3. Transportes
  5. Governo do Estado anuncia...

Governo do Estado anuncia retomada de obras de infraestrutura para a Serra catarinense

Fotos: Mauricio Vieira / Secom

A ida do governador Carlos Moisés a Lages nesta segunda-feira, 10, teve anúncios importantes para a infraestrutura da Serra catarinense. O chefe do Executivo estadual garantiu a retomada de obras que impulsionarão o desenvolvimento da região, como o asfaltamento da Serra do Corvo Branco, a pavimentação da SC-390 entre os municípios de Anita Garibaldi e Celso Ramos, além da revitalização da SC-114 entre Otacílio Costa e o entroncamento com a BR-470.

“Esses atos mostram que o Governo não está só voltado a Florianópolis e que olha o Estado como um todo. Essas obras são proposições das associações dos municípios e dos deputados. É dessa maneira que o Governo continuará investindo: ouvindo a sua população”, disse Moisés durante o ato na maior cidade da Serra.

>> Mais fotos na galeria

O governador lembrou ainda que os investimentos eram aguardados há muito tempo pela região. No caso da Serra do Corvo (SC-370), foi realizado o lançamento do edital de licitação para execução da obra de pavimentação da rodovia, em uma extensão de quase 10 quilômetros, incluindo o trecho mais acidentado da serra.  A estimativa é de um custo de aproximadamente R$ 48 milhões para a realização dos trabalhos.

No caso da SC-390, Carlos Moisés assinou a ordem de serviço para a retomada das obras de pavimentação no trecho entre as cidades de Anita Garibaldi e Celso Ramos, em um trecho de aproximadamente 25 quilômetros.

A SC-114 é outra rodovia que deverá receber melhorias em breve. Em Lages ocorreu o lançamento do edital de licitação para elaboração do projeto de restauração da rodovia no trecho de Otacílio Costa até o entroncamento com a BR-470, em Ponte Alta. O projeto deverá ter um custo aproximado de R$ 669 mil.

O secretário de Estado da Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Vieira, ressalta que o Governo do Estado tem conseguido fazer investimento com recursos próprios graças ao intenso trabalho de gestão. Segundo ele, há uma determinação do gabinete do governador para se retomar todas as obras paradas em Santa Catarina.

“Esse é um governo que tira as coisas do papel. É isso que nós estamos fazendo aqui. Ao contemplar anseios antigos, vamos trazer desenvolvimento para essas regiões. Isso, no fim das contas, é trazer renda e qualidade de vida a todos”, apontou Vieira.

Natural da Serra Catarinense, o deputado estadual Marcius Machado disse que a data será lembrada como um dia de grande importância para a região no futuro.

“O povo aplaudiu de pé essas obras de grande magnitude e relevância para a infraestrutura. A SC-390, por exemplo, foi uma luta interminável, que hoje o Governo assina a retomada das obras que haviam sido paralisadas. Ela vai ligar o Meio-Oeste com a Serra e parte do Rio Grande do Sul. A Serra do Corvo Branco também era outra grande prioridade. Hoje é um dia de júbilo. O povo da Serra há muito espera demandas estruturantes como essas que foram anunciadas agora”, disse Machado.

Convênios e outros repasses

A cidade de Campo Belo do Sul também foi contemplada durante a passagem do governador pela região serrana. Por meio de um convênio, serão repassados R$ 262,6 mil para a pavimentação nas ruas Firmino Hildebrando de Moraes e Ladário Campos Varela.

Para a cidade de São Joaquim, foi realizado o anúncio de um repasse de R$ 400 mil para a adequação do aeródromo Ismael Nunes, com o fechamento da área patrimonial e realização do Plano Básico de Zona de Proteção de Aeródromos (PBZPA).

Por fim, a cidade de Otacílio Costa receberá R$ 84 mil de antigos convênios para a recuperação de estradas vicinais.

Os atos também foram acompanhados por secretários de Estado, pelos deputados federais Carmen Zanotto e Fábio Schiochet, deputados estaduais Paulinha e Nilso Berlanda, e pelo prefeito de Lages, Antonio Ceron, além de outros prefeitos da região.