3. Economia
  5. Governo do Estado libera...

Governo do Estado libera R$ 48,5 milhões para a região de Quilombo

O governador do Estado, Raimundo Colombo, assinou na manhã desta quinta-feira, 19, em Quilombo, as ordens de serviços que darão início as obras de recuperação do lote 2 da rodovia SC-157 e da operação tapa buracos da SC-159. Outras assinaturas também marcaram a visita do governador na região, a exemplo dos convênios, para o Hospital São Bernardo de Quilombo, para a Casa de Cultura de Formosa do Sul, para os agricultores do município de Santiago do Sul e o repasse de recursos por meio do Fundo de Apoio aos Municípios (Fundam). O total de recursos investidos nos municípios somam R$ 48,5 milhões.

Foto: Neiva Daltrozo/SECOM

>>> Veja mais fotos na galeria de fotos

“Essa região desenvolveu muito e ainda está se desenvolvendo de forma acelerada, tanto na suinocultura, que tem grandes indústrias, como na avicultura. Por isso temos que investir na região fazendo parcerias com as prefeituras para ajudar no desenvolvimento”, destacou Colombo.

A primeira assinatura foi da ordem de serviço, no valor de R$ 38 milhões, para o início das obras no trecho de 25,6 quilômetros da rodovia SC-157 que vai do município de Formosa do Sul até a ponte do Rio Chapecó. Serão construídos mais de 13 quilômetros de terceiras faixas além da melhoria nos acessos às comunidades e aos municípios de Santiago do Sul e Jardinópolis. O projeto prevê também a melhoria em interseções ao longo do caminho, construção de vias marginais, além de esperas laterais e centrais. As obras estão previstas para começar em 30 dias com prazo de 18 meses para término. “Com o crescimento da produção na região, o número de veículos aumentou muito trazendo insegurança, número de acidentes e a perda na produtividade significativa”, enalteceu o secretário de Estado da Infraestrutura, Valdir Cobalchini.

Para a restauração da SC-159 (antiga SC-479), em Irati, o governador assinou a ordem de serviço que vai recuperar a rodovia em 11,8 quilômetros de extensão. Serão realizadas obras de tapa buracos e fresagem. Esta última é uma técnica de restauração que possibilita a remoção controlada de uma ou mais camadas do pavimento. Será construído também um muro de contenção no km 10,7, devido a um desmoronamento da pista. Outra ordem de serviço possibilitará a construção de duas pontes, na mesma rodovia que passam pelo município de União do Oeste. Os investimentos somados chegam a R$ 1,2 milhão.

Colombo assinou ainda, o contrato de financiamento no valor de R$ 600 mil, entre o governo do Estado, por meio da Agência de Fomento do Estado de Santa Catarina (Badesc), e o município de Santiago do Sul, para a aquisição de máquinas. “São recursos para o município usar com investimentos em diversas áreas e terão até 36 meses para pagar e sem juros”, explicou Colombo.

Durante o ato, o governador autorizou o repasse de recursos pelo Fundam, para que cada município da Região utilize em investimentos. Os recursos serão distribuídos para Formosa do Sul, Irati, Jardinópolis, Quilombo, Santiago do Sul e União do Oeste no valor total de R$ 6,5 milhões.

Recursos do Fundam
Formosa do Sul- R$ 820 mil
Irati – R$ 1,1 milhão
Jardinópolis – R$ 1 milhão
Quilombo – R$ 1,8 milhão
Santiago do Sul – R$ 850 mil
União do Oeste – R$ 900 mil

O processo para a licitação do Complexo de Segurança Pública de Quilombo, no valor de R$ 1,6 milhão, também foi autorizado pelo governador. E por meio de convênios e recursos do Fundo Social, Quilombo receberá R$ 250 mil para aquisição de móveis e utensílios para o Hospital São Bernardo; Santiago do Sul terá R$ 60 mil para aquisição de um caminhão com câmara fria para a Associação dos Agricultores São Tiago; e Formosa do Sul recebeu R$ 231 mil, sendo R$ 215 para as obras de reforma e ampliação da Casa de Cultura e R$ 16,7 mil para a Associação de Agricultores, Familiares “Amigos do Campo”. O Centro Comunitário e Esportivo do Clube Gaúcho Beneficente, também recebeu recursos para a ampliação da sede no valor de R$ 100 mil.

Pacto Por SC: Prestando Contas
Logo após o anúncio dos investimentos na região de Quilombo, o governador Raimundo Colombo apresentou a palestra “Pacto Por SC: Prestando Contas”. Colombo vai percorrer todas as regiões do Estado, até o fim do ano, para avaliar, junto com a população, as obras realizadas pelo Pacto Por SC, as que estão em andamento e o que ainda será realizado pelo programa.

Ouça a entrevista com o governador Raimundo Colombo:

Baixar áudio

{attachments}

>>> Veja a apresentação completa feita pelo governador
>>> Confira a relação das principais obras do Pacto Por SC na região de Quilombo

Redes sociais
Você pode acompanhar os encontros do governador Raimundo Colombo pelas redes sociais com a #PactoPorSC. Durante as palestras, a Secretaria de Comunicação faz a cobertura online pelo Twitter @Secom_SC.