Fotos: Mauricio Vieira / Secom

A primeira-dama do Governo do Estado, Késia Martins da Silva, recebeu na Casa d'Agronômica nesta sexta-feira, 19, as prefeitas de municípios de Santa Catarina. O encontro encerrou a série de reuniões que começaram no dia 5 de fevereiro e trouxeram, também, primeiras-damas catarinenses. O objetivo da iniciativa foi apresentar a rede de voluntariado do Estado, a Rede Laço, propor parcerias, mostrar oportunidades para captação de recursos e capacitar municípios para elaboração de projetos.

Prefeitas e primeiras-damas retornam aos seus municípios prontas para conectar as instituições de voluntariado ao suporte da Rede Laço. De acordo com Késia Martins, essa aproximação com mulheres líderes de seus municípios, a motiva continuar formando laços. “Hoje, foi uma tarde muito agradável e de muita troca. Reunimos as prefeitas dos nossos municípios catarinenses. Mulheres fortes, que, com garra e determinação, conquistaram o seu espaço dentro da política e assumiram esse grande compromisso de ajudar e transformar a sociedade. Me sinto grata por essa aproximação. Esse encontro me trouxe muita inspiração”, destaca.

A prefeita de Içara, Dalvania Cardoso, lembrou que ser mulher na política é um grande desafio, e por isso, a união entre as prefeitas é fundamental. "É muito interessante conhecer a realidade de outras gestoras municipais. Acho que o encontro foi muito bacana nesse sentido, para mostrar que o Estado é um só, mesmo sendo cidades às vezes distantes e diferentes umas das outras, nós compartilhamos os mesmos sentimentos, os mesmo desafios, os mesmos problemas, e como mulheres, as mesmas esperanças”, pontua. 

Na reunião, foram apresentadas as possibilidades dos municípios apoiarem o terceiro setor. Para a prefeita de Água Doce, Nelci Fátima Bortolinni, a tarde foi ímpar. “É importante, pois é no município que a vida das pessoas acontece. E é muito grande a necessidade de pensar em projetos que envolvam voluntariado e fortalecer o terceiro setor nos municípios. Temos que engajar as pessoas nessa causa, para que juntos nós possamos fazer a diferença através das entidades”, afirma.  

A prefeita de Sombrio, Extremo Sul do estado, Gislaine Cunha, ressaltou a importância do voluntariado. “Tem uma frase de Guimarães Rosa em que ele diz: onde tem um pouquinho de amor, existe saúde. As pessoas querem se doar, trabalhar e cuidar do outro. Com toda certeza, essa  reunião só irá fortalecer ainda mais os catarinenses”, sintetiza.

Cada encontro buscou mostrar maneiras de viabilizar o voluntariado nos municípios por meio da Rede Laço. Foram recebidas primeiras-damas e prefeitas de todas as regiões do Estado, divididas em grupos para as atividades.

Informações adicionais para imprensa:
Gabriela Ferrarez Figueiredo
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - Secom
E-mail: ferrarezgabriela@gmail.com
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br

Atualização: Agenda em Videira prevista para esta sexta-feira, 19, foi cancelada

O governador Carlos Moisés cumpre compromissos oficiais nesta quinta-feira, 18, em municípios do Meio-Oeste. A agenda inicia com a participação do chefe do Executivo estadual na inauguração da Escola Municipal Princesa Izabel, em Lebon Régis. O ato está marcado para 15h. Em seguida, ocorre o atendimento à imprensa.

No final da tarde, o governador estará em Caçador, onde recebe o título Honoris Causa da Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe, às 17h. Após a homenagem, haverá atendimento aos jornalistas. Às 19h30, está prevista a assinatura da ordem de serviço para recuperação da SC-135, no trecho Caçador e Rio das Antas.

Serviço:

Quinta-feira, 18

Lebon Régis

O quê? Participação na Inauguração da Escola Municipal Princesa Izabel e anúncio de emendas impositivas
Quando? Quinta-feira, 18 de fevereiro, às 15h
Onde? Escola Municipal Princesa Izabel - Rua José Custódio De Mello, SN, no Centro, em Lebon Régis
Haverá atendimento à imprensa após o ato

Caçador

O quê? Entrega do título Honoris Causa da Uniarp ao governador
Quando? Quinta-feira, 18 de fevereiro, às 17h
Onde? Auditório da Reitoria da UNIARP - Rua Victor Baptista Adami, 800, Centro, em Caçador
Haverá atendimento à imprensa após o ato

O quê? Anúncio de emendas impositivas e assinatura da Ordem de Serviço para Recuperação da SC-135 (Trecho Caçador - Rio das Antas).
Quando? Quinta-feira, 18 de fevereiro, às 19h30
Onde? Restaurante e Churrascaria Di Fratelli - Rua Fernando Machado, 111, Centro, em Caçador

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br

O governador Carlos Moisés estará em Chapecó nesta terça, 16, para tratar das ações de enfrentamento à Covid-19. No início da tarde, o chefe do Executivo fará uma vistoria ao Hospital Regional do Oeste. 

Na sequência, o governador fará uma reunião com prefeitos, lideranças locais e secretários de Estado no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres Regional de Chapecó (Cigerd). Por volta das 17h, está previsto atendimento à imprensa.

Serviço

  • O quê: Ações do Governo do Estado no enfrentamento à Covid-19, em Chapecó
  • Quando: Nesta terça-feira, 16, a partir das 17h
  • Onde: Cigerd - Regional Chapecó – Rua Balduino Battisti, 153 – Desbravador - Chapecó

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br


Adjunto da SDS, presidente da Cidasc e presidente da Fesporte foram empossados nesta segunda - Fotos: Peterson Paul / Secom

Em ato no gabinete do Centro Administrativo, o governador Carlos Moisés deu posse, na tarde desta segunda-feira, 15, a dois novos secretários adjuntos de Estado. Daniel Netto Cândido assume na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (SDS) e Alexandre Fagundes, na Secretaria da Saúde (SES). O governador também empossou os novos presidentes da Fesporte, Kelvin Nunes Soares, e da Cidasc, Antônio Plínio de Castro Silva.

“Trabalhar para melhorar a vida das pessoas. Este é o sentimento que todos nós que estamos no Governo devemos carregar. Nas mais diversas áreas, quem vive em Santa Catarina espera ter suas demandas prioritárias atendidas. Já conquistamos muitas coisas, e os números do Governo comprovam os resultados. Tenho certeza que quem chega também vai entregar o seu melhor para Santa Catarina”, afirma o governador.

A nova página da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais (SAI) do Governo de Santa Catarina acaba de entrar no ar. Com informações do setor, o site é disponibilizado em três línguas: português, inglês e espanhol. “Desse modo, podemos divulgar nossas ações tanto no Brasil como no exterior, atrair novos investimentos e facilitar a articulação internacional”, destacou a secretária da pasta, Daniella Abreu.

No portal, é possível encontrar dados e esclarecimentos sobre as áreas de atuação da Secretaria – Comércio Exterior, Atração de Investimentos e Relações Internacionais. “São pilares importantes para a visibilidade do nosso trabalho, que tem o foco na promoção, orientação e coordenação de atividades internacionais no Estado que representem os interesses administrativos do Governo e da população”, explicou Daniella.

Na categoria Santa Catarina, encontra-se ainda o raio-x do Estado e um formulário para quem desejar receber um documento detalhado com o perfil institucional de Santa Catarina. Informações sobre acordos e cooperações internacionais, o SC + Global do Sebrae e o Balanço Geral de SC compõem os Links Úteis.  

Comunicação e transparência

A aba Notícias da SAI é outra novidade neste novo site, ao lado do espaço reservado a artigos sobre o setor, links com matérias sobre a área e uma newsletter mensal (SAI News) para dar maior transparência às ações da SAI. Já no menu superior, à direita do site, estão os hiperlinks para as redes sociais da Secretaria, que também foram reformuladas.

O site é responsivo, podendo ser adequado às plataformas digitais. Para acessar a página, clique aqui e utilize o atalho Ctrl + D para adicionar aos favoritos.

Mais informações para a imprensa:
Patrícia Pinheiro
Assessoria de Comunicação
Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais - SAI
Fone: (48) 3665-2209 / 98813-0673
E-mail: ascom@sai.sc.gov.br
Site: www.sai.sc.gov.br

 


Foto: Mauricio Vieira / Secom 

O governador Carlos Moisés, junto com demais integrantes do Fórum de Governadores,  participou de reunião virtual com os novos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. O encontro, na manhã desta sexta-feira, 12, abre formalmente o diálogo sobre a agenda prioritária dos chefes de estado no Parlamento.

>>> Mais imagens na galeria 

Em seu pronunciamento, Carlos Moisés reforçou a necessidade de imunização da população contra a Covid-19. “É a nossa principal bandeira, precisamos sair da pandemia, através da vacina, para depois resgatarmos a normalidade das atividades do dia a dia das pessoas”. Carlos Moisés diz que é fundamental a regularidade e a definição de um calendário de vacinação para que os estados possam se planejar com atividades de retomada econômica em 2021.

O chefe do Executivo estadual defende que é importante encontrar um momento em que doses da vacina possam ser adquiridas pela iniciativa privada. “A proposta é avançar nas discussões até encontrarmos o momento ideal, sem ferir a ética e o cronograma de vacinação dos vulneráveis já estabelecidos nos grupos prioritários”, argumenta Carlos Moisés. De acordo com ele, não se trata de venda de vacina, mas, por exemplo, da aquisição pela indústria com o compromisso de imunizar seu público-alvo, que são os trabalhadores.

Por fim, Carlos Moisés apresentou outras demandas na área da Saúde, como orçamentos para as atividades de alta complexidade nos hospitais - que acumulam cirurgias eletivas - kits de intubação, habilitação e manutenção de leitos de UTI, para que estados e municípios possam manter as atividades de enfrentamento à pandemia.

O governador de Santa Catarina atentou ainda para a necessidade de discussões e entendimento sobre os percentuais mínimos de investimento público nas áreas da Saúde e da Educação. “É preciso levar em conta que em função da pandemia, investiu-se menos em Educação e muito mais em Saúde, é preciso encontrar um ponto de equilíbrio alcançável pelos estados”, conclui Carlos Moisés.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC



As palavras transparência, controle, integridade, governança e inovação estão entre os atributos essenciais para a gestão do Executivo Estadual de Santa Catarina. Nesta quinta-feira, 11, o Governo dá mais um passo nesta direção com o lançamento do Guia de Avaliação Qualitativa dos Programas do Poder Executivo Estadual de Santa Catarina. Elaborado pela Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG), o documento propõe ser uma ferramenta prática, objetiva e qualitativa de avaliação para gestores e responsáveis pelos programas no cenário governamental catarinense.

O Guia, criado com base nas referências de avaliação do Governo Federal e do Reino Unido, possui o intuito de fornecer um caminho prático às avaliações que foram e estão implementadas no âmbito do Estado de Santa Catarina.

>>> O documento pode ser visualizado aqui

Para a secretária Executiva de Integridade e Governança, Naiara Augusto, o Guia é um exemplo do comprometimento da gestão com a governança pública eficiente e baseada em análises críticas de ajustes e monitoramento. “Os gestores públicos contam agora com um importante referencial para analisarem o desempenho das suas missões institucionais de forma clara, precisa e responsiva. Este é um importante trabalho da Coordenadoria de Acompanhamento de Políticas Públicas para intensificar a resposta estatal de modo realmente eficaz”, complementa.

O resultado da avaliação realizada pelo Poder Executivo catarinense será enviado ao Tribunal de Contas, assim como analisado pela SIG, com a finalidade de recomendar oportunidades de melhorias sobre a atuação da unidade no cumprimento de suas finalidades.

Acompanhamento das políticas públicas

Para promover uma gestão mais eficiente e transparente, o Governo do Estado criou a Secretaria Executiva de Integridade e Governança (SIG), pela Lei Complementar n. 741/2019. A SIG possui, entre suas atribuições, realizar o acompanhamento qualitativo das políticas públicas, por meio de consultoria e capacitação voltada ao aprimoramento e desenvolvimento da governança das políticas públicas estabelecidas pelas Secretarias de Estado, Autarquias, Empresas Públicas e Fundações vinculadas ao Poder Executivo.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br

 


Foto: Peterson Paul / Secom 

O Governo do Estado instituiu a política de gestão de bens ativos intangíveis de Santa Catarina. Intangíveis são considerados os bens que não possuem existência propriamente física ou financeira, mas constituem valor relevante para a atividade pública, como marcas, patentes, softwares ou serviços gerados no âmbito da administração pública estadual.

Por meio do decreto número 1.142, publicado no Diário Oficial do Estado, na última terça, dia 9, a norma, além de delimitar quais são os bens intangíveis, estabelece a segurança jurídica necessária para que a Secretaria de Estado da Administração, por meio da diretoria de Gestão Patrimonial, e outros órgãos do Poder Executivo, possam gerenciar esses tipos de patrimônios de maneira clara e efetiva.

“Não temos notícias de algum outro estado que teve essa preocupação em editar uma norma específica para proteção e gestão desse tipo de bem. Mais uma vez Santa Catarina é pioneira no Brasil na área de gestão pública, ao preservar os bens que extrapolam as barreiras econômicas, com valores históricos ou de destacado serviço à coletividade”, explicou o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

“Agora passaremos a catalogar e desenvolver uma ferramenta para agilizar a gestão dos intangíveis, acompanhando as transformações sociais, econômicas e a evolução tecnológica que perpassam nossa vida e a administração pública”, disse o gerente de Bens Intangíveis, Luiz Carlos Pacheco.

Outro benefício da instituição das políticas de gerenciamento dos bens intangíveis está no controle contábil e financeiro, por isso a necessidade de integração dos sistemas atuais com o Sistema de Gestão Fiscal do Estado, o Sigef. Assim que as ferramentas estiverem consolidadas haverá treinamento das unidades setoriais sobre a utilização dos softwares e gestão dos ativos intangíveis.

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração - SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 

                                                                                                                 


Foto: Arquivo / SEA

Os estudantes do Ensino Médio, Profissionalizante ou Superior com mais de 16 anos e que estão procurando oportunidade de inserção no mercado de trabalho dentro de sua área de formação podem se candidatar a uma das vagas do programa Novos Valores.  As inscrições para atuar em instituições do Governo de Santa Catarina vão até o dia 30 de novembro de 2021.

Para se candidatar, o estudante precisa estar devidamente matriculado em instituição conveniada pela secretaria de Estado da Educação, conforme edital SED 75/2021, e buscar a secretaria ou setor de estágio da própria unidade de ensino. Os estágios são de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais, e o critério de seleção é baseado na renda per capita familiar.

O valor da bolsa é de R$ 380 para o Ensino Médio; R$ 430 para o Ensino Profissionalizante, e R$ 500 para o Ensino Superior, além de auxílio-transporte de R$ 5 ao dia trabalhado.

O Programa Novos Valores é uma parceria entre a Secretaria de Estado da Administração e da Educação, para oferecer oportunidade para os estudantes exercitarem atividades de aprendizagem social, profissional e cultural.

Para inscrição, são necessários os seguintes documentos, que devem ser apresentados na secretaria da escola ou instituição de ensino conveniada:

- CPF;

- RG;

-Título de eleitor (para aqueles com 18 anos ou mais)

- Comprovante de matrícula e frequência (obrigatório original);

- Comprovante de residência;

- Declaração do Imposto de Renda, do ano vigente, dos pais ou responsáveis, ou do cônjuge caso o(a) estudante seja casado.

 - Autônomo, pensionista ou desempregado deve solicitar a Declaração de Autônomo disponibilizado no site (www.sea.sc.gov.br/Portal do Servidor/Programa Novos Valores);

- Declaração que não ocupa cargo ou emprego público;

- Última folha de pagamento dos pais, responsáveis ou cônjuge;

- Declaração médica de doença crônica na família (se houver);

- Declaração médica para estudante com deficiência;

- Números de telefones e endereço eletrônico.

Outras informações:

Fone:(48) 36651649/ 1658 ou no email novosvalores@sea.sc.gov.br

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração - SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 


Fotos: Mauricio Vieira / Secom

A primeira-dama do Governo do Estado, Késia Martins da Silva, recebeu na Casa d'Agronômica nesta sexta-feira, 5, primeiras-damas e prefeitas de municípios catarinenses. O encontro inaugurou a série de reuniões que termina no dia 16 de fevereiro. O objetivo da iniciativa é apresentar a Rede Laço, de voluntariado do Estado, propor parcerias, mostrar oportunidades para captação de recursos e capacitá-las para elaboração de projetos. 

Para Késia Martins, o protagonismo da mulher no contexto social, familiar e político merece a atenção e o incentivo do Estado. “Sabemos da importância da mulher nas estruturas sociais. Onde quer que uma mulher decida estar ela faz toda diferença. Acho importante ter essa aproximação com os municípios. Nós mulheres, desempenhamos diversos papéis ao mesmo tempo, e agora, como primeiras-damas, além de ser o pilar de força para as nossas famílias, precisamos nos unir para dar suporte e assumir esse grande compromisso de ajudar, promover e transformar a sociedade”, ressalta.

>>> Mais fotos na galeria

Além de primeira-dama de São Bonifácio, Nelcina Steffen Peters é voluntária na prefeitura. No início da terceira gestão como primeira-dama, ela se diz encantada com o movimento promovido pela Rede Laço. "Eu já trabalhei por oito anos como voluntária e retorno agora para, se Deus quiser, mais quatro anos. Essa aproximação que a gente teve hoje com essa rede de voluntários me deixou encantada. Eu acredito nisso, que quando laços se formam, vidas se transformam", enfatiza.

De acordo com Rithan Ahmad, primeira-dama de Laguna, a capacitação e a aproximação entre as mulheres que estão à frente dos municípios catarinenses faz a diferença na gestão. "Eu estou muito feliz em estar contribuindo com nosso município através da Rede Laço e eu tenho certeza de que vamos conseguir realizar um belíssimo trabalho com o voluntariado na nossa cidade, e eu acredito que com essa união com certeza a gente fará uma grande diferença", declara. 

Giseli Wensing, primeira-dama de Armazém, afirma que a troca de ideias entre o grupo ajuda a levar uma bagagem de conhecimento valiosa para o município. "Todo mundo só tem a ganhar. Fiquei muito orgulhosa e feliz pelo convite, é muito importante, muitas pessoas sentem vontade de ajudar e às vezes não sabem como, então a Rede Laço pode conectar essas iniciativas", ressalta.

A primeira-dama de Governador Celso Ramos, Angela Silva, fala que a reunião é essencial para que o projeto do Governo do Estado se estenda para os municípios. "É muito importante aprender um pouco mais sobre o voluntariado, e irei cadastrar as nossas entidades no site da Rede Laço pra plantar essa sementinha. Esse encontro e o convite da primeira-dama foram muito especiais", agradece.

As 270 primeiras-damas e prefeitas convidadas para a iniciativa foram divididas em grupos para as atividades. Neste primeiro encontro, Késia Martins recebeu 25 autoridades da Grande Florianópolis e do Sul do Estado.

Informações adicionais para imprensa:
Gabriela Ferrarez Figueiredo
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - Secom
E-mail: ferrarezgabriela@gmail.com
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br