Compartilhe

Santa Catarina avança nos estudos para uso de ônibus menos poluentes. Entre os dias 6 e 8 de novembro, técnicos do Governo do Estado, pesquisadores do Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC e representantes das prefeituras da região metropolitana da Grande Florianópolis vão participar do treinamento sobre E-Bus, o ônibus elétrico. 

Ministrado pela Associação Internacional de Transporte Público (UITP), o curso aborda uma visão abrangente da solução elétrica para redes de ônibus urbanos, como escolha da tecnologia, aquisição dos veículos, além de implementação e operação do sistema. O treinamento de E-bus é gratuito e está sendo organizado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Florianópolis (Suderf) e pela agência alemã GIZ.

“Precisamos pensar o transporte coletivo de forma sustentável, reduzindo a emissão de poluentes e, consequentemente, dos danos ambientais”, afirma o superintendente de Desenvolvimento da Região Metropolitana, Matheus Hoffmann, que participará da abertura do evento, na quarta-feira pela manhã.

Integrantes do Observatório têm colaborado com os estudos para avaliar a inserção de ônibus menos poluentes na Grande Florianópolis, em cooperação com a Suderf. A meta faz parte do projeto de criação de um sistema de ônibus metropolitano, que une transporte municipal e intermunicipal para facilitar os deslocamentos na área continental da região metropolitana, ou seja, em Águas Mornas, Antônio Carlos, Biguaçu, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

O projeto do novo sistema de ônibus chamado de Rede Integrada de Transporte Coletivo Metropolitano conta com assistência técnica do Felicity, programa mundial que incentiva o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana de baixa emissão de carbono para que estejam aptos a receber financiamentos internacionais. 

O programa é financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção ao Clima (IKI) do Ministério Federal para o Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear da Alemanha (BMU) e implementado pela agência alemã GIZ em colaboração com o Banco Europeu de Investimento (BEI). 

Serviço

O quê: Treinamento E-Bus
Quando: 6 a 8 de novembro, das 9h às 17h
Onde: Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Av. Ivo Silveira nº 2320 - Capoeiras – Florianópolis)
Informações: http://www.uitp.org/events/electric-buses-portuguese

*Com informações do Observatório de Mobilidade da UFSC

Informações adicionais à imprensa
Mauren Rigo
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: comunicacao@casacivil.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2005 / 98843-3497
Site: www.scc.sc.gov.br
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC