Compartilhe

 Foto: Jonas Pôrto/Udesc

O curso de Ciências Biológicas, do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Laguna, foi avaliado como excelente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE-SC). O curso obteve o conceito 4,77 (em uma escala de 1 a 5) no processo de reconhecimento do curso, feito a partir da visita da comissão externa à unidade em 28 e 29 de agosto.A comissão foi composta pelos professores Robson dos Santos, da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), e Eduardo Guimarães Barboza, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs).

O processo de avaliação considerou três dimensões (organização didático-pedagógica, corpo docente e infraestrutura) e contou com a participação de alunos, técnicos e professores. Durante a visita, os avaliadores fizeram reuniões com direções, departamentos, corpo docente, corpo discente, secretarias e visitaram toda a infraestrutura da Udesc Laguna.

Parcerias
Para o chefe do Departamento de Engenharia de Pesca e Ciências Biológicas (DEPB), Fábio de Farias Neves, o excelente conceito obtido se deve a um conjunto de fatores. "Esse reconhecimento é resultado do comprometimento, do preparo e da dedicação de todos os envolvidos: alunos, técnicos e professores. É um desempenho muito importante, pois credibiliza a formação dos nossos alunos no mercado de trabalho e reconhece o esforço e a atenção do nosso corpo docente e dos técnicos, motivando todos a continuarmos melhorando e buscando excelência no ensino, pesquisa e extensão", afirma.

Neves destaca, também, o envolvimento da comunidade acadêmica e a parceria entre gestores do centro de ensino e da universidade no processo avaliativo, incluindo a Direção de Ensino (DEG), a Comissão Setorial de Avaliação (CSA), a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Coordenadoria de Avaliação Institucional (Coai).

O trabalho envolveu reuniões com todos os envolvidos com a equipe diretiva da Udesc Laguna e setores do centro de ensino. Equipes da Proen e da Coai deram suporte aos preparativos e acompanharam as atividades da comissão, incluindo reuniões com docentes e acadêmicos do curso, com o Núcleo Docente Estruturante (NDE) e com as comissões da instituição envolvidas, além de visitas às instalações da unidade. 

A pró-reitora de Ensino, Soraia Cristina Tonon da Luz, destaca a importância do suporte dado aos cursos durante todo o percurso formativo do aluno. "O resultado da avaliação externa pelo CEE reflete todos os esforços empreendidos a partir das políticas de ensino, pesquisa e extensão que a universidade tem proporcionado. O suporte técnico-administrativo é muito importante e a parceria entre a Proen e Coai neste processo avaliativo externo, dando total suporte e realizando reuniões prévias com os cursos, nos possibilitam aprimorar cada vez mais este processo", afirma. 

Avaliação interna
Já a coordenadora da Coai, Gesilani Júlia da Silva Honório, ressalta a importância da avaliação interna dos cursos, realizada semestralmente, com a finalidade de identificar fragilidades e buscar soluções. Os itens avaliados no procedimento abordam as mesmas dimensões consideradas pelo CEE.

“Os processos relacionados à avaliação interna são de extrema importância, pois são ferramentas essenciais para que ocorram reflexões, e, como resultado, direcionamento de ações, a fim de garantirmos a excelência dos nossos cursos de graduação e de nossa universidade”, afirma Gesilani.

Sobre o curso
Criado em 2015, o curso de Ciências Biológicas da Udesc Laguna teve início no segundo semestre do ano seguinte. Com duração de quatro anos e meio, oferece 30 vagas anuais, distribuídas entre duas opções: Biodiversidade e Biologia Marinha. As duas opções possuem a mesma grade curricular até a quinta fase, depois seguem com grades curriculares distintas até a conclusão, na nona fase. 

O ingresso ocorre pelo Vestibular de Inverno da Udesc e pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O aluno opta pela ênfase ao se inscrever. As aulas são presenciais e ocorrem em período integral.

Enade
A primeira turma se formará no final do ano de 2020. No próximo ano, os alunos concluintes estarão aptos a participar do primeiro Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). A pró-reitora de Ensino destaca que os centros recebem, todos os anos, orientações para a realização da prova, por meio do Seminário Institucional do Enade.

“A nota do exame compõe 20% da nota do Conceito Preliminar de Curso (CPC), emitido pelo Ministério da Educação (MEC), cujo conceito auxilia no processo de renovação de reconhecimento dos cursos, sem a obrigatoriedade das visitas externas”, explica Soraia.

Missão e perfil do profissional
O curso de Ciências Biológicas da Udesc Laguna visa formar profissionais críticos, éticos e cidadãos com espírito de solidariedade, capacitados para analisar a estrutura e dinâmica de sistemas marinhos e terrestres, e implementar ações ligadas à sua conservação e uso sustentável.

O bacharel da área pode atuar na coordenação de planos, programas, projetos e trabalhos multidisciplinares no campo das Ciências Biológicas, além de orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do poder público. Outra área de atuação é no magistério.

Planejamento
A criação do curso seguiu planejamento definido pelo Plano 20 da Udesc Laguna (2010-2030) e atende os focos pedagógicos planejados para o centro, que prevê o atendimento das potencialidades e necessidades vocacionais da região.

Mais informações podem ser obtidas no site.

Siga a universidade pelo FacebookInstagramTwitter, Udesc em Rede (newsletter e podcast), WhatsApp e YouTube. Se você é aluno, acesse office.udesc.br para ter e-mail, pacote Office 365 e Windows 10 Educacional.

Reitor: Marcus Tomasi

 

Luiz Eduardo Schmitt – Secretário de Comunicação da Udesc | Célia Penteado

(48) 3664-8006 | (48) 99958-8368 | (48) 3664-8007

luiz.schmitt@udesc.br

comunicacao@udesc.br

celia.penteado@udesc.br

 

Rodrigo Brüning Schmitt - Reitoria e unidades de Laguna e Balneário Camboriú

(48) 3664-8010

rodrigo.schmitt@udesc.br

 

Valmor Pizzetti - Reitoria e unidades do Oeste, Ibirama e Udesc Cead

(48) 3664-7935

valmor.pizzetti@udesc.br

 

Isabela Vargas - Joinville

(47) 3481-7930 | (47) 99196-2230

isabela.vargas@udesc.br

comunicacao@cct.udesc.br

 

Carlito Costa - Cefid

(48) 3664-8622 | (48) 99977-1832

carlito.costa@udesc.br

 

Carolina Hommerding –  Faed

(48) 3664-8512 | (48) 99133-1236

carolina.h@udesc.br

 

Gustavo Vaz - Esag

(48) 3664-8281 | (48) 99161-9002

gustavo.vaz@udesc.br

 

Laís Moser - Ceart

(48) 3664-8350

lais.moser@udesc.br