Compartilhe

 
Foto: Flávio Vieira Júnior/Defesa Civil

O Governo do Estado, por meio da Defesa Civil de Santa Catarina, realizou nesta terça-feira, 29, a entrega das Cartas de Inundação e Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos para municípios do Alto, Médio e Baixo Vale do Itajaí. O objetivo da ação é dar embasamento técnico para os órgãos municipais na previsão de cheias, inundações e para o apoio na operação de projetos de proteção e defesa civil.

Da mesma forma, os produtos hidrológicos poderão ser utilizados pelas cidades catarinenses no mapeamento e análise de riscos hidrológicos, redes de monitoramento e alerta, como também no planejamento urbano.

A primeira cerimônia de entrega foi realizada na manhã desta terça-feira na Unidade Tecnológica do Instituto Federal Catarinense (IFC), em Rio do Sul, para os municípios de Agronômica, Ituporanga, Rio do Sul e Taió. Já a segunda entrega ocorreu no período da tarde na Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI) em Blumenau, para os municípios de Ascurra, Rodeio, Benedito Novo, Rio dos Cedros, Timbó, Blumenau, Gaspar, Itajaí, Brusque e Balneário Camboriú.

“As inundações e secas chamam a atenção e causam impactos todos os anos aos catarinenses. Esse documento vai apoiar os municípios na tomada de decisões, tanto em relação aos eventos extremos, como pela ocupação desordenada”, comentou o chefe da Defesa Civil de Santa Catarina, João Batista Cordeiro Júnior.

Durante as entregas também foi realizada uma explicação sobre o Sistema de Previsão de Eventos Hidrológicos Críticos e sobre os Novos Manuais de Operação das Barragens operadas pela Defesa Civil de Santa Catarina.


Informações adicionais para imprensa:
Flávio Vieira Júnior
Assessoria de Imprensa 
Secretaria de Estado da Defesa Civil - DC
Fone: (48) 3664-7009 / 99185-3889 / 99651-5888
E-mail: defesacivilsc@gmail.com
Site: www.defesacivil.sc.gov.br