3. Educação
  5. Graduação da Udesc: Primeiro...

Graduação da Udesc: Primeiro dia do retorno não presencial é de adaptação para alunos e docentes

Foto: Cristiano Estrela / Arquivo / Secom

A Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) retomou nesta segunda-feira, 22, as aulas dos seus 60 cursos de graduação de forma não presencial, após estarem suspensas devido à pandemia do novo coronavírus. As aulas da pós-graduação já haviam retornado em 25 de maio.

O retorno da graduação foi definido pela Resolução nº 032/2020 do Conselho Universitário (Consuni), assinada ad referendum pelo reitor da Udesc, Dilmar Baretta, em 2 de junho, após pedido da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), reuniões entre Reitoria e diretores de Ensino e sugestões enviadas por diretores-gerais e líderes estudantis. O documento está sendo discutido na Câmara de Ensino de Graduação (CEG) e, em seguida, irá ao Plenário do Conselho Universitário (Consuni).

O primeiro dia das aulas não presenciais, por meio de plataformas online, foi de adaptação para os alunos e professores. O Moodle, principal ferramenta utilizada para atividades pedagógicas de forma síncrona, ou seja, com presença simultânea de docentes e estudantes, apresentou instabilidade em algumas turmas, principalmente de manhã.

Outras plataformas virtuais também foram utilizadas, a exemplo do Microsoft Teams, plataforma de videoconferência do Office 365 liberada gratuitamente à comunidade acadêmica. “Orientamos os professores a utilizarem a plataforma com a qual estão mais familiarizados, objetivando potencializar o processo de ensino-aprendizagem”, explica o pró-reitor de Ensino da Udesc, Nério Amboni.

Para o reitor da Udesc, Dilmar Baretta, o balanço do primeiro dia foi positivo, uma vez que é uma realidade nova para grande parte dos professores e alunos. “É um período de adaptação, tanto dos sistemas como da comunidade acadêmica. Precisamos aprender a trabalhar com as tecnologias da informação e comunicação, pois novas relações pedagógicas serão formadas entre alunos e professores”, considera o reitor.

Alunos e professores que identificarem problemas no acompanhamento das aulas devem fazer contato com as direções de Ensino de Graduação ou com as chefias de departamento dos cursos.

Auxílio de inclusão digital e acesso a computadores

Um total de 245 alunos de um universo superior a 12 mil na graduação solicitou o auxílio de inclusão digital, que repassará mensalmente R$ 80 a acadêmicos com dificuldades financeiras para contratação de plano de internet, permitindo assim o acompanhamento das aulas de forma não presencial. O auxílio foi criado em caráter emergencial e temporário, enquanto durar a suspensão das aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.

A Udesc também publicou a Instrução Normativa nº 011/2020 para regulamentar o empréstimo de equipamentos de informática aos alunos de cursos presenciais e a distância de graduação e pós-graduação que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica e em grupo de risco da Covid-19. Acesse a IN e o anexo de solicitação. Outra possibilidade é a utilização de computadores nos laboratórios de informática dos centros.

Confira ações desenvolvidas pela Udesc no combate à pandemia do novo coronavírus no site udesc.br/coronavirus.

Mais informações para a imprensa:
Assessoria de Comunicação da Udesc
E-mail: comunicacao@udesc.br