Compartilhe


Foto: Divulgação / CBMSC

O município de Rancho Queimado, na Grande Florianópolis, passa a contar a partir desta sexta-feira, 22, com um quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). A unidade foi conquistada a partir de uma parceria entre o Estado e a Prefeitura Municipal.

“Essas parcerias são de extrema importância, principalmente para a comunidade que só tem a ganhar. Este é um município que já era atendido, porém por meio do serviço operacional de Santo Amaro da Imperatriz. Agora, com a ativação deste quartel, prestaremos um serviço com ainda mais excelência para região, estreitando os laços com a sociedade”, exalta o Comandante-Geral do Corpo de CBMSC, coronel Charles Alexandre Vieira.

>>>Incêndios em vegetação no estado crescem 407% em 2020, aponta Corpo de Bombeiros Militar

A Organização Bombeiro Militar (OBM) do município faz parte do 10º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM), com sede em São José. A intenção de ter um quartel no local é atender a população com mais agilidade, principalmente pela proximidade com a BR-282, possibilitando que a resposta às ocorrências seja mais rápida.

“É uma decisão estratégica em termos de tempo de resposta, temos a responsabilidade em oportunizar a instalação de estruturas que atendam a comunidade. Quando existe uma parceria entre a corporação e as prefeituras as soluções aparecem e a sociedade é a beneficiada”, reforça o comandante do 10º BBM, tenente coronel Christiano Cardoso.

Início das operações

A implementação dos serviços operacionais em Rancho Queimado possibilitará o atendimento aos casos de incêndio e resgate, combinados com esforços do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para as ocorrências de atendimento pré-hospitalar. Além disso, a OBM também conta com os serviços de segurança contra incêndio, que compreenderão ainda as cidades de Anitápolis e Angelina.

>>>Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina dá início à Campanha do Agasalho com cuidados contra Covid-19

A estrutura foi entregue antecipadamente e agora, após todos os ajustes necessários entra em pleno funcionamento, comandada pelo sargento Fernando.

Após o período de restrições, para evitar a disseminação do novo coronavírus, o local contará com atividades para a formação de Bombeiros Comunitários na região, para aproximar a corporação e a população e ainda dar oportunidade para as pessoas da comunidade local.

Informações adicionais à imprensa:
Melina Cauduro
Assessoria de Imprensa
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina - CBMSC
48) 3665-8426 / (48) 98843-4427 / (48) 9 9938-9839
imprensa@cbm.sc.gov.br