Compartilhe


Foto: Flávia Goulart/SIG

A Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG) recebeu na sexta-feira, 04, membros do Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial (IBDEE), entre eles o Presidente Edmo Colnaghi Neves e o diretor Regional André Henrique Lemos. O objetivo do encontro foi de estreitar os laços entre a entidade e a pasta, ampliando as oportunidades de ações assertivas no quesito compliance.

Entre os assuntos abordados, a Secretária Naiara Augusto ressaltou os desafios em atender e operacionalizar o Programa de Compliance e Integridade do Estado, de tamanha complexidade de forma igualitária em todos os 52 órgãos do Estado. A proposta é iniciar o mapeamento de risco com 12 entidades e, em cada uma delas, oferecer um serviço de apoio especializado e customizado conforme a peculiaridade de cada. 

“As codificações e normas serão construídas com cada órgão. Não será feito um único código de ética e uma matriz para todo o Estado. Nossa decisão foi de implementar uma atuação específica para a realidade de cada um”, explicou Naiara. 

Ao falar sobre como está organizada a estrutura de compliance no Estado, a secretária expôs desafios na construção de uma nova cultura social e a necessidade de disseminação de conhecimento e capacitação de pessoas para garantir o entendimento do programa. O modelo de pós-graduação em Compliance no Setor Público, que será desenvolvido em parceria com a Fundação Escola de Governo - ENA, é uma da soluções. 

André Lemos, envolvido recentemente em projetos de Educação a Distância (EaD), fez considerações sobre benefícios dessa modalidade de educação. Ele ressalta as possibilidades de disseminar com velocidade novos conceitos, como pílulas de boas intenções, que podem gerar um despertar de consciência e interesse pelo assunto.

Instituto Brasileiro de Direito e Ética Empresarial 
O IBDEE tem como objetivo refletir o Direito como meio de contribuir para a integridade dos negócios e com a relação correta entre empresários e poder público. O Instituto foi criado há 4 anos e hoje soma mais de 100 associados. ”Embora jovens, temos bastante coragem e um grande ideal”, afirma Sr. Elmo Colnaghi Neves, presidente do IBDEE.

Além de aprofundar o conhecimento sobre o Programa de Compliance e Integridade do Estado e ampliar a discussão acerca do tema, os representantes do Instituto ofereceram apoio técnico e de capacitação.

“Criar um ambiente ético possibilita a atração de melhores talentos. Um estado com pessoas talentosas e inovadoras está mais suscetível de sediar empresas mais inovadoras. Mais inovação, mais atenção de investidores. É porta aberta para virar referência internacional”, concluiu Edmo Neves sobre os principais benefícios do Programa.

Informações adicionais para imprensa:
Flávia Goulart
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Integridade e Governança  - SIG
E-mail: imprensa@sig.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1785 / (48) 99146-9972