Compartilhe

 
Foto: Cristiano Estrela / Secom

Primeiro nascido na Ilha de Santa Catarina candidato a ser declarado santo pela Igreja Católica, o jovem Marcelo Câmara terá o processo de beatificação e canonização iniciado no dia 8 de março. Na manhã desta quinta-feira, 27, o governador Carlos Moisés recebeu membros da Arquidiocese, da Associação Marcelo Henrique Câmara e do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Na ocasião, conheceu os detalhes do processo, da história de vida do jovem e foi convidado para a abertura oficial do processo.

"É uma história emocionante de alguém que se fortaleceu diante das adversidades, viveu para fazer o bem e hoje serve de inspiração. Fico honrado em ser lembrado num momento tão importante", resumiu o governador.

O convite foi entregue pelo arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck. O procurador-geral de Justiça Fernando Comin, os representantes da Associação Marcelo Henrique Câmara, Fernando Wendhausen, Bianca Pauletti e Guilherme Ferla, e o presidente do Badesc, Eduardo Alexandre Corrêa de Machado, participaram do encontro.

A sessão solene de instalação do Tribunal Arquidiocesano para a investigação da causa ocorrerá no Santuário Sagrado Coração de Jesus, na paróquia dos Ingleses, onde Marcelo foi catequista e ministro extraordinário da Sagrada Comunhão. A Santa Missa está prevista para as 15h, seguida da Primeira Sessão do Tribunal. No local também ficarão sepultados os restos mortais de Marcelo.

A celebração terá a presença do representante do Vaticano, Paollo Villota, especialista em causas de beatificação e canonização. Autoridades e fiéis devotos de diversas localidades são esperados para o evento. Muitas pessoas irão em caravanas.

Quem foi Marcelo Câmara

O jovem faleceu aos 28 anos, em março de 2008, após quatro anos de luta contra o câncer. Formado em Direito pela UFSC, Marcelo foi professor da universidade e promotor de Justiça. Durante toda a vida, foi exemplo do exercício da fé, esperança e caridade. A biografia resumida de Marcelo Câmara e as graças alcançadas constam no site da associação, onde também podem ser encontradas informações sobre o processo canônico.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 / (48) 98843-2296
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC