3. Esportes
  5. Santa Catarina conquista 53...

Santa Catarina conquista 53 medalhas nos Jogos Universitários na Bahia

O voleibol masculino da Unoesc foi campeão | Foto: Antonio Prado/Fesporte

A 67ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) chegou ao fim neste domingo, 27, em Salvador, BA, com um saldo positivo para Santa Catarina. Nos cinco dias de competição, foram conquistadas 53 medalhas, sendo 15 de ouro, 19 de prata e 19 bronze. No último dia do evento, os catarinenses estiveram em cinco finais nas modalidades coletivas, sendo campeões em apenas uma ocasião e  ficando com a medalha de prata nas demais disputas. A delegação ainda ficou com o bronze no handebol feminino.

A medalha de ouro veio com o voleibol masculino da Unoec, de Chapecó, que enfrentou na final a Uniatenu, do Ceará. Os chapecoenses fizeram uma partida tranquila, fechando o jogo em 3 a 0 com parciais de  25/17, 25/20 e 25/17. “Essa conquista representa a recompensa de um trabalho de um ano inteiro, treinando dois períodos por dia. Não foi fácil chegar até aqui. Somos bicampeões e ano que vem buscaremos mais um título”, disse, ao fim do jogo, Pedro, campeão e aniversariante do dia.

No jogo das Leoas da Serra/Uniplac/Lages, pelo futsal feminino, porém, uma derrota surpreendente: 6 a 0 para a Unip, de São Paulo. As campeãs mundiais levaram três gols logo no início do jogo e, ao usar a goleira linha, facilitaram os contra-ataques para que o placar fosse ampliado. Também derrotados nas finais: o basquete masculino, representado pela a Unisociesc, de Joinville, perdeu para a Unicesumar, do Paraná (53 X 68); o handebol masculino da Univali, de Itajaí, com derrota por 23 a 21 para a UNG/SP; e o voleibol feminino da Unochapecó, superado pela Unifor/CE por 3 sets a 0 (18/25, 15/25 e 18/25).

Ao analisar o desempenho catarinenses na competição, o presidente da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), Manoel Rebelo, se disse satisfeito: “Além da conquista das medalhas, nosso grande feito este ano foi iniciar uma parceria com o Governo estadual, por meio da Fesporte. Por isso queremos agradecer a Fundação pelo apoio ao esporte universitário”.

Para Rui Godinho, presidente da Fesporte, apoiar atletas universitários é apoiar cidadania e a educação: “Estes atletas que disputaram os JUBs, na Bahia, estudam em uma faculdade devido ao esporte. Alguns, se não fosse pelo esporte, não teriam condições de pagar seus estudos. O esporte proporciona isso. Então, é mais do que justo o governo estadual apoiar estes atletas por meio da Federação”.

Time SC

Gerenciada pelo Governo de Santa Catarina, por intermédio Fesporte e FCDU. a delegação de Santa Catarina foi formada por 178 pessoas (141 atletas de oito universidades, 26 técnicos e 11 oficiais) e participou nas modalidades de atletismo, basquete, basquete 3×3, futsal, handebol, vôlei, jogos eletrônicos, judô, natação e trabalho acadêmico.

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte