Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Geral
  4. /
  5. Artigo de Secretário da...

Artigo de Secretário da Fazenda aponta Santa Catarina o Estado com a menor estrutura administrativa do país

“Desinformação na internet: barreira à expansão do conhecimento”

São inegáveis e tão fascinantes as facilidades disponibilizadas a nós por meio da internet que fica difícil imaginar nossas atividades cotidianas sendo executadas sem acesso à web. Em pesquisa divulgada no final de abril, o IBGE informou que o mundo virtual é realidade para quase metade dos brasileiros e, em cinco anos, o aumento do número de usuários foi de mais de 50%. Como ferramenta de uso ampliado e livre, a internet impulsiona tanto a produção de conhecimentos fantásticos quanto a de lixo cultural, com impressionante poder de multiplicação. Entre esses multiplicadores, temos os chamados “haters” – odiadores, em tradução literal. Pessoas que postam comentários de ódio ou crítica sem muito critério – e que, por incrível que pareça, têm público cativo, especialmente nas redes sociais.

>>> Imagem para download na galeria

 Em artigo intitulado “A arte de escrever para idiotas”, a filósofa Marcia Tiburi classifica os diversos tipos de “críticos” que conquistaram notoriedade na internet. Pessoas que não se abrem à experiência do conhecimento, repetem clichês e defendem sem nenhuma razoabilidade ideias sobre as quais nada sabem. Esse tipo de “escritor” é extremamente ativo e amplamente aclamado. Ele inibe, muitas vezes, a exposição de ideias ou pontos de vista por parte de especialistas em seus temas, que não estão dispostos a se expor ao ódio gratuito dos milhares de “sem noção” espalhados pela rede.

Um exemplo clássico é a divulgação de situações que envolvam governo e economia local. Um post recente de um tarimbado jornalista catarinense sobre Lei de Responsabilidade Fiscal, suscitou comentários inflamados blasfemando a Petrobras, as viagens dos deputados, os cargos comissionados – assuntos totalmente desconectados do tema exposto. O tema comissionados é, via de regra, o campeão de audiência entre os comentários doshaters que expõem, com orgulho, sua total ignorância sobre o funcionamento dos poderes executivo, legislativo e judiciário. Importante deixar bem clara a diferença entre aqueles que não sabem, porque muitas vezes não tiveram oportunidade ou mesmo interesse – e aqueles que não sabem, não querem saber e têm raiva de quem sabe.

Você, que está se dando ao trabalho da leitura deste artigo, talvez não saiba que o que o Governo do Estado gasta com os cargos comissionados não representa 1% do total da folha de servidores, e que SC tem o menor quadro de comissionados do Brasil. Os números escancaram que, definitivamente, não é aí que se concentram os gargalos para investimentos. Se a sociedade fosse consciente do funcionamento das estruturas que ela ajuda a bancar, talvez tivéssemos ainda mais haters – mas aí com conhecimento de causa. Que protestariam, por exemplo, contra o fato de gastarmos mais com o pagamento da previdência dos servidores públicos do que com educação e saúde para toda a população. Nosso estado tem hoje o quarto melhor portal de transparência do Brasil. E a grande maioria dos acessos ainda se dá para a consulta sobre os salários dos servidores. O que falta não é informação, é interesse.

Por Antonio Gavazzoni, doutor em Direito Público e secretário de Estado da Fazenda

Mais informações para a imprensa:
Vandro Luís Welter
Assessoria de Comunicação
Agência de Desenvolvimento Regional de Itapiranga
E-mail: imprensa@ipx.adr.sc.gov.br
Fone: (49) 3472-5008 / (49) 98412-0485
Site: sc.gov.br/regionais/itapiranga

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support