Compartilhe

 Fotos: Casa Civil

O Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar ganharão um reforço na gestão e no planejamento estratégico das ações em Santa Catarina. Uma turma de 33 capitães começou o Curso de Comando e Estado-Maior nesta segunda-feira, 2, na Udesc, em Florianópolis. A abertura foi marcada pela palestra do chefe da Casa Civil, Douglas Borba, especialista em Direito Público e professor de Direito Administrativo. 

Borba falou sobre os desafios e os planos do Governo de Santa Catarina para o futuro, apostando em integridade e transparência. Entre as prioridades está a melhoria da situação fiscal e da capacidade de investimento. “Começamos pelo corte de cargos e reestruturação de secretarias, revisão de contratos e implantação do Governo Sem Papel. Em seguida, criamos mecanismos de controle e compliance, aumentamos a proximidade com os municípios e miramos em investimentos estratégicos, a partir do Programa Novos Rumos, só para citar algumas das principais ações”, explicou. 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, coronel BM Charles Alexandre Vieira, agradeceu o comprometimento do governador Carlos Moisés com a Segurança Pública e falou sobre as conquistas recentes da corporação, como a convocação de excedentes, liberação para contratação de empresa para capacitar oficiais, recursos para indenização de bombeiros comunitários e a cessão de terreno para construção do Laboratório de Ciências do Fogo, no Sapiens Parque, na Capital. 

Para o futuro, o objetivo é deixar Santa Catarina ainda mais inovadora e segura para investimentos, conforme o chefe da Casa Civil. Outra meta é ter a melhor gestão pública estadual do Brasil, com profissionais técnicos e qualificados. “Quando falamos em inovação, não nos referimos apenas à tecnologia. Falamos de empreendedorismo. Inovar é buscar soluções para a sua área. Vocês terão grandes responsabilidades de gestão do serviço público e, entre as funções, está pensar em maneiras de fazer mais com menos”, disse Borba, aos alunos.

Aperfeiçoamento em gestão pública

A abertura do curso ainda contou com a presença do subcomandante-Geral da corporação, Coronel BM José Ricardo Steil, do chefe do Estado-Maior Geral, Charles Fabiano Acordi, do reitor da Udesc, Marcus Tomasi, entre outras autoridades. 

O curso termina em 20 de dezembro é desenvolvido pelo Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. Os oficiais tornam-se especialistas em Gestão Pública com ênfase na Atividade de Bombeiro Militar e saem aptos a assessorar diretamente os comandantes nos processos de planejamento, doutrina de emprego, controle, análise de problemas e tomada de decisão. 

Informações adicionais à imprensa
Mauren Rigo
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: comunicacao@casacivil.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2005 / 98843-3497
Site: www.scc.sc.gov.br
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC