3. Economia
  5. SC Games comemora 10...

SC Games comemora 10 anos de atuação no Estado durante o SC Criativa Weekend

O projeto Novos Talentos/ SC Games, que já formou mais de 1670 alunos, completa 10 anos de atuação no Estado. A iniciativa da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE) abrange, principalmente, crianças e adolescentes provenientes de escolas públicas, dando oportunidades de um futuro promissor no concorrido mercado profissional de games, entretenimento digital e cinema de animação. Para comemorar esta data, a SDE, em parceria com o Senac, realiza entre 23 e 25 de agosto, a primeira edição da SC Criativa Weekend, uma maratona para a criação de jogos digitais voltada para crianças e adolescentes de 9 a 15 anos.

O desafio tem o objetivo de fomentar a economia criativa, levando a este público a oportunidade de explorar este segmento promissor que somente em 2016 faturou US$ 1,6 bilhão. O Game Jam ocorre nas faculdades Senac de quatro cidades catarinenses e, em cada uma delas, os participantes terão o desafio de desenvolver um jogo segundo a temática da economia criativa local: moda em Criciúma, gastronomia em Blumenau, tecnologia em Chapecó e patrimônio cultural e histórico em Palhoça.

joomplu:42599

“O setor de games e jogos digitais é bastante promissor, um nicho que prospera cada vez mais, onde Santa Catarina, referência em inovação, vem se destacando. O Projeto Novos Talentos/SC Games é bom exemplo de empreendedorismo inovador. Nossa missão é fomentar ainda mais este ecossistema, oferecendo oportunidades e abrindo portas a um futuro promissor aos nossos jovens e, assim, desenvolvendo nosso Estado”, analisa Lucas Esmeraldino, Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

Mercado de games aquecido em SC

Dados do Sebrae revelam que Santa Catarina tem se posicionado como polo nesta área: atualmente, o estado é o quarto no país com mais empresas no setor de games e jogos digitais, com uma diversidade de gêneros que vai do eSports a gamification. “Iniciativas como a SC Criativa Weekend fortalecem o ecossistema da economia criativa em especial do segmento de games e geram ainda mais interesse para este cenário que é favorecido por incentivos públicos, ofertas de cursos de profissionalização e perfil empreendedor dos catarinenses”, afirma Juliano Vieira, analista de informação e comunicação do Senac SC.

Capacitação de desenvolvedores

Não é à toa que a entidade comemora 10 anos de atuação com resultados bastante positivos no segmento. “Desde a implantação do programa no Estado, diversos cursos de jogos digitais e animação foram criados, estúdios de games tomaram forma, impulsionando o setor e o ecossistema. Muitos alunos e estagiários do projeto SC Games atuam diretamente na área”, explica.

Em todas as quatro cidades contempladas, a maratona também se torna um ponto de convergência entre participantes e os players que incentivam o aprimoramento e formação neste segmento. “É fundamental que as crianças e os adolescentes apropriem-se dos jogos como ferramentas de aprendizagem, tanto pelas técnicas aliadas a produção de jogos quanto pelo engajamento gerado em atividades lúdicas e que facilitam o entendimento e consolidação dos conteúdos pedagógicos”, acredita Marlon Souza, head de Economia Criativa e Game da Blusoft e um dos idealizadores do movimento SC Criativa em Blumenau.

SC Criativa Weekend: como vai funcionar o Game Jam?

Em Blumenau, Chapecó, Criciúma e Palhoça, a SC Criativa Weekend terá 20 horas de duração, com intervalos. Competidores de 9 a 15 anos, com ou sem conhecimento prévio na área, deverão criar um jogo inédito de acordo com a temática proposta em cada cidade.

Todas as equipes vão contar com o auxílio de mentores especializados para auxiliar no processo de criação, com metodologia baseada em uma maratona de desenvolvimento de games. Os competidores serão distribuídos em cinco equipes com cinco pessoas cada uma e utilizarão uma plataforma introdutória para desenvolvimento de games para trabalharem de maneira dinâmica e lúdica. A premiação é um tablet para todos os integrantes da equipe vencedora do desafio.

O quê: SC Criativa Weekend
Quando: 23 a 25 de agosto de 2019
Onde: faculdades Senac em Blumenau, Palhoça, Criciúma e Chapecó
Quanto: Gratuito, mediante inscrição