarinense”, destacou.

O presidente do Conselho Estadual do Turismo, Nilton Pacheco, reforçou a importância da participação na premiação. “Assumimos recentemente a nova gestão deste colegiado e nossa primeira atribuição foi participar de uma das etapas deste reconhecimento a todos que desenvolveram um trabalho verdadeiramente único para o turismo de Santa Catarina”, afirmou.

Como foi realizada a votação

O CET escolheu, dentre os indicados pelas IGRs, por maioria dos votos dos membros, um candidato de cada categoria para cada uma das 13 regiões turísticas. A escolha dos candidatos se deu por votação popular em um formulário disponível no site da Santur.

Lista de vencedores:

Empreendimento de Destaque

Vencedor: Fluss Haus (Encantos do Sul)
2º lugar: Associação de Desenvolvimento do Turismo do Vale Europeu (Vale Europeu)
3º lugar: Museu do Contestado (Vale dos Imigrantes)

Evento de Destaque

Vencedor: Osterfest (Vale Europeu)
2º lugar: Festa Nacional do Pinhão (Serra Catarinense)
3º lugar: Festa da Gastronomia Típica Italiana - Carnevale di Venezia (Encantos do Sul)

Município de Destaque

Vencedor: Pomerode (Vale Europeu)
2º lugar: Lauro Müller (Encantos do Sul)
3º lugar: Florianópolis (Grande Florianópolis)

Personalidade

Vencedor: Leonilda Boeing Baumann "Dida" (Encantos do Sul)
2º lugar: Cíntia Mara Panini (Vale Europeu)
3º lugar: Anders Duarte (Serra Catarinense)

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Fotos: Bob Castro/Ministério do Turismo

Florianópolis será sede de um dos principais eventos de inovação do turismo mundial. Em abril de 2020, o Wakalua, hub de inovação da Organização Mundial do Turismo (OMT), será realizado na capital catarinense com a Competição Nacional de Startups de Turismo, além do fórum especializado Tourism Tech Adventures (TTA). Nesta terça-feira, 3, o anúncio foi realizado no lançamento da Semana Nacional do Turismo, em Belo Horizonte, com a presença da especialista em Transformação e Inovação Digital da OMT, Natália Bayona, do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, da presidente da Agência de Desenvolvimento de Turismo de Santa Catarina (Santur), Flavia Didomenico, e do diretor do Wakalua, Eduardo Lorea.

“A vinda do Wakalua é muito importante, já que esse é o principal hub de inovação para o turismo. Esse evento iria para a Colômbia, mas fomos até Madri para fazer essa negociação, e o Brasil merece esse evento. É fundamental para trazermos soluções tecnológicas e de inovação para o turismo brasileiro e do Mercosul”, destacou o ministro Marcelo Antônio.

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Com sede em Madri, na Espanha, o Wakalua foi criado em 2019 e é o primeiro hub de inovação em turismo, que promove ações público-privadas em diversas regiões do mundo. Durante a primeira competição global de startups de turismo, em 2018, participaram projetos de 133 países.

“A gente sabe da importância para o Brasil desse tipo de iniciativa, e Santa Catarina tem como missão ser o estado mais inovador do país. Por isso, recebemos de forma ágil esse evento junto ao Ministério e à OMT, porque entendemos que o turismo será fortalecido não somente em Santa Catarina, mas em todo o país”, afirmou a presidente da Santur, Flavia Didomenico. “Nós precisamos desse tipo de parceria com a OMT para que possamos criar esse ecossistema de forma nacional. Que o Brasil seja a sede desse hub tão esperado para despertarmos ainda mais para o turismo”, acrescentou.

Ecossistema de inovação pesa a favor de Florianópolis

Florianópolis desbancou outras capitais brasileiras para receber a UNWTO Tourism Startup Competition e também o Tourism Tech Adventures (TTA), um fórum que reúne autoridades governamentais da América do Sul e também especialistas em tecnologia e inovações. Além do potencial turístico da região, o ecossistema de tecnologia e inovação que é referência nacional também contou pontos para a atração do evento.

“Estar hoje no Brasil é uma honra. Hoje é um dia muito especial. Estamos aqui pela inovação e a transformação, as nossas prioridades para um turismo econômico e sustentável. Florianópolis será uma sede muito especial e queremos criar um ecossistema comprometido para trabalhar de forma conjunta os setores envolvidos no turismo”, disse a representante da OMT, Natália Bayona.

O Wakalua atua com três programas principais: a transformação digital para o turismo, o impulso do ecossistema de inovação para o setor e também a conexão estratégica para o investimento em startups.

“Vamos fazer uma competição dedicada ao Brasil para que todos com interesse nesse assunto possam apresentar as suas iniciativas. Essa competição inicia em abril, em Florianópolis, e terá o seu final em julho, em Belo Horizonte. É uma felicidade muito grande trazer essa experiência para o Brasil”, falou Eduardo Lorea, diretor do Wakalua.

Ainda para 2020, a OMT deve definir a implantação do Wakalua no Brasil, incluindo o local para instalação da sede do hub e seu programa de atividades, no segundo semestre.

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Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom

A concessão do Centro de Eventos de Balneário Camboriú pelo prazo de 20 anos foi autorizada nesta sexta-feira, 8. O decreto assinado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, conclui mais uma etapa do processo, que vem sendo tratado como uma das prioridades na área do turismo. A próxima etapa é o lançamento da concorrência pública de seleção da empresa responsável pela gestão.

A presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo de SC (Santur), Flávia Didomenico, destaca que o decreto atende ao estudo que apontou o melhor modelo de concessão para o espaço. “De acordo com esse estudo, o ideal seria a conceder a gestão do local pelo período de 20 anos, e não por 30 anos, como previa o anterior”, explica.

De acordo com o decreto, o Centro de Eventos será destinado à realização de feiras, congressos, convenções, seminários e eventos do gênero. Também estabelece quais são as fontes de receita permitidas à concessionária, decorrentes do uso do local para estes fins.

Após a publicação do decreto no Diário Oficial, a documentação será encaminhada ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) que tem prazo de até 60 dias para análise e manifestação. Posteriormente a Santur lançará o edital de concorrência pública para seleção da empresa que se responsabilizará pela gestão. “A Santur, integrada a outros órgãos do governo, vence mais esta etapa para em breve iniciar o processo licitatório e ter o Centro de Eventos funcionando em um curto espaço de tempo”, destaca Flávia Didomenico.

Reta final

O cronograma da entrega das obras está dentro do previsto pelo Governo do Estado e também pela SCPar. O estipulado pela Comissão de Licitação da Santur é que os últimos ajustes nos processos licitatórios para obras nos espaços que envolvem os elevadores, as divisórias e também a climatização sejam concluídos até o final de dezembro.

Ainda dentro do previsto, o Centro de Eventos de Balneário Camboriú deverá estar em pleno funcionamento no segundo semestre de 2020. Portanto, os eventos estão sendo pré-agendados com datas somente a partir do mês de julho.

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