Foto: Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Duas novas resoluções do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina passam a regulamentar e normatizar os serviços previdenciários em 2022. Com o objetivo de também orientar os requerentes aos benefícios de pensão, aposentadoria, entre outros, o Iprev publicou os novos documentos no começo de junho para substituírem as versões de 2021. 

“Por conta da pandemia, os órgãos públicos fecharam, então começamos a atender por e-mail em 2020 e regulamentamos isso em 2021. Agora, passada a fase crítica da pandemia, estamos aperfeiçoando os serviços. Desenvolvemos uma forma de procedimento direto pelo portal gov.br (do Governo Federal), com facilidade para comprovação de identidade, formulário digital de anexação dos documentos e ainda eliminamos a parte de reconhecimento do cartório”, afirma o presidente do Iprev, Marcelo Panosso Mendonça. 

As orientações para o preenchimento, seleção de documentos, prazos, diligências, dentre outras, estão contidas na Resolução 001/2022. O texto 002/2022 trata dos procedimentos para solicitação de serviços e as relações com o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGP-e) e o Portal de Serviços. 

Segundo o presidente da autarquia, o órgão recebia, até então, os pedidos por e-mail e havia uma margem grande para erros no requerimento, principalmente na relação documental. Atualmente, com o novo sistema, a Resolução indica e o formulário exige toda relação, o formulário cai direto na gerência ou diretoria responsável e há controle exato sobre os processos iniciados e finalizados. 

“A partir das novos documentos, estamos orientando as pessoas, como deve ser feito, por onde e com quais documentos. Estamos facilitando a vida de todos e acelerando os processos no Iprev”, diz o presidente, que completa: “A média dos últimos cinco anos é de 6 mil processos por ano. Só até agora, com cinco meses completos apenas, já temos 4 mil e 500. Vamos bater 9 mil em 2022 com tranquilidade. É um acréscimo significativo”, finaliza. 

Confira as resoluções e suas finalidades: 

Resolução 001/2022 - Dispõe sobre os requerimentos de pensão por morte, autuação e tramitação de processos, solicitação de senhas para consulta de contracheque e para comprovante de rendimentos.

Para mais informações, clique aqui!

Resolução 002/2022 - Dispões sobre a criação de níveis de atendimento para a prestação de serviços pelo órgão aos requerentes, beneficiários, segurados e setoriais de recursos humanos e a Relação de Serviços ofertados pelo Iprev com os respectivos códigos no SGP-e e para o Portal de Serviços SC. 

Para mais informações, clique aqui!

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação - Secom
Governo de Santa Catarina
Fone: (48) 3665-3029
E-mail: imprensa@secom.sc.gov.br
Site: www.sc.gov.br

Blumenau foi a cidade que mais gerou empregoFoto: Ricardo Wolffenbüttel/Arquivo/Secom

Santa Catarina vive um momento de expansão do emprego com carteira assinada. Nos quatro primeiros meses do ano, o estado teve um saldo positivo de 66.922 vagas. Trata-se do melhor resultado do Sul e do terceiro melhor do país, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal. Dos 295 municípios catarinenses, 250 registraram mais admissões do que demissões, o que representa 85% do total.

O estado também apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 4,5%, segundo o IBGE. “O povo catarinense é trabalhador por natureza. Em momentos de dificuldade, ele arregaça as mangas e se entrega ao serviço. De parte do Governo do Estado, nós buscamos sempre atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios. Santa Catarina tem todas as suas regiões bem desenvolvidas, e isso é um ativo muito importante. Continuaremos trabalhando para que os números do nosso estado sejam cada vez melhores”, afirma governador Carlos Moisés.

Veja abaixo as 10 cidades que mais geraram empregos em SC até abril:

  1. Blumenau – 5.253
  2. Florianópolis – 5.087
  3. Joinville – 4.108
  4. Itajaí – 3.871
  5. Itapema – 2.799
  6. Chapecó – 2.530
  7. Criciúma – 2.263
  8. Jaraguá do Sul – 1.919
  9. São José – 1.538
  10. Palhoça – 1.461


Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

O Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina está com as inscrições abertas para a escolha dos Conselhos Fiscal e de Administração, para o mandato entre 2022 e 2024. O cadastramento vai até o dia 20 de junho. O processo será totalmente online, o que garante uma participação mais efetiva, simples e rápida aos interessados.

::: Baixe o edital aqui!

Os dois conselhos terão representação paritária e, além de proporcionar mais transparência, permitirão que os representantes, escolhidos pelos segurados, participem das decisões do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). Ambos terão papel fundamental na proteção do patrimônio e no aprimoramento da gestão dos recursos.

Os conselhos

O Conselho de Administração é o órgão de deliberação e orientação superior do RPPS de Santa Catarina e será composto por 14 membros (sete eleitos e sete indicados) e seus respectivos suplentes. Dos sete eleitos, cinco serão escolhidos dentre servidores efetivos ativos de cada Poder ou órgão; um eleito entre os servidores inativos e um representante dos pensionistas do Iprev. 

O Conselho Fiscal é o órgão fiscalizador da gestão financeira, e será composto por seis membros (três eleitos e três indicados) e seus respectivos suplentes. Um dos eleitos será entre os servidores efetivos ativos de cada Poder ou órgão; um dentre os servidores inativos e um dentre os pensionistas do Iprev.

Os mandatos serão de dois anos e as candidaturas são individuais.

Como me inscrever?

O candidato deve preencher uma ficha de inscrição, mas antes é importante acessar o manual de instruções da candidatura (confira abaixo). 

Confira os links:

::: Manual de acesso ao sistema 

::: Formulário de inscrição 

::: Edital 

Informações adicionais à imprensa: 
Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina - Iprev
(48) 3665.4600
www.iprev.sc.gov.br

 

mafra

 

O maior evento itinerante de empregabilidade e qualificação profissional de Santa Catarina chega nesta quinta-feira, 9, em Mafra, com mais de 188 vagas de emprego na cidade, ofertas de cursos de capacitação on-line e presencial. O caminhão do Qualifica SC e a unidade móvel do Sine são iniciativas do Governo de Santa Catarina pelo Programa Qualifica SC e da Caravana do Emprego, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE).

“Além de agendar as entrevistas de emprego nas vagas de interesse, os participantes já podem sair do local matriculados em um dos 20 cursos, o que aumentará substancialmente sua empregabilidade. São mais de 5 mil vagas 100% gratuitas”, reforça o coordenador de intermediação e mão de obra do Sine, Alexandre Souza.

Desenvolvimento

Atrelado ao Programa do Governo do Estado, o Gente Catarina, o Qualifica SC disponibiliza cursos gratuitos de capacitação e com certificados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda. Prioritariamente, serão atendidos os 61 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, posteriormente, será ampliado para todas as cidades catarinenses.

Sobre o Qualifica SC Virtual

São 20 cursos ofertados pelo Instituto Mix, são eles: Mídias Digitais; Manutenção e instalação de ar condicionado; Cuidador de idosos; Eletricista; Barbeiro profissional; Inglês EAD (básico e pré-intermediário); Chef Internacional; Cabeleireiro Profissional; Gestão empresarial e educação financeira; Gastronomia com ênfase na culinária vegana; Digital Influencer; Mestre de obras; Confeitaria; Manipulação de alimentos; Maquiagem Profissional; Programação em Python; Fotografia; Manicure, pedicure e alongamento de unhas; Camareira; Garçom.

:: Inscrições para modalidade online aqui

viruais

Sobre o Qualifica SC Presencial

Os cursos presenciais serão feitos em parceria com a Uniasselvi em diferentes áreas, envolvendo o setor de turismo, eventos, tecnologia, alimentação, beleza, construção civil, idiomas e gestão empresarial. As aulas ocorrem em todas as regiões, podendo ser remanejadas, caso tenha fila de espera em uma região e sobra de vagas em outra.

Adílio Anísio, coordenador do projeto, comenta a dimensão do evento: "A SDE além de encaminhar os participantes para as vagas de emprego, também qualifica os candidatos nas áreas em que, uma vez certificados, aumentarão consideravelmente as chances de serem contratados ou de iniciarem a carreira de forma autônoma. São cursos em áreas que hoje há carência de profissionais e que elevarão e muito, a possibilidade de aumentar a renda pessoal".

:: Inscrições para cursos presenciais aqui

presenciais

Serviço 

  • Onde: Mafra
  • O quê: Caravana do Emprego e Qualifica SC
  • Quando: dia 9 de junho das 8h às 16h
  • Local: Rua Felipe Schmidt – Centro

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

WhatsApp Image 2022 06 06 at 15.43.20

Novas oportunidades chegarão a Canoinhas nesta terça-feira, 7, com o caminhão do Qualifica SC, que ofertará mais de 5 mil cursos EAD e presenciais,  e com a Caravana do Emprego, com vagas de trabalho para a população. As iniciativas são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e do Programa Gente Catarina, do Governo do Estado.

O coordenador do Qualifica SC, Adílio Anísio, explica que a presença física do caminhão junta à Caravana do Emprego é uma ação extra de divulgação. “As inscrições para os cursos presenciais e a distância já estão abertas e podem ser feitas online pelos sites oficiais. Mas, as vagas são limitadas e estarão disponíveis até que todas sejam preenchidas. É uma grande oportunidade do Governo de Santa Catarina para as pessoas que precisam da qualificação profissional para dar um up na sua carreira ou começar em uma nova área de trabalho”, enfatiza.

Emprego 

A Caravana do Emprego irá oferecer aproximadamente 52 vagas para a região. A Caravana também oferece dicas de elaboração de currículo e de como se portar durante uma entrevista.

Artesanato 

Uma das ações para o fortalecimento de políticas públicas do artesanato catarinense neste ano de 2022 é garantir que artesãos participem da Caravana do Emprego. O setor de Artesanato e Economia Solidária da SDE está acompanhando a unidade móvel do Sistema Nacional do Emprego (Sine) para emissão da carteira nacional do artesão. Em Canoinhas já foi confirmada essa ação.  

Sobre o Qualifica SC

O Programa disponibiliza cursos gratuitos de capacitação e com certificados. Atrelado ao Programa Gente Catarina, nesta primeira etapa, serão atendidos os 61 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, posteriormente, será ampliado para todas as cidades do Estado.

Os cursos presenciais são feitos em parceria com a Uniasselvi e estarão disponíveis nas regiões da Grande Florianópolis, Sul, Planalto Serrano, Oeste e Norte.

Os virtuais na modalidade EaD, realizados pelo Instituto Mix, são mais de 20 cursos em todas as regiões do Estado. As oportunidades são em diferentes áreas, envolvendo o setor de turismo, eventos, tecnologia, alimentação, beleza, construção civil, idiomas e gestão empresarial. É a oportunidade de ficar mais qualificado pro mercado de trabalho e ampliar as possibilidades na carreira profissional.

WhatsApp Image 2022 05 18 at 14.57.51

WhatsApp Image 2022 05 18 at 14.57.56

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

 

 Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom 

A geração de empregos continua positiva em Santa Catarina. Mesmo com uma população quase 40% menor que os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul, o estado catarinense teve a maior geração absoluta de postos de trabalho formais no Sul do Brasil durante os quatro primeiros meses do ano. O saldo no primeiro quadrimestre foi de 66.922 vagas, o que representa também o terceiro melhor resultado do Brasil, atrás apenas dos dois estados mais populosos do país: São Paulo e Minas Gerais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta segunda-feira, 6, pelo Ministério do Trabalho.

O governador Carlos Moisés lembra que Santa Catarina também possui a menor taxa de desemprego do Brasil, com 4,5%, menos da metade da média nacional. Segundo o chefe do Executivo estadual, o desempenho apresentado pelo estado é fruto de uma economia diversificada, da segurança jurídica para investimentos privados e da resiliência da população.

“O povo catarinense é trabalhador por natureza. Em momentos de dificuldade, ele arregaça as mangas e se entrega ao serviço. De parte do Governo do Estado, nós buscamos sempre atuar como parceiros do setor produtivo, auxiliando na atração de novos negócios. Santa Catarina tem todas as suas regiões bem desenvolvidas, e isso é um ativo muito importante. Continuaremos trabalhando para que os números do nosso estado sejam cada vez melhores”, afirma Carlos Moisés.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Jairo Sartoretto, conta que a geração de empregos é um dos principais termômetros da atividade econômica. Ele lembra que Santa Catarina teve um ano acima da média em 2021, com o melhor saldo de empregos da sua história, e está repetindo a dose neste começo de ano.

“Estamos atrás apenas dos gigantes São Paulo e Minas Gerais, que possuem populações muito maiores. Nossos resultados são excelentes. Apenas em abril, tivemos um saldo positivo de 7.238 vagas, puxadas principalmente pelo setor de serviços. Também precisamos destacar que, em Santa Catarina, houve um equilíbrio entre o cuidado com a saúde e a manutenção da força de trabalho. Temos a menor taxa de letalidade para Covid-19 do país”, lembra Sartoretto.

Além dos serviços, os setores do comércio e da construção civil também tiveram saldo positivo na geração de empregos em abril.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação - SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br 

 Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

Santa Catarina sai na frente mais una vez, e torna-se o primeiro estado do país a dispensar a Prova de Vida para que aposentados e pensionistas do serviço público estadual possam receber seu benefício.

O fim do procedimento já está em vigor, livrando beneficiários – em especial pessoas com deficiência ou de idade mais avançada – dos transtornos e do desconforto de ter que se deslocar anualmente a uma unidade de atendimento para a comprovação de vida. Hoje são 12 mil pensionistas e 65 mil servidores aposentados recebendo pensões e aposentadorias do Governo do Estado de Santa Catarina.

“Sempre é uma situação difícil para o beneficiário idoso e sua família. É preciso buscá-lo, colocá-lo numa condução e levar a uma unidade de atendimento para mostrar que está vivo. Tínhamos gente até no Pará que precisava comparecer a um estabelecimento aqui em Santa Catarina, ou então fazer a comprovação de vida por meio de um cartório. A tecnologia e a inovação estão em constante evolução no governo catarinense, o que nos possibilitou dispensar a Prova de Vida”, observa o presidente do Instituto de Previdência do Estado de Santa Catarina (Iprev), Marcelo Panosso Mendonça.

Graças a um convênio firmado há um ano, o governo passou a ter acesso direto ao registro de óbitos da base de dados do Tribunal de Justiça (TJ). Por intermédio de uma API (Application Programming Interface, uma interface de programação que possibilita a comunicação entre plataformas através de uma série de padrões e protocolos), o governo consegue selecionar e extrair as informações que precisa do sistema informatizado do TJ.

São cruzados o nome completo, CPF e nome da mãe do servidor ou pensionista. “Conseguimos, assim, receber todas as informações do registro civil dos cartórios catarinenses. Antes de rodar a folha, verificamos se existe o óbito de algum servidor em nosso banco de dados”, explica.

Na folha deste mês, os registros de óbito que chegam à base de dados do governo ainda estão restritos aos ocorridos em Santa Catarina. Mas a partir de julho, também vão englobar os óbitos ocorridos em todo o território nacional, por conta de convênio firmado com a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev).

Governo eletrônico

A integração de fontes de dados não serve apenas para a Prova de Vida. Dentro de toda a estrutura do Governo Sem Papel, Santa Catarina está conseguindo checar todas as bases de dados. Sistemas como os da Junta Comercial, Segurança Pública e cartórios já fornecem uma ampla rede de informações.

Grande parte dos serviços oferecidos pelo Governo SC hoje estão em plataformas digitais – tudo realizado com extrema segurança e respeito à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). Uma dos avanços mais importantes foi a possibilidade de qualquer cidadão abrir processos diretamente no sistema eletrônico do governo do Estado, o Sistema de Gestão de Processos Eletrônicos (SGPE), por meio do www.sc.gov.br .

A integração é total: o portal já permite que o interessado, ao fazer a solicitação dentro do SGPE, interaja diretamente com setores do governo – inclusive com a anexação eletrônica de documentos, tornando desnecessário o atendimento presencial, por telefone ou e-mail.

Informações adicionais à imprensa
Renê Müller
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração - SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 / (48) 99119-9592
www.sea.sc.gov.br

 

 Fotos: Ascom/Sine

Com o objetivo de reinserir dependentes em substâncias psicoativas no mercado de trabalho, a equipe do Serviço Social da Unidade de Atendimento ao Trabalhador do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Florianópolis, coordenado pela SDE, esteve na última quinta-feira, 26, no Instituto El Shaddai. A instituição é especializada no tratamento e acolhimento de dependentes, localizado no município de Palhoça.

A ação teve como objetivo realizar o cadastro para a intermediação de mão-de-obra de 11 acolhidos que estão na fase final do tratamento e com possibilidade de entrar no mercado do trabalho. 

“Como o Sine visa a inserção do trabalhador no mercado de trabalho e a Instituição tem por objetivo recuperar e ressocializar pessoas, concluímos que  logramos êxito. Ressaltamos que a ação não é estanque e nem está findada. A parceria firmada terá continuidade, uma vez que os acolhidos também serão acompanhados pelo Serviço Social do Sine/Florianópolis até estarem inclusos no mercado de trabalho”, destaca a servidora do Sine, Claudia Regina Moser.

Para concorrer 

A presença da equipe do Sine em locais estratégicos, como a ida ao Instituto de tratamento e acolhimento de dependentes de substâncias psicoativas e até a Caravana do Emprego, é apenas uma das maneiras de oferecer as vagas. As pessoas também podem procurar uma das mais de 140 unidades do Sine, estaduais e municipais, em funcionamento em Santa Catarina.

Para o cadastro, é necessário apresentar pessoalmente documentos pessoais como RG, CPF e carteira de trabalho. Devido à pandemia, o atendimento em algumas unidades está sendo feito via agendamento, por telefone. 

Outra possibilidade é o acompanhamento das vagas via aplicativo do Governo Federal Sine Fácil, que pode ser baixado no smartphone ou tablet. Lá o trabalhador poderá conferir as oportunidades, candidatar-se a uma vaga e também dar entrada no seguro-desemprego. As mesmas funcionalidades também estão disponíveis no portal Emprega Brasil. 

 ::: Veja o endereço na sua cidade aqui

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-4298
E-mail: comunicacao@sde.sc.gov.br
Site: www.sde.sc.gov.br

Foto: Pablo Mingoti / SDE

O Sistema Nacional de Emprego (Sine), coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), assinou nesta quarta-feira, 25, três acordos com prefeituras para a implantação de unidades em mais três cidades: Grão Pará, Bela Vista do Toldo e Paulo Lopes. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o emprego e a economia nos municípios. 

Para o secretário da SDE, Jairo Luiz Sartoretto, o objetivo é trabalhar com as potencialidades das cidades e capacitar o trabalhador para a vaga que estará disponível naquela cidade. “Após a publicação no Diário Oficial do Estado, vamos começar um trabalho de capacitação de servidores e colaboradores das prefeituras para a implantação efetiva do Sine nestas cidades”, explica. 

Os prefeitos e autoridades das cidades demonstraram satisfação com a nova parceria. Helio Alberton Junior, prefeito de Grão Pará, destaca a importância do acordo. “Com a implantação do Sine, a gente tem a oportunidade, junto com as empresas que necessitam de mão de obra, de expandir para o município e para outras regiões do Estado, as vagas que possuímos, além de também divulgarmos vagas de outras regiões para os nossos trabalhadores'', diz.  

O presidente da Câmara de Vereadores de Paulo Lopes, Isaac Pacheco Silva, explica que a iniciativa de abrir uma unidade do Sine veio após a Caravana do Emprego desembarcar na cidade. “Nosso município tem muita mão de obra, mas às vezes falta capacitar e fazer com que  a vaga de emprego chegue até o trabalhador”, enfatiza.

Os acordos foram assinados com a presença do secretário da SDE; da representante da Diretoria de Emprego e Renda, Gabriela Figueredo; do diretor de Empreendedorismo e Competitividade, Carlos Alberto Arns Filho; e de autoridades dos municípios: o secretário de Planejamento, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Urbano, Vagner Ascari da Costa; e o auxiliar administrativo, Douglas Bianco (Grão Pará); o presidente da Câmara de Vereadores, Isaac Pacheco Silva; a secretária municipal de Assistência Social, Maria Patrícia Pacheco; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Aguinaldo Rodrigues (Paulo Lopes); e a secretária de Assistência Social, Fatima Damaso Kessin (Bela Vista do Toldo). 

Texto: Pablo  Mingoti

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

 

 Foto Ascom/SDE

Novas oportunidades chegarão em Garopaba nesta quinta-feira, 26, com o caminhão do Qualifica SC que ofertará serviços à população como corte de cabelo e esmaltação, além de mais de 5 mil cursos EAD e presenciais acompanhado ainda da Caravana do Emprego com vagas de emprego para a população. As iniciativas são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e do Programa Gente Catarina, do Governo do Estado, e estarão no município com o objetivo de oferecer mão de obra qualificada e aproximar ainda mais o trabalhador do empregador.

A equipe do Qualifica SC estará na cidade para divulgação e oferta dos cursos gratuitos de capacitação. Nesta edição, o diferencial será a oferta de serviços, como o corte de cabelo feminino e masculino, massagem, além de esmaltação. Os serviços são uma demonstração dos profissionais que se formaram nos cursos online e que estão sendo oferecidos gratuitamente para a população pelo Governo do Estado.

O coordenador do Qualifica SC, Adílio Anísio, explica que a presença física do caminhão nas Caravanas do Emprego é uma ação extra de divulgação. “As inscrições para os cursos presenciais e a distância já estão abertas e podem ser realizadas online pelos sites oficiais. Mas, as vagas são limitadas e estarão disponíveis até que todas sejam preenchidas. É uma grande oportunidade do Governo de Santa Catarina para as pessoas que precisam da qualificação profissional para dar um up na sua carreira ou começar em uma nova área de trabalho”, enfatiza.

Emprego

Além da capacitação, a Caravana do Emprego irá oferecer oportunidades de emprego. São aproximadamente 150 vagas disponíveis para região de Garopaba. A Caravana também realiza atendimento ao trabalhador e ao empregador e oferece dicas de elaboração de currículo e de como se portar durante uma entrevista.

Agenda

Garopaba
Dia: 26/05
Local: Praça Governador Ivo Silveira, em frente à prefeitura
Horário: 8h às 16h

Próximas edições

Junho
07/06 - Canoinhas
09/06 - Mafra
23/06 - Caçador
30/06 - Capivari de baixo

Sobre o Qualifica SC

O Programa disponibiliza cursos gratuitos de capacitação e com certificados para pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade de baixa renda. Atrelado ao Programa Gente Catarina, nesta primeira etapa, serão atendidos os 61 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Santa Catarina, posteriormente, será ampliado para todas as cidades do Estado.

Os cursos presenciais são feitos em parceria com a Uniasselvi e estarão disponíveis nas regiões da Grande Florianópolis, Sul, Planalto Serrano, Oeste e Norte.
Os virtuais na modalidade EaD, realizados pelo Instituto Mix são mais de 20 cursos em todas as regiões do Estado. As oportunidades são em diferentes áreas, envolvendo o setor de turismo, eventos, tecnologia, alimentação, beleza, construção civil, idiomas e gestão empresarial. É a oportunidade de ficar mais qualificado pro mercado de trabalho e ampliar as possibilidades na carreira profissional.

Veja os quadros abaixo: 

WhatsApp Image 2022 05 18 at 14.57.51

WhatsApp Image 2022 05 18 at 14.57.56

::: Inscrições para os cursos presenciais neste link:
:: Inscrições para os cursos EAD neste link.

Gente Catarina

O Qualifica SC faz parte do Gente Catarina, que pretende elevar o índice de desenvolvimento humano das cidades com menor IDH do Estado. O Governo do Estado reservou um valor de pouco mais de R$ 1 milhão no orçamento do programa de capacitação que terá como foco as pessoas de baixa renda. “O Qualifica SC vem para somar com o conjunto de ações do Gente Catarina nos municípios de baixo IDH e que contribuem para o desenvolvimento e novas oportunidades para a população”, destacou o coordenador do Programa, tenente-coronel Frederick Rambusch.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável - SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

Salvar
Preferências para Cookies
Usamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Se você recusar o uso de cookies, este site pode não funcionar como esperado.
Aceitar todos
Rejeitar todos
Leia mais
Analytics
Ferramentas usadas para analisar os dados para medir a eficácia de um site e entender como ele funciona.
Google Analytics
Aceitar
Rejeitar