O presidente da República Jair Bolsonaro irá cumprir agenda em Florianópolis neste sábado, 4. Ele irá sobrevoar as áreas atingidas pelo ciclone extratropical nesta semana.

A chegada ao Aeroporto Internacional de Florianópolis está prevista para 8h30. O credenciamento para cobertura é feito pelo Palácio do Planalto, no link https://www.gov.br/planalto/pt-br/acompanhe-o-planalto/area-de-imprensa/credenciamento-de-imprensa/cobertura-de-eventos-viagens.

O presidente irá se reunir com autoridades locais e representantes do Governo do Estado no aeroporto.

Serviço:
O quê: Presidente Jair Bolsonaro sobrevoa áreas atingidas por ciclone no estado
Quando: Sábado, 4, às 8h30
Onde: Aeroporto Internacional de Florianópolis

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br

O chefe da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Junior, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, Charles Alexandre Vieira, o secretário estadual de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, concedem nesta sexta-feira, 3, às 11h, entrevista coletiva presencial à imprensa sobre o ciclone extratropical que atingiu Santa Catarina na última terça-feira, 30. No evento, haverá divulgação do balanço de prejuízos provocados pelo evento climático e o plano de reconstrução do Estado.

O chefe da Defesa Civil e o secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil irão sobrevoar as áreas mais atingidas pelo ciclone em Santa Catarina. Na sexta-feira, após a coletiva, está prevista vistoria às regiões de Governador Celso Ramos e outros municípios do Litoral Norte.

Em virtude do espaço limitado e das normas sanitárias, pedimos aos profissionais que realizem o credenciamento pelo e-mail imprensa@secom.sc.gov.br. Os profissionais devem encaminhar nome completo, nome do veículo e função até as 9h. A coletiva será transmitida ao vivo nas redes sociais do Governo do Estado, pelo YouTube no link youtube.com/governosc/live.

SERVIÇO
O quê: Entrevista coletiva sobre plano de ação e reparos a danos do ciclone extratropical em Santa Catarina
Quando: Nesta sexta-feira, 3, às 11h
Onde: Defesa Civil de Santa Catarina - Avenida Governador Ivo Silveira, 2320 - Capoeiras, Florianópolis

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br


Foto: Divulgação/ CGE

Dois auditores internos de carreira no Executivo serão os novos titulares da Controladoria Geral do Estado (CGE). Cristiano Socas da Silva será o novo controlador-geral e Marisa Zikan da Silva a adjunta do órgão.

O governador Carlos Moisés deu as boas-vindas aos novos integrantes da CGE e destacou a importância da Controladoria para uma atuação responsável e transparente na gestão estadual.

Conheça o currículo dos novos titulares da pasta.

Controlador-geral

Cristiano Socas da Silva é natural de Florianópolis. Auditor Interno do Poder Executivo do Estado de SC desde junho de 2008, é graduado em Administração pela ESAG/UDESC e em Direito pela UFSC. Tem Pós-Graduação em Direito Empresarial, Pós-Graduação em Gestão e Direito Ambiental e Pós-Graduação em Contabilidade Pública e Controle Interno. Ocupou o cargo de Gerente de Recursos Antecipados em 2011. Foi assessor do Diretor de Auditoria Geral da Secretaria do Estado da Fazenda entre os anos de 2014 e 2015 e primeiro Controlador-Geral da Assembleia Legislativa do Estado entre 2016 e 2017. Desde 2019, atuava como Diretor de Operações do BADESC.

Controladora-geral adjunta

Marisa Zikan da Silva também é natural de Florianópolis. Auditora Interna do Poder Executivo do Estado de SC desde setembro de 2006, é graduada em Administração pela ESAG/UDESC e Pós-Graduada em Direito Tributário pela UNISUL. Ocupou os cargos de Secretária Adjunta da Fazenda do Município de Florianópolis entre 2014 e 2015. Foi assessora do Diretor de Auditoria Geral da Secretaria do Estado da Fazenda entre 2015 e 2018 e Gerente de Auditoria de Controle Interno e Gestão de Riscos da CGE/SC entre 2019 e 2020.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto: Julio Cavalheiro / Secom

O governador Carlos Moisés e o secretário Executivo de Comunicação, Gonzalo Pereira, receberam para uma reunião de trabalho, na manhã desta terça-feira, 30, a direção da Associação dos Jornais do Interior de Santa Catarina (Adjori/SC) e diretores de veículos que compõem a instituição. Durante o encontro na Casa D’Agronômica, o governador reforçou a importância do trabalho da imprensa, destacando o papel dos veículos de comunicação no interior do estado.

 “A comunicação local e regional está muito próxima da sociedade e esta relação de credibilidade e confiança é um canal importante para que o Governo também consiga chegar mais perto do cidadão, com suas entregas e serviços”, destacou o governador.

Da mesma forma, o secretário Gonzalo Pereira reforçou que a parceria é fundamental para levar as ações do Governo cada vez mais longe. “Mais do que nunca, o acesso à informação oficial e correta é um serviço essencial para o cidadão. Fazemos isso em um trabalho de mão dupla, comprometido com a verdade e a garantia de que esta informação ajudará a quem precisa”, frisou.

Participaram da reunião, José Roberto Deschamps e Valmoci Jesus de Souza, presidente e vice da Adjori/SC; Hélio Westphal, tesoureiro da Adjori/SC; Claudio Schlinwein do Jornal Município (Brusque, Blumenau e Joinville); César Celski do jornal A Gazeta (São Bento do Sul); Edson da Soller do Jornal Tribuna de Notícias (Criciúma), e Osmar Schlinwein, representante dos jornais O Município e Gazeta.

Informações adicionais para a imprensa
Francieli Dalpiaz 
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom
E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC


Foto: Divulgação / SEA

O Arquivo Público Histórico de Santa Catarina foi fundado em 1960 para guardar os registros documentais da atividade pública catarinense. Atualmente, são mais de seis milhões de páginas de documentos organizados em 200 conjuntos. Em função da pandemia, a consulta de parte destes arquivos está sendo feita de maneira virtual, neste link. O atendimento presencial está previsto para retornar no próximo mês.

Para celebrar os 60 anos da instituição, a equipe também organizou uma exposição virtual sobre as atividades relacionadas à saúde pública em Santa Catarina, nos séculos 19 e 20. Para conhecer o trabalho, basta acessar: www.saudepublicaapesc.wordpress.com.

Além disso, há um projeto em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina para digitalização dos volumes de importância histórica e os mais acessados. “A ideia é ampliar o acesso às informações dando mais visibilidade aos documentos, contribuindo com a construção da cidadania”,  disse a diretora do Arquivo, Aline Ramos. O convênio com o Ministério Público está em fase adiantada, faltando a licitação para contratação de empresa para digitalização.

Outro projeto em andamento é realocar o acervo do Arquivo Histórico em sede própria, no Centro da Capital.

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração - SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 


Foto: Luís Longhini / Rádio Rural

O governador Carlos Moisés lamentou a morte do empresário Osório Henrique Furlan neste domingo, 28. Ele destacou a importância do empresário para a expansão do agronegócio catarinense.

“Osório Henrique Furlan contribuiu para consolidar esse setor tão importante para a economia catarinense, com uma atuação reconhecida internacionalmente. Nossos sentimentos à família e amigos pela perda”, afirmou Carlos Moisés.

Furlan tinha 97 anos e foi um dos pioneiros da Sadia. Nascido em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, mudou-se para Concórdia na década de 1940, e trabalhou com o sogro, Attilio Fontana, na recém-inaugurada empresa. O empresário foi fundamental para a expansão da companhia e passou por diversas funções dentro da Sadia, onde atuou como vice-presidente do Conselho de Administração até 2007.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br


Foto: Divulgação / Rede Angeloni

O governador Carlos Moisés manifestou pesar pela morte do empresário Roberto Angeloni neste domingo, 28. Ele se solidariza com a família e amigos neste momento de perda.O governador Carlos Moisés manifestou pesar pela morte do empresário Roberto Angeloni neste domingo, 28. Ele se solidariza com a família e amigos neste momento de perda.

“Enviamos à família Angeloni nossa manifestação de pesar e condolências pelo falecimento de Roberto Angeloni, ocorrido neste domingo. Que Deus o receba e conforte a família e amigos”, disse o governador.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br


Foto: Caco da Rosa / Prefeitura de Herval d’Oeste

O governador Carlos Moisés decretou luto oficial de três dias pela morte do prefeito de Herval d’Oeste, Américo Lorini. A medida será oficializada em Diário Oficial, no Decreto 692.

O governador de Santa Catarina se solidariza com a família e amigos neste momento de perda e reconhece as contribuições do prefeito para a região e o estado.

Lorini faleceu na manhã deste sábado, 27. Natural de Vila Maria, no Rio Grande do Sul, o chefe do Executivo municipal tinha 74 anos e estava afastado para tratar um câncer.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br


Foto: Mauricio Vieira / Secom

O governador Carlos Moisés recepcionou na manhã deste sábado, 27, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves. O encontro ocorreu na Base Aérea de Florianópolis, onde Damares desembarcou para cumprir agenda pelo estado.

Em um encontro reservado, o governador debateu com a ministra demandas de Santa Catarina e temas relacionados à pasta. Carlos Moisés reforçou a satisfação em receber os ministros do Governo Federal, ainda mais em um momento em que é fundamental reunir forças para o combate à pandemia.

>> Mais fotos na galeria

"Isso demonstra a importância de Santa Catarina no cenário nacional. Nesta semana, conquistamos a habilitação de novos leitos de UTI junto ao Ministério da Saúde, tivemos um encontro com o ministro do Meio Ambiente e agora com a ministra Damares. É muito importante unirmos esforços na busca de soluções para melhorar a situação em Santa Catarina nas diversas áreas e também no enfrentamento à pandemia", destacou.

Do encontro, a ministra partiu para São José, onde participa de cerimônia simbólica de entrega de 13,5 mil cestas de alimentos a comunidades indígenas da região. A ação é uma parceria entre o Ministério, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a Fundação Nacional do Índio (Funai) e as Forças Armadas e deve beneficiar 6,7 mil  famílias de etnia Guarani, Kaingang e Xokleng que estão em risco nutricional. A expectativa é distribuir todas as cestas até o dia 20 de julho.  

>> Leia também:

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3022
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br


Imagem: Divulgação/ Iprev

Está circulando em grupos do WhatsApp uma mensagem falsa, em nome do Instituto de Previdência de Santa Catarina (Iprev), alertando sobre a data do pagamento da primeira parcela do décimo terceiro no Estado. A definição do pagamento antecipado do décimo terceiro é feita pela Secretaria do Estado da Fazenda e, até o momento, não há nada definido quanto ao adiantamento de parcelas. Segundo a lei, o pagamento da primeira parcela em órgãos públicos deve ser até 30 de novembro.

“Importante informar aos servidores ativos, aposentados e aos pensionistas que o calendário de pagamentos continua o mesmo e essa notícia não deve gerar falsas expectativas” explica Kliwer Schmitt, presidente do Iprev. Com isso, segue valendo o cronograma de pagamentos divulgado pelo Governo do Estado em janeiro de 2020.

Importante ressaltar que o site oficial do Iprev é fonte para informações seguras e atualizadas quanto ao pagamento de servidores, aposentados e pensionistas. Não clique em links encaminhados em grupos de WhatsApp. Acesse diretamente www.iprev.sc.gov.br para ter acesso às informações.

Informações adicionais à imprensa: 
Assessoria: Mariana Paniz
Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina - Iprev
(48) 3665.4600
comunicacao@iprev.sc.gov.br
www.sc.gov.br