Compartilhe


Foto: Robson Valverde/Secretaria da Saúde

Santa Catarina sedia nesta semana o I Fórum Internacional de Coordenação de Transplantes do Brasil e o I Simpósio Internacional de Eficiência para Efetividade no Processo de Doação e Transplantes. A abertura dos eventos ocorreu nesta terça-feira, 26, em São José.

Durante a solenidade, o secretário da Saúde, Helton de Souza Zeferino, destacou a atuação da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina, a SC Transplantes, vinculada à Superintendência de Regulação e Serviços da Secretaria de Estado da Saúde, que completa 20 anos de atividades em 2019. “A SC Transplantes é uma estrutura vem sendo conduzida a muitas mãos, desde a direção aos coordenadores hospitalares. Esse trabalho conjunto reflete no desempenho de 2019, que pode fazer com que Santa Catarina recupere o primeiro lugar entre os estados brasileiros em número de doações de órgãos”.

O coordenador estadual da SC Transplantes, Joel de Andrade, explicou que os eventos são realizados em parceria com o Ministério da Saúde e coordenação geral do Sistema Nacional de Transplantes. “Contamos com especialistas dos Estados Unidos, Espanha, Argentina, e todas as Unidades da Federação do Brasil para aprofundar questões sobre o tema e melhorar a coordenação de transplantes, por consequência, a doação e transplantes de órgãos no Brasil”, destacou.

Os eventos, voltados para médicos e profissionais que atuam na área de transplantes, seguem até sexta-feira, 29, no Golden Hotel, em São José. No dia 28 será realizada uma homenagem ao Sistema Estadual de Transplantes catarinense, às 19h, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis.

Santa Catarina vive um ano histórico com a quebra de recordes em relação a doações de órgãos. Nos primeiros dez meses de 2019 foram registradas 262 doações de múltiplos órgãos, sendo que em setembro o estado teve o melhor desempenho em 20 anos da SC Transplantes, com 43 doações efetivadas. Os meses de fevereiro (24) e julho (34) também foram recordes.

No total, foram 1248 transplantes em 2019, sendo 439 de córneas, 197 de rim (doador falecido) e 109 de fígado (doador falecido).

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde - SES
Fone: (48) 3664-7448 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br