Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Santa Catarina recebe o...

Santa Catarina recebe o Prêmio Excelência em Competitividade na categoria Destaque Internacional

Imagem: Divulgação/CLP

Santa Catarina recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade, na categoria Destaque Internacional, diante da forte presença no mercado externo, superando inclusive São Paulo. Mais uma conquista para o Estado, nesta quinta-feira, 17. A premiação ocorreu durante a cerimônia online de lançamento da 9° edição do Ranking de Competitividade dos Estados 2020.

A conquista do prêmio significa que o Estado conta com o maior número de indicadores internacionais acima da média dos países da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), demonstrando ser o mais competitivo no cenário.

“Parabéns, Santa Catarina. Parabéns aos amigos e amigas deste Estado. Um abraço fraterno ao governador Moisés. Costumo brincar que este é um dos prêmios mais difíceis, porque estar acima da média dos países da OCDE não é uma tarefa fácil, não”, evidencia Jair Ricker, um dos apresentadores do resultado do Prêmio Excelência em Competitividade.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Rogério Siqueira, os resultados mostram a eficiência da máquina pública.

“É um reconhecimento importante ao Estado que, mesmo neste momento desafiador e histórico, em meio a uma pandemia mundial, apresenta números e índices que consagram este bom trabalho. Mostra que mesmo diante de adversidades conseguimos concretizar o propósito, de fazer políticas de estado perenes. Seguimos com nossa missão, de fortalecer esta união com o setor produtivo e, juntos, construir esta espiral de prosperidade, esperança e confiança”, destaca o secretário.

Também ocorreram premiações nas categorias Destaque Crescimento e Destaque Boas Práticas.

Segundo estado mais competitivo do Brasil

No mesmo evento online, Santa Catarina foi reconhecida como o segundo estado com a melhor avaliação no Ranking de Competitividade. Pelo quarto ano consecutivo, SC ocupa a segunda posição, atrás apenas de São Paulo. Neste ano, o estado conquistou 79,5, bem acima da média nacional (47,5), na nota geral que engloba 10 pilares, como por exemplo, educação, segurança pública, inovação e eficiência.

O Prêmio
O Prêmio Excelência em Competitividade foi criado como forma de reconhecer também os estados com políticas públicas de destaque. O objetivo é valorizar exemplos e boas práticas que devem ser replicadas e incentivar uma competição saudável entre os estados brasileiros.

Sobre o Ranking de Competitividade
Desenvolvido pelo CLP – Liderança Pública, o Ranking é uma ferramenta de avaliação da gestão pública no Brasil e tem como missão prover diagnósticos de áreas essenciais da administração pública. Para isso, analisa 73 indicadores distribuídos por 10 áreas-chave: Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Mais informações para a imprensa:
Mariane Lidorio
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-4298 / 99601-1488
E-mail: mari@sde.sc.gov.br
Site: www.sde.sc.gov.br

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support