Compartilhe


Imagem: Divulgação / Fapesc

Para melhorar as condições dos grupos de pesquisa e estimular novos estudos, a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc) fez parcerias com as principais universidades do Estado e, assim, garantir mais investimentos. Somente para a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) serão destinados R$ 4,6 milhões, incluindo os recursos da própria instituição. Os detalhes de como será feita a seleção dos projetos serão apresentados durante live nesta quinta-feira, 12, às 17h.

Para acompanhar, basta acessar a página da Fapesc no Facebook ou o canal do YouTube youtube.com/fapescgovsc.

Segundo o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, a parceria entre a Fapesc e a Udesc é de longa data. “O edital vem para fortalecer essa relação. Nosso objetivo, com esse programa, é incentivar o desenvolvimento de pesquisa e da busca por soluções para os problemas da sociedade catarinense”, explica.

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Udesc, Letícia Sequinatto, reforça ainda que essa chamada tem por princípio apoiar os projetos coordenados pelos professores efetivos e vinculados a algum grupo de pesquisa. “Neste sentido, a atual gestão da Udesc empenha-se, mesmo no cenário da pandemia, em olhar para o pesquisador e auxiliá-lo no desenvolvimento das atividades científicas”, comenta.

Já o coordenador de Pesquisa da Universidade, Francisco Henrique de Oliveira, reforça ainda que todos os 212 grupos de pesquisa da Udesc poderão submeter propostas. “O apoio propiciado pelo Programa de Apoio a Pesquisa (PAP) subsidia a aquisição de equipamentos (materiais permanentes) e de materiais de consumo, alavancando substancialmente a execução das ações científicas”, detalha.

Participarão da live, representando a Udesc, a pró-reitora Letícia e o coordenador de Pesquisa Francisco. Já da Fapesc, além do presidente, estarão presentes o diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, Amauri Bogo, e a gerente de Ciência e Pesquisa, Deborah Bernett.

Confira a agenda de lives da Fapesc nas redes sociais. Siga também no Instagram instagram.com/fapesc.sc.

Outros apoios

A Fapesc também fechou parcerias com outras universidades catarinenses. Já foram lançados editais para apoio dos grupos de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e do Instituto Federal Catarinense (IFC).

A fundação está em processo de elaboração de edital para o sistema Acafe. Também negocia uma parceria com a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS).

Ao todo, a Fapesc está destinando de recursos próprios R$ 2 milhões para melhorias das condições de trabalho para os pesquisadores dentro dos grupos de pesquisa em Santa Catarina e para o desenvolvimento de novos estudos.

Confira todas as chamadas abertas em www.fapesc.sc.gov.br.

Informações adicionais para imprensa:
Gisele Krama
Assessoria de Imprensa
Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de SC - Fapesc
E-mail: gisele@fapesc.sc.gov.br
Telefone: (48) 3665-4857 / 99122-2201
Site: www.fapesc.sc.gov.br