3. Educação
  5. Governo do Estado empossa...

Governo do Estado empossa 3,3 mil professores da rede pública

O governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, promoveu nesta quarta-feira, 5, a solenidade de posse de 3,3 mil novos professores efetivos. Com esta nova contratação, desde o ano passado já foram efetivados cerca de 5 mil novos profissionais na rede pública estadual de Santa Catarina.

O secretário da Educação, Eduardo Deschamps, lembra que estes 5 mil professores contratados no governo Raimundo Colombo representam mais de 20% do total de profissionais efetivos da rede estadual – cerca de 24 mil professores. “O que representa um volume de nomeações poucas vezes visto na história de Santa Catarina. Isso é importante para manter a qualidade da educação catarinense. E com as outras ações previstas pelo Pacto da Educação, em especial as ações pedagógicas, com certeza vamos conseguir melhorar ainda mais ao longo dos anos. Nossa meta é alcançar até 2020 o índice dos países desenvolvidos”, destacou Deschamps.

Os professores efetivados entre 2013 e este ano foram aprovados no Concurso Público do Magistério realizado no final de 2012. O concurso é válido por dois anos, prorrogável por mais dois. A secretaria de Estado acompanha a necessidade de professores e poderá fazer novas chamadas.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Foto: Jaqueline Noceti/Secom

>>> Mais imagens na Galeria de Fotos

Os novos professores começam a trabalhar nesta quinta-feira, 6, juntamente aos demais professores da rede. A diretora de Gestão de Pessoas, Lúcia Gorges, explica que assumem o cargo os profissionais que já escolheram suas vagas, em todas as regiões do Estado, e que estão em dia com a documentação exigida. Em Florianópolis, o ato de posse foi realizado no Teatro Pedro Ivo. E nas demais cidades, nas sedes das secretarias de Desenvolvimento Regional.

Uma das concursadas empossadas nesta quarta, Maristele Preve, professora de Sociologia, já atuou como Admitida em Caráter Temporário (ACT) em escolas municipais. Por meio do concurso público conquistou seu espaço como efetiva na Escola de Educação Básica Heloísa Prazeres Faria, de Biguaçu. “Agora tenho as garantias que a carreira proporciona”, ressaltou.

Da mesma forma, Débora Oliveira Velho está contente, pois a partir de agora assume as aulas na EEB Alexandre Godinho, também em Biguaçu. Professora do ensino fundamental, disse que trabalhou por três anos como ACT em escolas diferentes e, há mais de 20 anos atua na rede privada de ensino. Explica que tem conhecimento da Proposta Curricular do Estado e agora passa a ter novos desafios. “Pretendo entrar para somar e fazer a diferença em prol da qualidade da educação”, destacou.

Entre ativos, inativos e ACTs (contratados em caráter temporário), o governo do Estado conta atualmente com cerca de 60 mil professores na rede estadual.

Informações adicionais:
Beatriz Menezes dos Santos