Compartilhe


Foto: Comitê Urussanga

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) finalizou o repasse no valor de R$ 360 mil para a elaboração do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga. O documento está na sua etapa final.

O Plano tem a missão de garantir água na quantidade e na qualidade necessária para o desenvolvimento sustentável na bacia, que tem uma área de 679,75 quilômetros quadrados e abrange 10 cidades catarinenses: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da Fumaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga.

“Os Planos de Bacias têm papel fundamental em nortear a implementação da Política Estadual de Recursos Hídricos e o seu respectivo gerenciamento para o bom uso da água”, ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, 

De acordo com a diretora de Recursos Hídricos da SDE, Jaqueline Isabel de Souza, já foram elaboradas as três primeiras etapas do Plano, onde identificaram o uso da água, os problemas ambientais e as potencialidades da Bacia do Rio Urussanga. “Agora o Plano está no momento de discussão com os atores sociais da Bacia. Instrumento que visa assegurar a qualidade da água compatível para os usos econômicos. Até o final do ano, ainda serão definidas as ações estratégicas e as propostas de critérios de outorga e de cobrança”, explica.

O secretário executivo do Meio Ambiente (Sema), Felipe Assunção, salienta que a água é considerada um bem de domínio público e um recurso natural limitado, dotado de valor econômico. “Cabe ao Estado fazer a gestão dos recursos hídricos de forma a proporcionar o seu uso de forma sustentável e participativa, junto das comunidades”.

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga foi contratado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, sendo elaborado pela Unisul e acompanhado pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

Mais informações para imprensa:
Assessoria de Comunicação SDE
Jornalista: Mônica Foltran
Telefone: (48) 3665-2261/ 99696-1366