De acordo com o balanço de maio, o Juro Zero, programa da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) para microempreendedores individuais (MEIs), registrou 1.001 operações, o equivalente a R$ 2,8 milhões de empréstimos. O secretário da SDS, Paulo Bornhausen, comemorou os números. “Este resultado mostra que o Juro Zero pegou para valer. Atingimos nosso maior objetivo, que era transformá-lo em um programa sem prazo para acabar”, ressaltou.

Desde que foi criado, em novembro de 2011, o Juro Zero realizou 14.151 operações, emprestando R$ 39.648.522. O mês com maior volume de empréstimos foi abril de 2013, movimentando R$ 2.983.959 e 1.050 operações. "Esses números mostram que os microempreendedores catarinenses assimilaram a importância da gestão administrativa, financeira e de inovação, já que cada um só pode fazer duas operações”, aposta Paulo Bornhausen.

O Juro Zero para MEIs é realizado em parceria da Agência de Fomento de Santa Catarina (Badesc), responsável pela engenharia financeira; do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC), que dá consultoria de gestão e inovação; e da Associação das Organizações de Microcrédito de Santa Catarina (Amcred/SC).

Paulo Bornhausen, ao reforçar o sucesso do Juro Zero, lembra que, neste momento, não há nenhuma campanha publicitária no ar anunciando o programa. “O que deixa claro que o seu sucesso se deve pela comunicação de boca a boca e pelos bons exemplos que estão circulando entre os MEIs", argumenta.

Juro Zero de verdade
Moradora de Araquari, a costureira Marli de Góes Brandalize não era formalizada e após ter informações na Casa do Empreendedor, em Joinville, resolveu fazer seu CNPJ. Com o empréstimo do Juro Zero, Marli comprou uma máquina nova. Como seus sete primeiros pagamentos foram efetuados em dia, a oitava e última parcela, referente aos juros da operação, foi quitada pelo Governo do Estado. “Quero expandir. Hoje trabalho em casa, mas já estou procurando algum local onde posso colocar minhas máquinas, comprar mais tecidos, quem sabe contratar mais uma pessoa para me ajudar e fazer a minha marca”, espera Marli.

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Crédito: Glaene Vargas/SDR de Joinville

Informações adicionais
Michelle Nunes 
Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável 
E-mail: michelle@sds.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3665-2256 

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) será a primeira instituição ligada ao Governo do Estado a colocar em prática as mudanças do Sistema Integrado de Administração de Materiais (SME), que foi alterado para atender as novas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público.

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"As novas normas determinam que, na movimentação dos materiais, haja a identificação do detalhamento de despesa a qual estão vinculados", explica a coordenadora de Contabilidade da Udesc, Ieda Frasson. Assim, os órgãos públicos precisam informar a categoria do item, tendo 53 opções, como material hospitalar, expediente e combustível.

A escolha da universidade como instituição-piloto ocorreu na semana passada, em reunião com as secretarias de Estado da Administração e da Fazenda, além do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc), responsável pelas mudanças técnicas no sistema estadual.

De acordo com Ieda, essa decisão levou em consideração o fato de que os 13 almoxarifados da Udesc "estão devidamente estruturados para servirem como modelo aos demais órgãos do Estado".

Sobre o sistema
Implantado em cerca de 90 entes do Governo de SC, o SME oferece informações administrativas, gerenciais e financeiras, centralizadas por órgão, o que proporciona uma visão da estocagem, movimentação e consumo de materiais.

O sistema permite o controle total por movimentação de entrada e saída de materiais nos almoxarifados, gerando, por exemplo, o planejamento de consumo para ser usado na aquisição e balancetes mensais para a contabilidade das incorporações e baixas de itens.

Mais informações
Rodrigo Brüning Schmitt
48.3321-8142

Os mil maiores devedores de tributos de Santa Catarina estão recebendo atenção especial por parte da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Objetivo é intensificar a cobrança de cerca de R$ 5 bilhões, através de ações judiciais que permitam, principalmente, a penhora de parte do pagamento recebido por meio de cartões de crédito e débito.

A medida já foi atendida recentemente pela Justiça catarinense. No mês passado, a Vara de Execuções Fiscais da Capital determinou a penhora de 10% do total de pagamentos efetuados através de cartões de crédito e débito de duas empresas de grande porte da Grande Florianópolis. Após recurso dos contribuintes, a decisão foi mantida pelo Tribunal de Justiça.

“Esta iniciativa inovadora vem sendo admitida pelo Judiciário como uma forma de combater a inadimplência”, explica o chefe da Procuradoria Fiscal (Profis), Juliano Dossena, que ressalta que a medida é um grande avanço da Justiça no marco do progresso tecnológico do comércio na atualidade.

A intenção é ampliar essas ações prioritariamente para os mil maiores devedores, cujos débitos já estão inscritos na Dívida Ativa do Estado. Um procurador do Estado será o coordenador dessa ação, que envolverá todos os procuradores da Profis e, também, os procuradores das regionais, no interior do Estado.

Para cobrar a Dívida Ativa, que chega a R$ 7,6 bilhões, há 106 mil execuções fiscais tramitando no Judiciário catarinense. A região da Grande Florianópolis concentra a maior parte dos débitos, R$ 1,8 bilhão, seguida pela região de Joinville, com R$ 1 bilhão.

As empresas inscritas na Dívida Ativa também podem aderir ao programa de cobrança dos grandes devedores, em vigor desde o ano passado. O acordo obriga o contribuinte a quitar os seus débitos fiscais, à vista ou por meio de parcelamento mensal, e manter em dia os pagamentos de ICMS.

Em contrapartida, são suspensas as medidas judiciais de cobrança contra a empresa, além da redução de 20% na multa e nos juros dos tributos cobrados. O acordo, amparado na Lei Estadual Nº 15.856/2012 e no Decreto Nº 1.306/2012, é homologado pela Justiça.

Informações adicionais:
Billy Culleton 
Procuradoria Geral do Estado 
E-mail: billy@pge.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3216-5563

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio da Comissão Estadual de Leilão do Detran, divulgou na manhã desta segunda-feira, 3 de junho, o balanço parcial dos leilões realizados em Santa Catarina desde o início do ano até o dia 28 de maio.

Neste período foram 14 leilões, com a comercialização de 4333 veículos, sendo que destes 1739 voltaram a circular e 2594 são sucatas. A arrecadação chegou a mais de R$ 5 milhões.

De acordo com o presidente da comissão, perito criminal Walmir Djalma Gomes, a realização dos leilões têm contribuído para desafogar os pátios de veículos apreendidos em todo o Estado. “A freqüência em que os leilões acontecem tem provocado duas situações. Os veículos que são comercializados estão em melhores condições o que gera uma arrecadação maior”, explica Walmir.

Já o secretário-adjunto da SSP, Coronel PM Fernando Rodrigues de Menezes, diz que a previsão, é que até o final deste ano, 15 mil veículos que hoje estão apreendidos em pátios sejam leiloados. O último deles aconteceu em Joinville, dia 28 de maio, quando foram comercializados 471 lotes. Deste total, 290 eram sucatas e 181 veículos voltaram a circular. A arrecadação chegou a mais R$ 900 mil.

Os valores arrecadados nos leilões são usados na quitação de débitos que os veículos apreendidos possuem com o Estado (licenciamento, IPVA e multas); com o município (multas); bem como com os pátios permissionários das prefeituras onde os veículos estavam depositados. O saldo é depositado na conta do Fundo de Melhoria da Segurança Pública.

Este ano ocorreram leilões nas cidades de Balneário Camboriú, Joinville (duas vezes), Jaraguá do Sul, Itajaí, Lages, Criciúma, Brusque, Balneário Camboriú (duas vezes), Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu.

Informações adicionais:
João Carlos Mendonça 
Secretaria de Estado da Segurança Pública 
E-mail: imprensa@ssp.sc.gov.br 
Telefone: (48) 3251-1116