Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Transportes
  4. /
  5. Projeto de mobilidade urbana...

Projeto de mobilidade urbana da Suderf vence prêmio internacional

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

O projeto de mobilidade urbana da Grande Florianópolis venceu prêmio em um dos maiores eventos internacionais de infraestrutura nesta quinta-feira, 17, que teve a participação de forma virtual do secretário de Parcerias Público-Privadas do Governo de Santa Catarina (PPPs), Ramiro Zinder.  A premiação, intitulada Oracle Project of the Year Awards, fez parte do 13º Global Insfrastructure Leadreship Forum (GViP), realizado em Whashington, Estados Unidos.

“Ter esse reconhecimento internacional é uma grande vitrine para atrair investidores para o nosso projeto, que está orçado em R$ 600 milhões e pode ser implantado em dois anos ”, afirmou Ramiro Zinder.

O projeto do Sistema Integrado de Transporte Coletivo da Grande Florianópolis foi elaborado pela Superintendência de Desenvolvimento da Região Metropolitana (Suderf) em parceria com o Observatório da Mobilidade Urbana da UFSC, com técnicos das prefeituras envolvidas e com a cooperação técnica da GIZ através do Programa FELCITY. Este ano, ele foi incluído no Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) que é executado pela SCPar.

Ele venceu na categoria “Jobs Creation”, que avalia o potencial de geração de empregos diretos e indiretos nas comunidades impactadas pelo projeto. Santa Catarina concorreu com o projeto de metrô na cidade de Ontário, no Canadá, e com o de mobilidade urbana, da Dinamarca.

O Projeto

O projeto de criação do sistema de transporte coletivo metropolitano integra as linhas municipais e intermunicipais da Grande Fpolis. Trará benefícios aos usuários, incluindo a possibilidade de deslocamentos diretos na região continental sem necessidade de entrar em Florianópolis. 

Além disso, o modelo prevê um único cartão de transporte, novos terminais de ônibus e contará com uma gestão compartilhada entre as prefeituras dos municípios participantes e o Governo do Estado, através da Suderf. Todas as prefeituras poderão trabalhar em conjunto no planejamento do sistema de transporte, gestão, operação e fiscalização do serviço.

O sistema deve beneficiar os usuários de nove cidades da região: Antônio Carlos, Águas Mornas, Biguaçu, Florianópolis, Governador Celso Ramos, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz, São José e São Pedro de Alcântara.

A Suderf é uma autarquia estadual, vinculada à Casa Civil do Governo de Santa Catarina, criada para planejar as funções de interesse comum da Região Metropolitana da Grande Florianópolis.

Informações adicionais à imprensa
Márcia Callegaro
Assessoria de Comunicação
Casa Civil
E-mail: comunicacao@casacivil.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-2104 / 98842-8479
Site: www.scc.sc.gov.br
www.fb.com/casacivilsc / @CasaCivilSC

 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support