3. Cidades
  5. Governo do Estado autoriza...

Governo do Estado autoriza início de pavimentação da Rua João Luiz Filho e anuncia investimentos em Araquari

Foto: Julio Cavalheiro/Secom

Um dia histórico para Araquari. Aguardada há muito tempo pela população, a pavimentação da Rua João Luiz Filho, no centro do município, vai começar. A estrada é uma importante rota alternativa para chegar à BR-101. O trecho de 11 quilômetros receberá investimentos de R$ 27 milhões por meio do Plano 1000, iniciativa do Governo do Estado que destina recursos para impulsionar e fomentar projetos estruturantes nas cidades. O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira, acompanhou a assinatura da ordem de serviço, nesta quinta-feira, 23.

“A parceria do Governo do Estado com o município mostra que é possível tornar sonhos em realidade. Essa obra é muito importante, não só para o escoamento da produção, mas sobretudo para dar dignidade às pessoas que vivem na região. É uma nova conexão, um novo acesso. Agora é máquinas na pista”, comemorou o secretário Vieira, que representou o governador Carlos Moisés no ato.

O prefeito de Araquari, Clenilton Carlos Pereira, destacou a importância da rodovia e dos investimentos. Lembrou que a estrada é uma das mais antigas da região e que a via chegou a ser fechada.

“As condições eram precárias, tanto que recebeu o apelido da “rua do inferninho”. Depois de um tempo ela foi reaberta com condições de tráfego, mas precisávamos de uma solução definitiva para a estrada de terra, e resolvemos fazer o projeto. E foi então que veio o Plano 1000, e nos deu a oportunidade da pavimentação, o que vai ajudar a transformar o nosso município. Afirmo que nunca recebemos tanta atenção de um governador como agora. A maneira como estamos sendo tratados é diferente e o Plano 1000 mostra isso.”

“A obra vai impactar tanto na vida dos moradores daquela região, quanto para quem vem buscar uma oportunidade de trabalho ou de investimentos em Araquari. O governador Carlos Moisés acertou mais uma vez fazendo uma obra dessa magnitude”, enalteceu o morador Moacir Soares Pereira.

Os investimentos continuam

Os investimentos do Governo do Estado no município não param por aí. No evento, ocorrido no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Catarinense, campus Araquari, foram autorizados recursos para implantação de reservatórios para água tratada e para outras demandas por meio de transferência especial. Ao todo são cerca de R$ 69,8 milhões destinados para o município.

Água tratada: mais saúde para população

Por meio da Casan, foi lançada a licitação para a nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Com capacidade de 200 litros por segundo, a obra inclui a implantação da captação de água no Rio Piraí e adutora de água bruta. Outro importante investimento é para implantação de dois reservatórios de água tratada, nos bairros Centro e Itinga, com capacidade de 300 mil litros cada. Os recursos previstos são de R$ 35,3 milhões e fazem parte do Programa de Planejamento Hídrico do Governo do Estado.

“Araquari sofria muito com a falta de água e ao mesmo tempo vem crescendo muito, e nós temos que acompanhar esse desenvolvimento e oferecer infraestrutura. O município vai se tornar independente na questão da água. É uma grande conquista para a cidade”, destacou a presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

Recurso direto à prefeitura

O Governo do Estado também autorizou o repasse de R$ 7,5 milhões em transferências especiais para Araquari. Os recursos serão aplicados no apoio aos pescadores artesanais na localidade da Barra Itapocu, na pavimentação de ruas, aquisição de veículo e construção de escola.

“Com as transferências especiais os recursos chegam mais rápido aos municípios, atendendo os anseios e prioridades de cada local. O governo está presente não apenas com grandes obras, mas também com recursos para outras ações das cidades”, enfatizou o chefe da Casa Civil, Juliano Chiodelli.

Presenças

O ato em Araquari também teve a presença dos deputados estaduais Vicente Caropreso e Fernando Krelling, do vice-prefeito de Araquari, Ludgero Jasper Júnior, do presidente da Câmara de Vereadores, Neuzir Elio Machado, além de outras autoridades e comunidade.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação – Secom