Compartilhe


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Maior polo pesqueiro do país, Santa Catarina participa da Semana do Pescado. Até o dia 15 de setembro, diversas ações são realizada em todo o Estado para incentivar a comercialização e o consumo de peixes, moluscos e crustáceos. A intenção é valorizar a produção local e incluir o pescado na dieta brasileira.

Além das promoções preparadas pelo varejo, a Semana do Pescado terá uma série de eventos municipais. Em Santa Catarina, estão previstas ações em diversas regiões como Chapecó, Joinville e Grande Florianópolis.

"Nosso Estado tem uma grande diversidade de produção de pescados, ostras e mexilhões, além da piscicultura que ganha cada vez mais espaço no interior. Há um grande esforço para incluir os pescados na rotina alimentar das famílias. São opções de alimentos saborosos e super saudáveis”, destaca o secretário da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Ricardo de Gouvêa

20ª Fenaostra

A Semana do Pescado terá como atração maior a 20ª Fenaostra, que será realizada de 6 a 15 de setembro na Praça Fernando Machado, no Centro de Florianópolis. A programação terá shows, seminários de maricultura, gastronomia, concursos e apresentações culturais.

Na quarta-feira, 11, às 13h30, técnicos da Epagri e UFSC participam do Seminário Técnico da Fenaostra, trazendo novidades na área de pesquisa para o setor.

Pesca em Santa Catarina

Santa Catarina tem 7% do Litoral brasileiro e 337 localidades onde ocorre a pesca artesanal, envolvendo aproximadamente 25 mil pessoas. O Estado conta com 700 embarcações de pesca industrial e o setor gera em torno de 10 mil empregos diretos. Em 2017, Santa Catarina produziu 129,1 mil toneladas de peixes.

As principais espécies pescadas no Litoral catarinense são: corvina, sardinha, tainha, bonito-listrado e anchova. O secretário da Agricultura Ricardo de Gouvêa lembra que a pesca é feita seguindo os períodos de defeso estabelecidos pelo Governo Federal, em total sintonia com a legislação vigente.

O Estado vem aumentando também a produção de peixes de água doce. São mais de 30 mil piscicultores, que produziram 47,9 mil toneladas em 2018.

Semana do Pescado

A Semana do Pescado é organizada pelo Instituto ProPescado e tem o patrocínio de algumas das principais entidades nacionais representativas do setor, como a Associação Brasileira das Indústrias de Pescados, além do apoio institucional da Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Confira a programação completa da 16ª edição da Semana do Pescado e o mapa com os eventos já agendados.
Ana Ceron - Agricultura