3. Transportes
  5. Governador assina ordem de...

Governador assina ordem de serviço para recuperação da SC-108 entre São João Batista e Major Gercino

Fotos: Julio Cavalheiro / Secom

A espera de mais de dois anos das comunidades de São João Batista e Major Gercino está prestes a chegar ao fim. O governador Carlos Moisés assinou na manhã desta quinta-feira, 5, a ordem de serviço para a recuperação funcional de três pontos da rodovia SC-108, que liga as duas cidades do Vale do Rio Tijucas. A solenidade ocorreu no Distrito de Tigipió, no interior de São João Batista. O investimento será de R$ 2,26 milhões.

“A primeira mensagem que nós gostaríamos de deixar aqui é que nenhum lugar do Estado está esquecido, mesmo aqueles que o governador ainda não conseguiu visitar. Nós estamos pensando em projetos para todo o Estado”, afirmou Moisés, que ressaltou que a obra será feita com recursos próprios.

A recuperação na SC-108 inclui serviços de terraplenagem, pavimentação, drenagem, obras de arte correntes, sinalização e obras complementares, entre elas o fornecimento de materiais asfálticos, para contenção em três pontos da rodovia.

De acordo com o secretário adjunto da Infraestrutura, Thiago Vieira, a empresa responsável pelos serviços irá se mobilizar a partir de agora, para que os trabalhos comecem dentro de aproximadamente 20 dias. Assim que for iniciada, o prazo de conclusão da obra é de até 180 dias.

“Nós já realizamos uma primeira reunião com a empresa e queremos acelerar o processo de mobilização. Vamos iniciar o serviço com a cratera, que gera mais insegurança. O prazo contratual é de até 180 dias, mas a empresa já manifestou o seu interesse em reduzir esse prazo”, frisou Vieira.

Para o prefeito de São João Batista, Daniel Netto Cândido, a obra é fundamental, pois a erosão da rodovia prosseguia e havia até mesmo o risco de uma interdição total, isolando comunidades inteiras.

“É essencial para toda a região. Por aqui transitam milhares de pessoas todos os dias. É um momento importante para a nossa região”, pontuou Cândido.

Quem também comemorou a assinatura da ordem de serviço foi o prefeito Valmor Kammers, de Major Gercino. Ele lembrou que toda a produção da cidade passa pela SC-108.

“Esperamos muito tempo por essa obra. Foram muitos pedidos. Era um problema que vinha se arrastando há muito tempo, mas agora é a hora de parabenizar o Governo do Estado”, opinou o prefeito.

Histórico do problema

O asfalto começou a ceder na SC-108 em junho de 2017, depois que o nível do Rio Tijucas aumentou em função de fortes chuvas ao longo daquele mês. O primeiro deslizamento ocorreu no quilômetro 166 (mais especificamente entre os quilômetros 165+210 e 165+526,1) da rodovia, que liga São João Batista a Major Gercino.

Formou-se então uma cratera com aproximadamente 50 metros de comprimento, localizada no Distrito de Tigipió, onde residem aproximadamente dois mil moradores, que trafegam diariamente pelo trecho.

Com o passar do tempo, outros pontos apresentaram deslizamentos menores como entre os quilômetros 158+640 e 158+846,6, nos lados esquerdo e direito da rodovia e que também foram contemplados no projeto de recuperação.

Saiba quais os três pontos da rodovia que receberão reparos

Contenção 1: localizada no lado esquerdo entre os quilômetros  158+640 e 158+846,6

Contenção 2: localizada no lado direito entre os quilômetros 158+640 e 158+846,6

Contenção 3: localizada entre os quilômetros 165+210 e o km 165+526,1

Projeto para asfaltar trecho entre Major Gercino e Angelina

Também na manhã desta quinta-feira, o governador Carlos Moisés autorizou um projeto para as asfaltar o trecho da SC-108 entre Major Gercino e Angelina. Após a conclusão do projeto, que deve ocorrer no primeiro semestre de 2020, a obra poderá ser incluída no programa de investimentos Novos Rumos.

“Com o projeto, nós teremos valoração quantitativa e, ainda no nosso governo, colocarmos no cronograma da Infraestrutura e fazermos essa entrega importante para o pessoal de Angelina e Major Gercino”, disse Moisés.

Com a eventual pavimentação da rodovia, formaria-se um corredor asfaltado ligando o Vale do Rio Tijucas com a BR-282.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom