Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Defesa Civil
  4. /
  5. Governador destaca a importância...

Governador destaca a importância de novos equipamentos para o serviço aeromédico no estado


Fotos: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Em visita à 2ª Companhia do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar (BOA), com base em Blumenau, nesta quinta-feira, 13, o governador Carlos Moisés conferiu os equipamentos adquiridos pelo Estado que passarão a integrar as aeronaves usadas pelos Bombeiros Militares, em parceria com o Samu, na prestação de socorro e transporte de pacientes nas emergências de saúde. Com investimentos de R$ 462,5 mil na aquisição dos novos kits, as aeronaves terão o serviço aeromédico homologado pela Anac, Ministério da Saúde e o que é mais importante: segurança e mais eficiência no atendimento às vítimas durante os trajetos.

Carlos Moisés destaca que a estrutura a ser utilizada, a partir de agora, nas ocorrências envolvendo as aeronaves oferece mais chance de sobrevivência aos pacientes e atende a uma das missões prioritárias do Estado que é a preservação da vida. “Esses equipamentos trazem uma condição de sobrevida muito maior, além de mais segurança e conforto a quem opera e presta socorro. O resultado é um serviço de mais qualidade e a condição de salvarmos mais vidas”, ressalta o governador.

Equipamentos

Durante a visita, Carlos Moisés acompanhou a explicação técnica sobre os novos equipamentos, conduzida pelo comandante do Batalhão de Operações Aéreas do Corpo de Bombeiros Militar e Samu, tenente-coronel Sandro Fonseca. Entre os itens, está um compressor torácico automatizado, no modelo Lucas 03, que realiza compressões para ressuscitação cardiopulmonar, atuando como um socorrista adicional, trazendo maior autonomia para as equipes de saúde trabalharem. O BOA é uma das primeiras unidades aéreas a ter este equipamento nas aeronaves e foi o primeiro a adquirir este modelo no Brasil. “Este equipamento facilita o trabalho da equipe médica e amplia as chances de sobrevivência em um paciente em parada respiratória”, exemplifica o militar.

Duas macas-bolha para o transporte de pacientes com infecções respiratórias, muito utilizadas para transportes da Covid-19, também compõem os kits aeromédicos. “Ela ajuda a evitar o contágio e diminui as chances de contaminação da própria aeronave, facilitando a assepsia e trazendo segurança para todos”, explica o comandante do BOA.

De acordo com o coronel BM Ricardo José Steil, que atualmente responde pelo comando-geral do CBMSC, a demanda crescente do serviço aeromédico, também em razão da pandemia, exige uma melhor estrutura do suporte avançado. “Hoje a gente consegue trabalhar de forma homologada, garantindo uma melhor ergonomia da equipe de socorro e mais qualidade no atendimento do paciente”, afirma. Com a utilização dos equipamentos, é possível operar na modalidade single pilot, otimizando a gestão dos recursos humanos necessários para operar as aeronaves.

Novos itens

As aquisições para o serviço aeromédico, envolvendo esforço conjunto da Casa Civil, da Secretaria da Saúde e do Corpo de Bombeiros Militar contemplam:

  • Compressor torácico Lucas 3;
  • Kit aeromédico para o Arcanjo-02, com base em Florianópolis;
  • Kit aeromédico para o Arcanjo-03; com base em Blumenau
  • 1 maca-bolha (cápsula de isolamento Covid) para Blumenau 
  • 1 maca-bolha para Florianópolis.

    Informações adicionais para a imprensa
    Francieli Dalpiaz 
    Assessoria de Imprensa 
    Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
    E-mail: francieli@secom.sc.gov.br
    Fone: (48) 3665-3018 / 98843-5676
    Site: www.sc.gov.br
    www.facebook.com/governosc e @GovSC

%MCEPASTEBIN%
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support