Compartilhe


Fotos: Mauricio Vieira / Secom

Importante polo regional do Meio-oeste catarinense, a cidade de Videira passa a integrar a rede estadual de centros de inovação. Uma moderna estrutura de 675 metros quadrados foi inaugurada na tarde desta quinta-feira, 5, com a presença do governador Carlos Moisés. O objetivo do espaço, que conta com área para incubar até nove empresas, é fomentar o ecossistema de economia criativa na região do Alto Vale do Rio do Peixe.

Para sair do papel, a prefeitura de Videira investiu R$ 932 mil para a adaptação do espaço, que fica junto ao Terminal Rodoviário da cidade. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) e da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação (Fapesc), garantiu o repasse de R$ 100 mil para o fomento da inovação na região. 

O governador destacou que a inauguração do Centro trará frutos no futuro, com a manutenção de mais jovens na região, evitando o processo de litoralização em Santa Catarina. Carlos Moisés frisou ainda que as parcerias com os municípios são uma boa alternativa para o desenvolvimento de todas as regiões.

“O Governo do Estado é um parceiro deste Centro de Inovação. Ele vai fazer parte do nosso ecossistema. A importância desta estrutura é ajudar a fixar o jovem nesta região, para trabalhar com a economia criativa. Precisamos aproveitar os nossos talentos e fazer com que haja retornos para o município. Daqui poderão sair grandes soluções, e isso será um patrimônio dessa região”, afirmou Carlos Moisés após o evento. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Lucas Esmeraldino, destacou a importância das parcerias público-privadas: 

“O Centro de Inovação em Videira será uma das nossas referências, em especial de como parcerias público-privadas (PPP) são economicamente viáveis e tendem a ser assimiladas com mais facilidade pelas comunidades, uma vez que brotam da vocação dos próprios municípios e regiões, focando não apenas na construção, mas no habitat, no próprio ecossistema de inovação. Ganha a região e ganha SC”. 

O prefeito de Videira, Dorival Borga, destacou que o Centro de Inovação será um alicerce para o desenvolvimento regional. 

“Temos o talento humano, queremos que ele aproveite todas as oportunidades que o mercado oferece, trazendo desenvolvimento para Videira e região. Esse Centro estará conectado com a tecnologia de Santa Catarina, do Brasil e do mundo”, discursou. 

Empreendedor aposta na expansão da economia criativa 



O empresário Jeferson Rodrigo Gatti atua no ramo de agrotech, que desenvolve serviços para a agroindústria. Ele acredita que o principal legado do Centro de Inovação será a criação de uma rede de contatos, o que ajudará na expansão da economia criativa no Alto Vale do Rio do Peixe: 

“Essa é uma semente, que vai germinar futuramente. O desenvolvimento de um ecossistema de inovação não é importante apenas para o presente, mas principalmente lá na frente”, avalia.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Assessoria de Imprensa
Secretaria Executiva de Comunicação - SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br 
Fone: (48) 3665-3045
Site: www.sc.gov.br