Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Economia
  4. /
  5. Na liderança nacional, comércio...

Na liderança nacional, comércio de Santa Catarina cresce 18,1% em maio


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Mesmo enfrentando a pandemia, o volume de vendas do comércio varejista catarinense, em maio, cresceu 18,1% em relação ao mês anterior, ultrapassando o crescimento nacional, que foi de 13,9%, segundo a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) do IBGE.

“A reação que a economia catarinense tem demonstrado nos últimos meses reforça a previsão de que temos plenas condições de sairmos primeiro dessa crise. O comércio já tinha registrado a menor queda nacional em abril, e agora desponta em maio com o maior volume de vendas. Da mesma forma, o setor industrial voltou a crescer, evidenciando ainda mais o potencial de recuperação da nossa cadeia produtiva”, destaca o governador Carlos Moisés.

Na comparação com o mesmo período de 2019, o comércio varejista catarinense obteve um acréscimo de 6,4%. Já no acumulado do ano, ficou estável. Com estes dados, Santa Catarina fica com o 5º maior crescimento entre os 27 estados. Somente outros três estados tiveram crescimento nesta comparação: Mato Grosso (5,8%), Mato Grosso do Sul (2,8%) e Paraná (2,3%).

Quando se trata do comércio varejista ampliado, que inclui o comércio de veículos, motos, partes e peças e materiais de construção, Santa Catarina registrou, em maio, um crescimento de 22,1% no volume de vendas, maior que o do comércio varejista em geral. Em relação ao mesmo período do ano anterior, houve recuo de 4,4% no volume de vendas, que resultou na 4ª menor queda entre os 27 estados.

De acordo com o secretário da SDE, Rogério Siqueira, os números mostram o resultado do trabalho do Governo do Estado, com a retomada gradativa da economia. “Santa Catarina foi um dos primeiros estados a tomar as medidas de prevenção à Covid-19, obtendo destaque no cenário nacional na gestão da pandemia. Os dados demonstram que temos um povo trabalhador e empreendedor que supera crises e adversidades. Continuamos trabalhando focados na recuperação do crescimento econômico, gerando novas oportunidades”, destaca.

Mais informações para a imprensa:
Mônica Foltran
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável – SDE
Fone: (48) 3665-2261 / 99696-1366
E-mail: jornalistamonicafoltran@gmail.com
Site: www.sde.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support