Compartilhe


Foto: Divulgação / NTE São Bento do Sul

A tecnologia está na palma da mão da população e ajuda em diversas atividades cotidianas, mas há pessoas que não conseguem usufruir de tantas funcionalidades. Este é o caso da Maria Roseli, 46 anos, que trabalha com alimentação escolar em unidades de ensino da Região Norte de Santa Catarina.

Foi pensando nas dificuldades que Maria e outras colegas têm para usar o celular, que o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) de São Bento do Sul promoveu o curso Aprendendo a Usar Smartphone, voltado para servidoras da região. Foram quatro encontros que as ajudaram a acessar as configurações do celular, usar o WhatsApp, tirar e baixar fotos, entre outras funções.

“Eu tinha que ficar pedindo ajuda para meus filhos que não tinham paciência. Com o curso eu aprendi, por exemplo, que se arrastar o dedo para cima quando estiver mandando áudio, não precisa ficar segurando. Agora eu começo a gravar o áudio e posso ir fazendo outras coisas, pois fico com as mãos livres”, contou Maria. Com o curso ela também aprendeu como baixar aplicativos e, ainda, traduzir textos. “Agora consigo pesquisar textos em inglês e espanhol, aumentando minhas possibilidades de aprendizado”, completou.

As aulas foram ministradas pelos professores Paulo Roberto Stelzner e Viviane Aparecida Betti Weiss, do NTE de São Bento do Sul. Além de ensinarem as funções básicas, trabalharam temas como a conexão da saúde ao uso de smartphones, a inclusão de aplicativos para ajudar na vida cotidiana e a segurança na internet. A iniciativa possibilita tornar mais prática e rápida a comunicação no âmbito escolar e no seu dia a dia.

“Ficamos surpresos com o resultado. Muitas de nossas colaboradoras, em função da idade, tinham dificuldade para usar o celular e ainda achavam que podiam estragar, agora elas estão se sentindo mais seguras”, contou Paulo.

Além das colaboradoras da rede, duas moradoras da comunidade se interessaram e puderam participar do curso. A turma fechou com 12 alunas, que vão ter direito a formatura e certificação.

Informações adicionais para a imprensa
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Educação – SED
Patrícia Antunes
(48) 3664-0347 / 988177973
E-mail: imprensa@sed.sc.gov.br 
www.sed.sc.gov.br