Foto: Mônica Salvador / Seduc Goiás

A Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina tirou as dúvidas dos secretários dos 27 estados e Distrito Federal sobre o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação até 2024. A apresentação ocorreu na 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Goiânia, nesta quarta-feira, 18.

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, apresentou a condução de Santa Catarina em um processo inédito, que é a Verificação de Conformidade do Plano Estadual de Educação (PEE/SC). “A nossa metodologia de trabalho, com a análise de quais estratégias deveremos usar sem alterar as metas do plano, foi muito bem acolhida pelos colegas dos demais estados. O trabalho mostrou-se como resposta sobre o monitoramento do PEE para os órgãos de controle e valorizamos toda a nossa equipe pelo desenvolvimento”.

A presidente do Consed, Cecília Motta, considerou a verificação de conformidade um norte para os demais estados. “A explanação do secretário Natalino no encontro esclareceu secretários de Educação do Brasil. A partir da revisão e das adequações possíveis, o que mais nos tranquilizou foi o caminho dado para que o trabalho seja balizado pela Justiça. Santa Catarina já apresentou a proposta ao Conselho Estadual de Educação, ao Ministério Público, ao Tribunal de Contas e o fará à Assembleia Legislativa. É uma oportunidade ímpar para nos espelharmos”, declarou.

Inovação em gestão

Após a apresentação de Uggioni, a análise do diretor de Articulação e Inovação do Instituto Ayrton Senna, Mozart Neves, foi de que é imprescindível que o gestor da Educação se antecipe aos desafios e procure os caminhos mais viáveis para que as metas do Plano Estadual de Educação sejam cumpridas.

“O que Santa Catarina fez foi exatamente ver quais estratégias podem levar ao cumprimento das metas, incluindo a articulação com os órgãos de controle e o Ministério Público, uma ideia para inspirar os demais secretários de Estado, cada vez mais demandados pelos órgãos de controle no cumprimento da lei. A iniciativa é mais uma inovação na gestão da pasta, um mecanismo de eficiência e eficácia, que promove adequação aos novos tempos e às necessidades da educação no Estado para o alcance das metas do Plano Estadual de Educação”, afirma Mozart Neves. 

O que é a Verificação de Conformidade do PEE

A Verificação de Conformidade do Plano Estadual de Educação de SC é um processo de revisão técnica que contempla o estudo das metas do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, e do Plano Estadual de Educação (PEE/SC), Lei nº 16.794, seguida de uma proposta de adequação elaborada pela Secretaria de Estado da Educação. O objetivo do procedimento é a atualização das estratégias do PEE para viabilizar que as metas aprovadas em 2015 sejam cumpridas.

A atualização considera as demandas, as mudanças no cenário educacional catarinense e nos contextos socioeconômicos estadual e nacional e busca a efetiva elevação do padrão de qualidade na educação em SC. A Verificação de Conformidade do PEE/SC teve como ponto de partida o estudo realizado pela Equipe Técnica de Planejamento e Políticas Educacionais da Secretaria da Educação, com base nos textos do PNE e do PEE/SC. 

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Foto: Divulgação / SED

Com o crescente movimento de imigrantes e refugiados que chegam ao Brasil e a Santa Catarina, a Secretaria de Estado da Educação (SED) passou a oferecer uma alternativa para a integração social e a qualificação para o trabalho desses novos habitantes. A iniciativa do curso de Língua Portuguesa para Estrangeiros nos Centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) abriu as primeiras turmas no segundo semestre de 2019. São 550 alunos de países como Haiti e Venezuela, matriculados em 17 cidades em diferentes regiões do Estado.

“Precisamos apoiar essas pessoas que se veem obrigadas a deixar seu país em busca de uma nova chance, para que aqui possam dar sua contribuição para o nosso desenvolvimento social e econômico. A língua é um dos primeiros e maiores obstáculos encontrados quando estamos em outro país”, argumenta o secretário da Educação, Natalino Uggioni.

O curso Língua Portuguesa para Estrangeiros cria um ambiente multicultural, relacionando a teoria e a prática, de acordo com as temáticas que integram a realidade dos estrangeiros. As abordagens envolvem culinária, perfil profissional, saúde, entre outros temas.

A partir de histórias reais, serão exploradas as quatro habilidades envolvendo o idioma: leitura, expressão oral, escrita e gramática. A prioridade é para o desenvolvimento da oralidade, com enfoque especial sobre traços marcantes de cultura e cidadania.



O projeto considera que, no processo de adaptação em outro país, a língua e os códigos de cultura e cidadania são fundamentais, por isso a iniciativa também contempla ações para inserção social.

Aulas de idioma e de acesso a serviços básicos

O curso é de nível básico e visa facilitar a realização de atividades cotidianas como: tirar carteira de trabalho, procurar emprego, expressar-se no posto de saúde, solicitar uma informação, realizar uma operação bancária, alugar um imóvel, preencher um cadastro, fazer compras e relacionar-se.

O conteúdo da cartilha utilizada para as aulas foi disponibilizado pela Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados e a cartilha impressa com recursos da própria Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. O curso proposto é de 160 horas e está sendo oferecido conforme a demanda necessária.

Engenheira da Tunísia vê crescimento profissional e pessoal

Senda Mansour é uma imigrante vinda da Tunísia. Formada em Mecatrônica, aos 26 anos veio para o Brasil, especificamente para Joinville, para fazer um intercâmbio e ser estagiária de uma empresa multinacional que fabrica eletrodomésticos. Senda já falava três outras línguas fluentemente - Árabe, Francês e Inglês - e arriscava um pouquinho de Espanhol. Precisava aprender o Português, mas não tinha condições financeiras para pagar um curso com o salário de estagiária. Foi então que alguns conhecidos de outros países que também estavam morando em Joinville alertaram que o Ceja estava oferecendo o curso gratuitamente. Ela não pensou duas vezes e se matriculou.

“Estou adorando as aulas e a forma como são dadas, com muita prática e conversação. Além disso, conviver com pessoas de culturas tão diferentes me faz crescer muito e ver além do mundo que eu conhecia. Muitos aqui deixaram seus países por necessidade, muitos refugiados, e conviver com eles nos faz crescer como pessoa”, disse ela.

Regiões onde há turmas

Campos Novos
Itapiranga
Rio do Sul
Seara
Blumenau
Joaçaba
Brusque
Concórdia
Rio do Sul
São Joaquim
Videira
Xanxerê
Ituporanga
São Miguel do Oeste
Joinville
Ibirama
Caçador

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Foto: Divulgação / Nutriplus 

De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), no Brasil, 54% da população está com sobrepeso. Entre as crianças menores de cinco anos, 7,3% registram peso acima do ideal. Para trabalhar hábitos alimentares saudáveis desde a infância, está sendo trabalho nas escolas da rede o projeto Todos Contra a Obesidade. 

No programa, os nutricionistas das empresas fornecedoras de alimentação escolar estadual, a Nutriplus e a Risotolândia, percorrem as unidades de ensino e discutem com os alunos sobre hábitos e alimentação saudável. O sedentarismo infantil é outro alerta, pois costuma ser a causa de sérios danos à saúde, que podem refletir na vida adulta.

“O combate ao sobrepeso passa pela introdução de hábitos alimentares saudáveis que são criados principalmente na infância, por isso, a SED oferece na alimentação escolar prioritariamente alimentos in natura, para formar esses hábitos e assim combater a obesidade” explica a gerente de Alimentação Escolar, nutricionista, Osanilda Melo.

No projeto ocorre a interação entre a nutricionista e o aluno, abordando temas voltados ao bem-estar para o crescimento, a aprendizagem e o rendimento escolar, como escolhas saudáveis dos alimentos, prática de atividade física e qualidade de vida, composição equilibrada da refeição, consumo consciente e importância do consumo de frutas, verduras e água.

Dicas dos nutricionistas

Entre as dicas repassadas, destacam-se a montagem do prato colorido, o consumo das frutas, a diversidade dos legumes e verduras, o descascar mais e desembalar menos e o consumo de alimentos menos processados.

“Os alunos aprendem muito pelo exemplo, por isso é importante a prática de exercícios físicos e a refeições saudáveis no ambiente escolar e familiar desde cedo. Os projetos de educação nutricional trazem mudanças nos seus hábitos que farão muita diferença agora e no futuro”, destaca o nutricionista e coordenador da Nutriplus em SC, Guilherme Barbieri.

“É muito importante que as crianças aprendam desde cedo a prestar atenção àquilo que estão comendo, além de serem estimuladas a fazer atividades físicas com frequência, porque estes hábitos continuarão a reverberar na vida adulta de todos, tornando-os pessoas mais conscientes de suas ações para ter um corpo saudável”, destaca a gerente de operações da Risotolândia em SC, Renata Maluly.

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Case do Educação na Palma da Mão será apresentado durante o Consed em Goiânia - Foto: Doia Cercal / Secom

O secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni, participa da 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Goiânia, nesta quarta-feira, 18, para apresentar dois cases de sucesso  desenvolvidos em Santa Catarina. A convite do secretário de Educação Básica do MEC, Jânio Macedo, Uggioni compartilhará com secretários dos 27 estados e Distrito Federal os trabalhos envolvendo o sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão e o processo de Revisão de Conformidades do Plano Estadual de Educação de Santa Catarina.

“É gratificante ver que nossa Secretaria e nosso Estado consolidam-se como referência em duas ações que estão diretamente ligadas à gestão. Sermos chamados para contar nossa experiência e passar nosso conhecimento para os demais secretários do país nos deixa orgulhosos, mas, principalmente, felizes pela possibilidade de compartilhar boas práticas”, afirma o secretário.

O sistema de inteligência de dados Educação na Palma da Mão foi desenvolvido pela equipe técnica da Secretaria de Estado da Educação. Ele permite o acesso on-line a dados sobre matrículas, frequência e desempenho escolar, por meio de visualização de gráficos, tabelas e mapas, no computador e na interface do smartphone. O sistema é alimentado por dados informados pelas escolas, por indicadores nacionais, fornecendo evidências e dando suporte à gestão e à tomada de decisões mais efetivas.

Já a Revisão de Conformidades do Plano Estadual de Educação é um processo que vem sendo realizado para avaliar as mudanças de estratégia necessárias para o cumprimento das metas do Plano Estadual de Educação (PEE). O documento foi desenhado em 2015 e as ações para o alcance das metas demanda atualização, para tê-lo sempre alinhado às necessidades atuais da educação catarinense.  O estudo está sendo realizado pela equipe técnica de Planejamento e Políticas Educacionais da SED.

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Imagem: FCEE

As instituições especializadas em educação especial de Santa Catarina já podem se inscrever para aderir ao Modelo de Repasse Direto (MRD), modalidade de convênio baseada no repasse de verbas para contratação direta, pela instituição, de professores e demais profissionais. Essa modalidade é uma opção ao tradicional sistema de ceder professores temporários para as instituições. O edital do Governo do Estado, publicado pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), é referente ao ano de 2020. As instituições têm até o dia 29 de novembro para enviar a documentação. 

Os valores repassados a cada instituição, via MRD, são baseados na análise de número de educandos matriculados e enturmação. No lugar de contratar e ceder professores, o Governo do Estado, através da FCEE, repassa os recursos financeiros e cada instituição parceira define a contratação dos profissionais, seguindo os critérios estabelecidos em convênio e na Política de Educação Especial de Santa Catarina.

Uma das novidades do edital para o ano de 2020 é a possibilidade de permanência na instituição dos profissionais efetivos já lotados no local. A FCEE também mantém o compromisso de capacitação continuada e qualificação dos profissionais das instituições conveniadas.

Atualmente o Governo do Estado, através da FCEE, possui convênio com 217 instituições especializadas em educação especial, que atendem pessoas com deficiência, com atraso global do desenvolvimento, Transtorno do Espectro Autista e altas habilidades/superdotação. Em 2016, teve início o processo de transição para a modalidade de Repasse Direto, com adesão voluntária das instituições. Uma das primeiras a aderir ao novo modelo foi a APAE de Florianópolis, que conseguiu melhorar a gestão de pessoas, além de ampliar e qualificar os atendimentos.

As informações completas sobre o modelo e o edital estão disponíveis neste link. 

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Foto: Consed / Divulgação 

A rede estadual de ensino de Santa Catarina esteve representada no 2º Encontro da Frente de Trabalho Currículo e Novo Ensino Médio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Brasília, entre segunda, 9, e quarta-feira, 11. O evento reuniu quatro representantes de cada uma das 27 unidades da federação, em uma imersão sobre diretrizes de implementação do Novo Ensino Médio, que ocorre a partir de 2020.

A secretária adjunta de Estado da Educação e coordenadora da Base Curricular no Estado, Carla Silvanira Bohn, acompanhou os trabalhos junto à equipe técnica catarinense e falou sobre a relevância da interação entre os estados, na discussão do Novo Ensino Médio.

“O encontro foi um momento rico e aprofundado, em que cada estado compartilhou conhecimentos, estratégias e práticas, assim como preocupações sobre a implementação do novo modelo. Isto vai além de uma abordagem conceitual e nos faz voltar a Santa Catarina com um conjunto de metas para dar suporte de implementação às nossas escolas”, declarou a secretária adjunta de Estado da Educação.

Metas de suporte para a implantação do Novo Ensino Médio em SC

A equipe de Santa Catarina formulou um conjunto de metas para apoiar os educadores e gestores escolares durante a implementação do Novo Ensino Médio na rede estadual de ensino. O compromisso com o novo modelo compreende um processo gradativo, que começa com a adesão de parte das 1.071 unidades escolares e em etapas. 

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Fotos: Divulgação / Udesc

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) aparece pela primeira vez no ranking das melhores universidades do mundo, o THE (Times Higher Education). No levantamento deste ano, liderado pela britânica Universidade de Oxford, foram avaliadas 1.396 universidades de 92 países.

O levantamento é elaborado a partir de 13 indicadores que abordam cinco dimensões: ensino, pesquisa, citações de artigos científicos, transferência de tecnologia e internacionalização.

A lista tem 46 universidades brasileiras, 11 a mais do que no ano passado, o que fez o Brasil saltar de nono para sétimo país com maior número de instituições no ranking, na frente de Chile, Itália e Espanha.

Todas as novas instituições brasileiras que aparecem na lista deste ano, incluindo a Udesc, foram classificadas na faixa de mais de 1.001 - a classificação é feita em grupos a partir da posição 200. A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também representa SC no ranking, ao passar da posição 801-1000 para 601-800. 

"Aparecer neste relevante ranking internacional representa muito para a Udesc. Reflete o competente trabalho que temos desenvolvido nos últimos anos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão, além da dedicação e qualidade dos nossos alunos. Um resultado para orgulhar todos os catarinenses", ressalta o reitor Marcus Tomasi.

Entre as 50 que mais produz pesquisa

Em maio deste ano, a Udesc também se destacou entre as 50 instituições brasileiras que mais produziram ciência entre entre 1º de janeiro de 2014 e 31 de outubro de 2018. O ranking é elaborado pela Universidade de São Paulo (USP), a partir de dados coletados pela base Web of Science e compilados pela Clarivate Analytics. Confira o ranking completo.

Nessa lista, há 44 universidades (36 federais, sete estaduais e uma particular), cinco institutos de pesquisa ligados ao governo federal (Embrapa, Fiocruz, CBPF, Inpa e Inpe), também mantidos com recursos públicos, e um instituto federal de ensino técnico.

A Udesc ocupa a 48ª posição no ranking, com quase 1,5 mil trabalhos científicos nos últimos cinco anos, e é uma das duas representantes catarinenses entre as 50 instituições mais produtivas, ao lado da UFSC.

Destaque nacional no ensino

A Udesc segue mantendo Santa Catarina na quarta posição entre as unidades da federação com as melhores instituições estaduais de ensino superior, atrás de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, conforme mostra o último Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação (MEC). O índice avalia 233 universidades públicas e privadas brasileiras, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia.

Na escala de 1 a 5, a Udesc recebeu conceito geral 4, com IGC de 3,54 (o anterior foi de 3,45), e ganhou cinco posições no ranking das universidades e dos institutos, indo para a 33ª colocação geral. Entre as instituições de ensino estaduais do Brasil, a Udesc é a nona melhor colocada no ranking, enquanto que em Santa Catarina é a segunda melhor, atrás apenas da UFSC.


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Educação Especial é pauta de encontro na UFSC - Foto: Julio Cavalheiro / Arquivo / Secom


O Congresso Catarinense de Educação Especial ocorre em Florianópolis de 9 a 11 de setembro  e deve reunir cerca de 600 pesquisadores e profissionais de todo o Brasil atuantes na área da Educação Especial. O encontro é promovido pela Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), em colaboração com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O evento ocorre no Centro de Cultura e Eventos da UFSC com palestras ministradas por pesquisadores de renome nacional, apresentação de comunicações orais e pôsteres, além de mesas redondas e fóruns de discussão que contarão com a participação de representantes das principais instituições e associações atuantes na Educação Especial em Santa Catarina.

Entre os destaques da programação estão as palestras “Políticas públicas em educação especial”, apresentada pelo professor José Geraldo Silveira Bueno, da Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e “Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva”, apresentada pela professora Rosalba Maria Cardoso Garcia, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Com o objetivo de ampliar e atualizar o conhecimento técnico-científico na área da Educação Especial, o Congresso reunirá pesquisadores e profissionais de universidades e instituições especializadas em educação especial, como Apaes, órgãos governamentais da área da Educação, escolas com serviços de atendimento educacional especializado, entidades de defesa dos direitos das pessoas com deficiência, Ministério Público, Ministério do Trabalho, entre outros.

Mais detalhes da programação estão disponíveis no site ccee2019.udesc.br.

Serviço:

Congresso Catarinense de Educação Especial
Data: 9 a 11 de setembro de 2019
Local: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) - Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima
R. Eng. Agrônomo Andrei Cristian Ferreira, 570 – Trindade - Florianópolis (SC)
Informações: ccee2019.udesc.br 

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 Foto: Jonas Pôrto/Udesc

O curso de Ciências Biológicas, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, foi avaliado como excelente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SC). O curso obteve o conceito 4,77 (em uma escala de 1 a 5) no processo de reconhecimento do curso, feito a partir da visita da comissão externa à unidade em 28 e 29 de agosto.A comissão foi composta pelos professores Robson dos Santos, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e Eduardo Guimarães Barboza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O processo de avaliação considerou três dimensões (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura) e contou com a participação de alunos, técnicos e professores. Durante a visita, os avaliadores fizeram reuniões com direções, departamentos, corpo docente, corpo discente, secretarias e visitaram toda a infraestrutura da Udesc Laguna.

Parcerias
Para o chefe do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas (DEPB), Fábio de Farias Neves, o excelente conceito obtido se deve a um conjunto de fatores. "Esse reconhecimento é resultado do comprometimento, do preparo e da dedicação de todos os envolvidos: alunos, técnicos e professores. É um desempenho muito importante, pois credibiliza a formação dos nossos alunos no mercado de trabalho e reconhece o esforço e a atenção do nosso corpo docente e dos técnicos, motivando todos a continuarmos melhorando e buscando excelência no ensino, pesquisa e extensão", afirma.

Neves destaca, também, o envolvimento da comunidade acadêmica e a parceria entre gestores do centro de ensino e da universidade no processo avaliativo, incluindo a Direção de Ensino (DEG), a Comissão Setorial de Avaliação (CSA), a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai).

O trabalho envolveu reuniões com todos os envolvidos com a equipe diretiva da Udesc Laguna e setores do centro de ensino. Equipes da Proen e da Coai deram suporte aos preparativos e acompanharam as atividades da comissão, incluindo reuniões com docentes e acadêmicos do curso, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com as comissões da instituição envolvidas, além de visitas às instalações da unidade. 

A pró-reitora de Ensino, Soraia Cristina Tonon da Luz, destaca a importância do suporte dado aos cursos durante todo o percurso formativo do aluno. "O resultado da avaliação externa pelo CEE reflete todos os esforços empreendidos a partir das políticas de ensino, pesquisa e extensão que a universidade tem proporcionado. O suporte técnico-administrativo é muito importante e a parceria entre a Proen e Coai neste processo avaliativo externo, dando total suporte e realizando reuniões prévias com os cursos, nos possibilitam aprimorar cada vez mais este processo", afirma. 

Avaliação interna
Já a coordenadora da Coai, Gesilani Júlia da Silva Honório, ressalta a importância da avaliação interna dos cursos, realizada semestralmente, com a finalidade de identificar fragilidades e buscar soluções. Os itens avaliados no procedimento abordam as mesmas dimensões consideradas pelo CEE.

“Os processos relacionados à avaliação interna são de extrema importância, pois são ferramentas essenciais para que ocorram reflexões, e, como resultado, direcionamento de ações, a fim de garantirmos a excelência dos nossos cursos de graduação e de nossa universidade”, afirma Gesilani.

Sobre o curso
Criado em 2015, o curso de Ciências Biológicas da Udesc Laguna teve início no segundo semestre do ano seguinte. Com duração de quatro anos e meio, oferece 30 vagas anuais, distribuídas entre duas opções: Biodiversidade e Biologia Marinha. As duas opções possuem a mesma grade curricular até a quinta fase, depois seguem com grades curriculares distintas até a conclusão, na nona fase. 

O ingresso ocorre pelo Vestibular de Inverno da Udesc e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O aluno opta pela ênfase ao se inscrever. As aulas são presenciais e ocorrem em período integral.

Enade
A primeira turma se formará no final do ano de 2020. No próximo ano, os alunos concluintes estarão aptos a participar do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A pró-reitora de Ensino destaca que os centros recebem, todos os anos, orientações para a realização da prova, por meio do Seminário Institucional do Enade.

“A nota do exame compõe 20% da nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC), emitido pelo Ministério da Educação (MEC), cujo conceito auxilia no processo de renovação de reconhecimento dos cursos, sem a obrigatoriedade das visitas externas”, explica Soraia.

Missão e perfil do profissional
O curso de Ciências Biológicas da Udesc Laguna visa formar profissionais críticos, éticos e cidadãos com espírito de solidariedade, capacitados para analisar a estrutura e dinâmica de sistemas marinhos e terrestres, e implementar ações ligadas à sua conservação e uso sustentável.

O bacharel da área pode atuar na coordenação de planos, programas, projetos e trabalhos multidisciplinares no campo das Ciências Biológicas, além de orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público. Outra área de atuação é no magistério.

Planejamento
A criação do curso seguiu planejamento definido pelo Plano 20 da Udesc Laguna (2010-2030) e atende os focos pedagógicos planejados para o centro, que prevê o atendimento das potencialidades e necessidades vocacionais da região.

Mais informações podem ser obtidas no site.

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Reitor: Marcus Tomasi

 

Luiz Eduardo Schmitt – Secretário de Comunicação da Udesc | Célia Penteado

(48) 3664-8006 | (48) 99958-8368 | (48) 3664-8007

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Rodrigo Brüning Schmitt - Reitoria e unidades de Laguna e Balneário Camboriú

(48) 3664-8010

rodrigo.schmitt@udesc.br

 

Valmor Pizzetti - Reitoria e unidades do Oeste, Ibirama e Udesc Cead

(48) 3664-7935

valmor.pizzetti@udesc.br

 

Isabela Vargas - Joinville

(47) 3481-7930 | (47) 99196-2230

isabela.vargas@udesc.br

comunicacao@cct.udesc.br

 

Carlito Costa - Cefid

(48) 3664-8622 | (48) 99977-1832

carlito.costa@udesc.br

 

Carolina Hommerding –  Faed

(48) 3664-8512 | (48) 99133-1236

carolina.h@udesc.br

 

Gustavo Vaz - Esag

(48) 3664-8281 | (48) 99161-9002

gustavo.vaz@udesc.br

 

Laís Moser - Ceart

(48) 3664-8350

lais.moser@udesc.br

 

Um dos mais importantes materiais de referência na área de ensino de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para crianças surdas em Santa Catarina, o “Vocabulário em Língua de Sinais” (São José: IOESC, 2001), da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), está sendo disponibilizado para download gratuito no site da instituição. Publicado originalmente em 2001 como parte de um pacote de materiais voltados para auxiliar a inclusão do educando surdo no ensino regular, o Vocabulário, cuja edição impressa não está mais disponível para distribuição há muitos anos, é até hoje muito requisitado por escolas e professores.

O material é dividido em 10 categorias temáticas com desenhos do sinal em LIBRAS que ilustram o movimento para a realização correta do sinal. “Foram muitos meses de trabalho e dedicação, e acabou sendo um dos primeiros materiais desenvolvidos em LIBRAS, em Santa Catarina, e distribuído, na época, para todas as escolas que possuíam Atendimento Educacional Especializado na área de Deficiência Auditiva”, relembra a professora Jeane Probst Leite, Supervisora de Atividades Educacionais Nuclear da FCEE.

O Vocabulário está disponível para download neste link. Confira também outras publicações da Fundação Catarinense de Educação Especial disponíveis para download gratuito na página Publicações da FCEE

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