Case do Educação na Palma da Mão será apresentado durante o Consed em Goiânia - Foto: Doia Cercal / Secom

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, participa da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Goiânia, nesta quarta-feira, 18, para apresentar dois cases de sucesso  desenvolvidos em Santa Catarina. A convite do secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Macedo, Uggioni compartilhará com secretários dos 27 estados e Distrito Federal os trabalhos envolvendo o sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão e o processo de Revisão de Conformidades do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina.

“É gratificante ver que nossa Secretaria e nosso Estado consolidam-se como referência em duas ações que estão diretamente ligadas à gestão. Sermos chamados para contar nossa experiência e passar nosso conhecimento para os demais secretários do país nos deixa orgulhosos, mas, principalmente, felizes pela possibilidade de compartilhar boas práticas”, afirma o secretário.

O sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação. Ele permite o acesso on-line a dados sobre matrículas, frequência e desempenho escolar, por meio de visualização de gráficos, tabelas e mapas, no computador e na interface do smartphone. O sistema é alimentado por dados informados pelas escolas, por indicadores nacionais, fornecendo evidências e dando suporte à gestão e à tomada de decisões mais efetivas.

Já a Revisão de Conformidades do Plano Estadual de Educação é um processo que vem sendo realizado para avaliar as mudanças de estratégia necessárias para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE). O documento foi desenhado em 2015 e as ações para o alcance das metas demanda atualização, para tê-lo sempre alinhado às necessidades atuais da educação catarinense.  O estudo está sendo realizado pela equipe técnica de Planejamento e Políticas Educacionais da SED.

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Patrícia Antunes
(48) 3664-0347 / 988177973
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br 
www.sed.sc.gov.br 


Imagem: FCEE

As instituições especializadas em educação especial de Santa Catarina já podem se inscrever para aderir ao Modelo de Repasse Direto (MRD), modalidade de convênio baseada no repasse de verbas para contratação direta, pela instituição, de professores e demais profissionais. Essa modalidade é uma opção ao tradicional sistema de ceder professores temporários para as instituições. O edital do Governo do Estado, publicado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), é referente ao ano de 2020. As instituições têm até o dia 29 de novembro para enviar a documentação. 

Os valores repassados a cada instituição, via MRD, são baseados na análise de número de educandos matriculados e enturmação. No lugar de contratar e ceder professores, o Governo do Estado, através da FCEE, repassa os recursos financeiros e cada instituição parceira define a contratação dos profissionais, seguindo os critérios estabelecidos em convênio e na Política de Educação Especial de Santa Catarina.

Uma das novidades do edital para o ano de 2020 é a possibilidade de permanência na instituição dos profissionais efetivos já lotados no local. A FCEE também mantém o compromisso de capacitação continuada e qualificação dos profissionais das instituições conveniadas.

Atualmente o Governo do Estado, através da FCEE, possui convênio com 217 instituições especializadas em educação especial, que atendem pessoas com deficiência, com atraso global do desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação. Em 2016, teve início o processo de transição para a modalidade de Repasse Direto, com adesão voluntária das instituições. Uma das primeiras a aderir ao novo modelo foi a APAE de Florianópolis, que conseguiu melhorar a gestão de pessoas, além de ampliar e qualificar os atendimentos.

As informações completas sobre o modelo e o edital estão disponíveis neste link. 

Mais informações para imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Comunicação FCEE
(048) 3664-4943/ 991158918
Email: imprensa@fcee.sc.gov.br


Foto: Consed / Divulgação 

A rede estadual de ensino de Santa Catarina esteve representada no 2º Encontro da Frente de Trabalho Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Brasília, entre segunda, 9, e quarta-feira, 11. O evento reuniu quatro representantes de cada uma das 27 unidades da federação, em uma imersão sobre diretrizes de implementação do Novo Ensino Médio, que ocorre a partir de 2020.

A secretária adjunta de Estado da Educação e coordenadora da Base Curricular no Estado, Carla Silvanira Bohn, acompanhou os trabalhos junto à equipe técnica catarinense e falou sobre a relevância da interação entre os estados, na discussão do Novo Ensino Médio.

“O encontro foi um momento rico e aprofundado, em que cada estado compartilhou conhecimentos, estratégias e práticas, assim como preocupações sobre a implementação do novo modelo. Isto vai além de uma abordagem conceitual e nos faz voltar a Santa Catarina com um conjunto de metas para dar suporte de implementação às nossas escolas”, declarou a secretária adjunta de Estado da Educação.

Metas de suporte para a implantação do Novo Ensino Médio em SC

A equipe de Santa Catarina formulou um conjunto de metas para apoiar os educadores e gestores escolares durante a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino. O compromisso com o novo modelo compreende um processo gradativo, que começa com a adesão de parte das 1.071 unidades escolares e em etapas. 

Informações adicionais para imprensa:
Sicilia Vechi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0353 / (48) 3664-0353 / 99132-5252
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
www.sed.sc.gov.br 


Fotos: Divulgação / Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aparece pela primeira vez no ranking das melhores universidades do mundo, o THE (Times Higher Education). No levantamento deste ano, liderado pela britânica Universidade de Oxford, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países.

O levantamento é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

A lista tem 46 universidades brasileiras, 11 a mais do que no ano passado, o que fez o Brasil saltar de nono para sétimo país com maior número de instituições no ranking, na frente de Chile, Itália e Espanha.

Todas as novas instituições brasileiras que aparecem na lista deste ano, incluindo a Udesc, foram classificadas na faixa de mais de 1.001 - a classificação é feita em grupos a partir da posição 200. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também representa SC no ranking, ao passar da posição 801-1000 para 601-800. 

"Aparecer neste relevante ranking internacional representa muito para a Udesc. Reflete o competente trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além da dedicação e qualidade dos nossos alunos. Um resultado para orgulhar todos os catarinenses", ressalta o reitor Marcus Tomasi.

Entre as 50 que mais produz pesquisa

Em maio deste ano, a Udesc também se destacou entre as 50 instituições brasileiras que mais produziram ciência entre entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2018. O ranking é elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics. Confira o ranking completo.

Nessa lista, há 44 universidades (36 federais, sete estaduais e uma particular), cinco institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, e um instituto federal de ensino técnico.

A Udesc ocupa a 48ª posição no ranking, com quase 1,5 mil trabalhos científicos nos últimos cinco anos, e é uma das duas representantes catarinenses entre as 50 instituições mais produtivas, ao lado da UFSC.

Destaque nacional no ensino

A Udesc segue mantendo Santa Catarina na quarta posição entre as unidades da federação com as melhores instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, conforme mostra o último Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). O índice avalia 233 universidades públicas e privadas brasileiras, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,54 (o anterior foi de 3,45), e ganhou cinco posições no ranking das universidades e dos institutos, indo para a 33ª colocação geral. Entre as instituições de ensino estaduais do Brasil, a Udesc é a nona melhor colocada no ranking, enquanto que em Santa Catarina é a segunda melhor, atrás apenas da UFSC.


Siga as novidades da universidade pelo FacebookInstagramTwitterUdesc em RedeWhatsApp e YouTube. Se você é acadêmico, acesse office.udesc.br para ganhar conta de e-mail, Office 365 e Windows 10 Educacional.

Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br
Telefones: (48) 3664-7935/8010


Educação Especial é pauta de encontro na UFSC - Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom


O Congresso Catarinense de Educação Especial ocorre em Florianópolis de 9 a 11 de setembro  e deve reunir cerca de 600 pesquisadores e profissionais de todo o Brasil atuantes na área da Educação Especial. O encontro é promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em colaboração com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento ocorre no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional, apresentação de comunicações orais e pôsteres, além de mesas redondas e fóruns de discussão que contarão com a participação de representantes das principais instituições e associações atuantes na Educação Especial em Santa Catarina.

Entre os destaques da programação estão as palestras “Políticas públicas em educação especial”, apresentada pelo professor José Geraldo Silveira Bueno, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, apresentada pela professora Rosalba Maria Cardoso Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com o objetivo de ampliar e atualizar o conhecimento técnico-científico na área da Educação Especial, o Congresso reunirá pesquisadores e profissionais de universidades e instituições especializadas em educação especial, como Apaes, órgãos governamentais da área da Educação, escolas com serviços de atendimento educacional especializado, entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Ministério Público, Ministério do Trabalho, entre outros.

Mais detalhes da programação estão disponíveis no site ccee2019.udesc.br.

Serviço:

Congresso Catarinense de Educação Especial
Data: 9 a 11 de setembro de 2019
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
R. Eng. Agrônomo Andrei Cristian Ferreira, 570 – Trindade - Florianópolis (SC)
Informações: ccee2019.udesc.br 

Informações adicionais para a imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Educação Especial - FCCE
E-mail: imprensa@fcee.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4943 / 99115-8918
Site: www.fcee.sc.gov.br

 

 Foto: Jonas Pôrto/Udesc

O curso de Ciências Biológicas, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, foi avaliado como excelente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SC). O curso obteve o conceito 4,77 (em uma escala de 1 a 5) no processo de reconhecimento do curso, feito a partir da visita da comissão externa à unidade em 28 e 29 de agosto.A comissão foi composta pelos professores Robson dos Santos, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e Eduardo Guimarães Barboza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O processo de avaliação considerou três dimensões (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura) e contou com a participação de alunos, técnicos e professores. Durante a visita, os avaliadores fizeram reuniões com direções, departamentos, corpo docente, corpo discente, secretarias e visitaram toda a infraestrutura da Udesc Laguna.

Parcerias
Para o chefe do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas (DEPB), Fábio de Farias Neves, o excelente conceito obtido se deve a um conjunto de fatores. "Esse reconhecimento é resultado do comprometimento, do preparo e da dedicação de todos os envolvidos: alunos, técnicos e professores. É um desempenho muito importante, pois credibiliza a formação dos nossos alunos no mercado de trabalho e reconhece o esforço e a atenção do nosso corpo docente e dos técnicos, motivando todos a continuarmos melhorando e buscando excelência no ensino, pesquisa e extensão", afirma.

Neves destaca, também, o envolvimento da comunidade acadêmica e a parceria entre gestores do centro de ensino e da universidade no processo avaliativo, incluindo a Direção de Ensino (DEG), a Comissão Setorial de Avaliação (CSA), a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai).

O trabalho envolveu reuniões com todos os envolvidos com a equipe diretiva da Udesc Laguna e setores do centro de ensino. Equipes da Proen e da Coai deram suporte aos preparativos e acompanharam as atividades da comissão, incluindo reuniões com docentes e acadêmicos do curso, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com as comissões da instituição envolvidas, além de visitas às instalações da unidade. 

A pró-reitora de Ensino, Soraia Cristina Tonon da Luz, destaca a importância do suporte dado aos cursos durante todo o percurso formativo do aluno. "O resultado da avaliação externa pelo CEE reflete todos os esforços empreendidos a partir das políticas de ensino, pesquisa e extensão que a universidade tem proporcionado. O suporte técnico-administrativo é muito importante e a parceria entre a Proen e Coai neste processo avaliativo externo, dando total suporte e realizando reuniões prévias com os cursos, nos possibilitam aprimorar cada vez mais este processo", afirma. 

Avaliação interna
Já a coordenadora da Coai, Gesilani Júlia da Silva Honório, ressalta a importância da avaliação interna dos cursos, realizada semestralmente, com a finalidade de identificar fragilidades e buscar soluções. Os itens avaliados no procedimento abordam as mesmas dimensões consideradas pelo CEE.

“Os processos relacionados à avaliação interna são de extrema importância, pois são ferramentas essenciais para que ocorram reflexões, e, como resultado, direcionamento de ações, a fim de garantirmos a excelência dos nossos cursos de graduação e de nossa universidade”, afirma Gesilani.

Sobre o curso
Criado em 2015, o curso de Ciências Biológicas da Udesc Laguna teve início no segundo semestre do ano seguinte. Com duração de quatro anos e meio, oferece 30 vagas anuais, distribuídas entre duas opções: Biodiversidade e Biologia Marinha. As duas opções possuem a mesma grade curricular até a quinta fase, depois seguem com grades curriculares distintas até a conclusão, na nona fase. 

O ingresso ocorre pelo Vestibular de Inverno da Udesc e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O aluno opta pela ênfase ao se inscrever. As aulas são presenciais e ocorrem em período integral.

Enade
A primeira turma se formará no final do ano de 2020. No próximo ano, os alunos concluintes estarão aptos a participar do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A pró-reitora de Ensino destaca que os centros recebem, todos os anos, orientações para a realização da prova, por meio do Seminário Institucional do Enade.

“A nota do exame compõe 20% da nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC), emitido pelo Ministério da Educação (MEC), cujo conceito auxilia no processo de renovação de reconhecimento dos cursos, sem a obrigatoriedade das visitas externas”, explica Soraia.

Missão e perfil do profissional
O curso de Ciências Biológicas da Udesc Laguna visa formar profissionais críticos, éticos e cidadãos com espírito de solidariedade, capacitados para analisar a estrutura e dinâmica de sistemas marinhos e terrestres, e implementar ações ligadas à sua conservação e uso sustentável.

O bacharel da área pode atuar na coordenação de planos, programas, projetos e trabalhos multidisciplinares no campo das Ciências Biológicas, além de orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público. Outra área de atuação é no magistério.

Planejamento
A criação do curso seguiu planejamento definido pelo Plano 20 da Udesc Laguna (2010-2030) e atende os focos pedagógicos planejados para o centro, que prevê o atendimento das potencialidades e necessidades vocacionais da região.

Mais informações podem ser obtidas no site.

Siga a universidade pelo FacebookInstagramTwitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é aluno, acesse office.udesc.br para ter e-mail, pacote Office 365 e Windows 10 Educacional.

Reitor: Marcus Tomasi

Luiz Eduardo Schmitt – Secretário de Comunicação da Udesc
(48) 3664-8006 | (48) 99958-8368 | (48) 3664-8007
luiz.schmitt@udesc.br 
comunicacao@udesc.br 

Rodrigo Brüning Schmitt - Reitoria e unidades de Laguna, Balneário Camboriú e Chapecó/Pinhalzinho
(48) 3664-8010
rodrigo.schmitt@udesc.br 

Gustavo Vaz - Reitoria e unidades Cefid, Cead, Ibirama e São Bento do Sul
(48) 3664-7934 | (48) 99161-9002
gustavo.vaz@udesc.br 
 
Carlito Costa - Esag
(48) 3664-8622 | (48) 99977-1832
carlito.costa@udesc.br 

Carolina Hommerding – Faed
(48) 3664-8512 | (48) 99133-1236
carolina.h@udesc.br 

Laís Moser - Ceart
(48) 3664-8350
lais.moser@udesc.br 

Isabela Vargas - Joinville (CCT)
(47) 3481-7930 | (47) 99196-2230
isabela.vargas@udesc.br 
comunicacao@cct.udesc.br 

Tatiane Rosa Machado da Silva - Lages (CAV)
(49) 3289-9130
tatine.silva@udesc.br 

 

 

Um dos mais importantes materiais de referência na área de ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para crianças surdas em Santa Catarina, o “Vocabulário em Língua de Sinais” (São José: IOESC, 2001), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), está sendo disponibilizado para download gratuito no site da instituição. Publicado originalmente em 2001 como parte de um pacote de materiais voltados para auxiliar a inclusão do educando surdo no ensino regular, o Vocabulário, cuja edição impressa não está mais disponível para distribuição há muitos anos, é até hoje muito requisitado por escolas e professores.

O material é dividido em 10 categorias temáticas com desenhos do sinal em LIBRAS que ilustram o movimento para a realização correta do sinal. “Foram muitos meses de trabalho e dedicação, e acabou sendo um dos primeiros materiais desenvolvidos em LIBRAS, em Santa Catarina, e distribuído, na época, para todas as escolas que possuíam Atendimento Educacional Especializado na área de Deficiência Auditiva”, relembra a professora Jeane Probst Leite, Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear da FCEE.

O Vocabulário está disponível para download neste link. Confira também outras publicações da Fundação Catarinense de Educação Especial disponíveis para download gratuito na página Publicações da FCEE

Informações adicionais para a imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Imprensa 
Fundação Catarinense de Educação Especial - FCCE
E-mail: imprensa@fcee.sc.gov.br
Fone: (48) 3664-4943 / 99115-8918
Site: www.fcee.sc.gov.br

 

 O refeitório da Escola de Educação Básica Henrique Estefano Koerich passa por obras de manutenção| Foto: Julio Cavalheiro/ Secom

Reparos e troca de telhado, manutenção na fiação elétrica e consertos de vazamento estão entre os serviços mais solicitados pelas escolas da rede estadual à Secretaria de Estado da Educação (SED). Estimadas em R$ 257 milhões, 20 licitações vão garantir mais agilidade nos consertos. Para atender a uma lista com mais de 600 itens de obra civil, serão abertos nesta primeira quinzena de setembro os processos de contratação de serviços de manutenção predial na modalidade de Concorrência Pública por Registro de Preços.

Os editais estabelecem que as futuras empresas contratadas sejam chamadas por demanda, ou seja, com a condição de contratação futura e eventual. Com os menores preços homologados, o processo deverá ser mais simples e ágil. Há a expectativa ainda que o valor executado fique abaixo dos R$ 257 milhões, o que representará economia para os cofres estaduais. Para a Diretoria de Administração e Finanças da SED, esse modelo garantirá mais agilidade na realização de reparos conforme a necessidade, melhor administração do orçamento e transparência.

“Estamos viabilizando que as contratações sejam regionalizadas, com empresas executoras que reúnam as condições de menor preço e de maior disponibilidade para solucionar as demandas das nossas escolas. Isto nos permitirá atender a várias unidades ao mesmo tempo e quando necessário, em vez de iniciar um novo processo para cada manutenção requerida”, explica o secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. 

Para a Escola de Educação Básica Henrique Estefano Koerich, em Palhoça, o anúncio é uma boa notícia. A unidade está em obras depois da queda de uma parede no refeitório. “Nós sempre tivemos dificuldades em realizar a manutenção de forma rápida, pois a cada problema é aberto um processo diferente e isso levava muito tempo. Temos certeza que, neste novo formato, seremos atendidos com maior rapidez”, disse o diretor Paulo Luís Beal.

As manutenções solicitadas pelas unidades escolares serão enviadas às coordenadorias regionais de educação. Um engenheiro fiscal do contrato dará o aval, fazendo com que a ordem de serviço seja emitida pela SED. Isso garante rapidez, inclusive, para casos emergenciais. 

A conclusão do processo licitatório tem previsão de 60 dias após habilitação das empresas, abertura dos envelopes, vencimento dos prazos de recurso e análise da documentação até a publicação do resultado no Diário Oficial. No mês de agosto, já haviam sido abertas as licitações referentes a serviços de capina e roçada e à manutenção de ar-condicionado, na modalidade pregão eletrônico. As contratações envolveram 41 atas de registro no valor de R$ 70 milhões. As ações de Infraestrutura Escolar fazem parte do programa Minha Nova Escola, que está investindo R$ 1,2 bilhão em Educação em Santa Catarina.

Informações adicionais para imprensa:
Sicilia Vechi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Fone: (48) 3664-0353 / (48) 3664-0353 / 99132-5252
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br
www.sed.sc.gov.br 

 Vencedores do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag  em 2018 – Foto: Carlito Costa/Ascom/Udesc Esag 

Gestores públicos municipais e estaduais, de organizações da sociedade civil e privadas, além de pesquisadores da área, participarão do encontro Conexão Santa Catarina – São Paulo: Boas Práticas em Gestão Pública, na capital paulista, entre os dias 8 e 10 de outubro. As palestras, debates e visitas técnicas têm como objetivo promover intercâmbio de boas práticas entre gestores públicos dos dois estados. 

Os participantes catarinenses são representantes de 15 iniciativas vencedoras do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública Udesc Esag 2018, promovido pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag)  e instituições parceiras

O prêmio reconheceu boas práticas em três modalidades: educação em transparência pública, tecnologias de informação para a transparência e qualidade na gestão pública. Cada modalidade foi dividida em categorias que selecionaram as melhores práticas de órgãos públicos municipais e estaduais, organizações da sociedade civil e empresas. 

Parcerias

O encontro em São Paulo é promovido pela Udesc Esag, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, Fundação Getúlio Vargas (FGV), Universidade de São Paulo (USP) e Universidade Federal do ABC (UFABC). A realização do evento conta ainda com o apoio financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e do Sindicato dos Fiscais da Fazenda do Estado (Sindifisco-SC). 

Para a Sulivan Fischer, que coordenou a comissão organizadora da última edição do Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública, o encontro em São Paulo é uma oportunidade valiosa para os participantes. "O ganho vem na forma de aprendizagem, troca de experiências, possibilidade de replicação de boas práticas e parcerias para o desenvolvimento de novos projetos", destaca a professora da Udesc Esag. 

Prêmio Boas Práticas

Entre as instituições premiadas em 2018 e que participam do encontro em São Paulo, em outubro, estão organizações de vários tipos. Há órgãos públicos municipais e estaduais, uma agência intermunicipal de regulação, uma associação de municípios, uma organização da sociedade civil, uma fundação privada e uma empresa, todos com ações ligadas à gestão pública. Veja aqui a lista das práticas premiadas com a participação no evento.

A premiação para os primeiros e segundos lugares de cada modalidade e categoria previa a participação do autor principal em evento nacional relacionado ao tema do prêmio. Já o vencedor geral levou uma viagem de intercâmbio à França, realizada ainda em 2018, com visitas técnicas a organizações públicas e de inovação em Paris e Nice, com apoio da Fundação Escola de Governo ENA' e Embaixada da França no Brasil.

A premiação é realizada a cada dois anos e já teve duas edições (2016 e 2018). A terceira edição, agora a cargo de uma rede de instituições e rebatizada de Prêmio de Boas em Gestão Pública de Santa Catarina, está prevista para 2020.

Saiba mais sobre o Prêmio Boas Prática em Gestão Pública em udesc.br/esag/premio.

Assessoria de Comunicação da Udesc Esag
Jornalista Carlito Costa
E-mail: comunica.esag@udesc.br
Telefone: (48) 3664-8281


Foto: Divulgação / FCEE

Estão abertas as inscrições para novas turmas, na modalidade a distância (EaD), de dois  cursos oferecidos pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) para profissionais que atuam no atendimento a pessoas com deficiência. Um aborda a temática do Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) e o outro trato do tema Deficiência Intelectual e Envelhecimento.

As duas capacitações são gratuitas e direcionadas para profissionais (professores, assistentes sociais, enfermeiros, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, técnicos de enfermagem, terapeutas ocupacionais entre outros) que atuam nos Centros de Atendimento Especializados em Educação Especial conveniados com o Estado. Mais informações no site da Fundação na seção “Cursos e Capacitações”

O primeiro curso, Currículo Funcional Natural com base na Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde: Um Olhar Ampliado, ocorre de 24 de setembro a 22 de outubro.

Já o segundo curso aborda uma temática que vem sendo estudada cada vez mais nos últimos anos, diante do panorama atual de aumento na expectativa de vida das pessoas com Deficiência Intelectual. A FCEE vem realizando pesquisas e frequentes capacitações sobre o tema do envelhecimento para qualificar o processo de cuidado das pessoas com deficiência intelectual, as particularidades presentes no seu envelhecimento e o consequente envelhecimento de seu cuidador e/ou familiares.

 

Mais informações para imprensa:
Aline Buaes
Assessoria de Comunicação FCEE
(048) 3664-4943/ 991158918
Email: imprensa@fcee.sc.gov.br