Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Turismo
  4. /
  5. Governador assina atos para...

Governador assina atos para preparar a Ponte Hercílio Luz para o futuro


Foto: CBMSC/ Divulgação

Além da importância histórica da reabertura Ponte Hercílio Luz, o futuro do cartão-postal também recebeu investimentos nesta segunda-feira, 30. Quatro atos assinados pelo governador Carlos Moisés apontaram os rumos da Velha Senhora para os próximos anos.

Um deles foi a autorização para que a SCPar faça uma sondagem de mercado visando à implantação do Complexo Cultural e Turístico das Cabeceiras da Ponte Hercílio Luz. As premissas e diretrizes dessa ação foram definidas por um grupo de trabalho formado por diversos órgãos do Governo do Estado, liderados pela Secretaria de Estado da Infraestrutura.

>> Para fotos, notícias e informações sobre a Ponte Hercílio Luz acesse aqui 

“Queremos criar aqui um ambiente, uma estrutura, que se conecte com a Ponte. Eu sonho com o momento em que investidores façam desta obra um atrativo turístico e cultural ainda maior do que já é, e é isso que buscamos. A partir dessa análise de mercado veremos o que será viável fazer para transformar este espaço e gerar recursos para a manutenção da estrutura”, projeta o governador.  

O objetivo é viabilizar a exploração comercial do entorno da Ponte Hercílio Luz com atividades culturais, turísticas, gastronômicas, esportivas, de lazer e de contemplação. O Complexo Cultural e Turístico será executado com recursos prioritariamente privados, por meio da concessão de espaços.

A sondagem de mercado ficará aberta até 30 de janeiro, com a finalidade de ampliar o debate e coletar sugestões e percepções sobre o aproveitamento do espaço. Os interessados podem agendar uma reunião com a equipe do Programa de Parcerias e Investimentos do Estado de Santa Catarina (PPI-SC) pelos sites www.ppi.sc.gov.br ou www.sc.gov.br/vivaaponte.

Pesquisa e doação

Outro ato assinado na manhã desta terça-feira foi a cessão para a Universidade Federal de Santa Catarina (USFC) de uma barra de olhal da Ponte Hercílio Luz que rompeu na década de 70. O objetivo é investigar as razões que levaram ao rompimento, a fim de evitar que ocorra um problema semelhante nas próximas décadas.

A barra será submetida a análises químicas e ensaios mecânicos. O ato também foi assinado pelo reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, professor Ubaldo César Balthazar.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

Carlos Moisés também assinou a doação de uma barra de olhal e de outras peças da Ponte Hercílio Luz para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para que integre o acervo do Museu Histórico de Santa Catarina. A assinatura teve a presença da presidente da FCC, Ana Lúcia Coutinho.

DNA da Hercílio Luz em todas as regiões

Para levar o legado da Ponte Hercílio Luz a todas as regiões catarinenses, o governador ainda assinou o termo de compromisso para a entrega de mais três kits de transposição produzidos com material usado nas obras do cartão postal de Florianópolis. Desta vez, o município beneficiado foi Biguaçu, que utilizará as estruturas metálicas para construir pontes nas localidades de Amâncio, Laranjeira e Morro do Boa Vista. O chefe da Defesa Civil do Estado, João Batista Cordeiro Júnior, e o prefeito de Biguaçu, Ramon Wollinger, também assinaram o termo.

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom

“Estamos devolvendo aos catarinenses uma parte do que foi investido aqui ao longo de todos esses anos. Estaremos presentes em quase todos os municípios com filhas da Ponte Hercílio Luz”, destaca Carlos Moisés.

Até o momento, 16 municípios já celebraram o termo. No total, 144 cidades enviaram pedidos de kits de transposição, e o objetivo do Governo de Santa Catarina é contemplar todos. Até 532 pontes metálicas poderão ser construídas, substituindo estruturas precárias nos municípios, a maioria de madeira.

Informações adicionais para a imprensa
Renan Medeiros
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: renan@secom.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-3058 
Site: www.sc.gov.br
www.facebook.com/governosc e @GovSC

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support