3. Economia
  5. Governador anuncia mais de...

Governador anuncia mais de R$ 18 milhões para Joinville

O governador Raimundo Colombo anunciou, nesta quarta-feira, 18, em Joinville, mais de R$ 18 milhões em investimentos para as áreas da saúde, desenvolvimento econômico e segurança.

Foto: Jaksson Zanco / Prefeitura Joinville

>>> Mais imagens na galeria de fotos

Durante uma cerimônia na prefeitura de Joinville, foi oficializado o pagamento integral do convênio de R$ 14 milhões ao Hospital Municipal São José. Colombo também autorizou o repasse de R$ 2,4 milhões ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville e assinou o termo de compromisso para a ampliação de 150 quilômetros da rede de fibra óptica da cidade. “Queremos manter essa nossa parceria forte com Joinville, que é referência no Estado pelos seus bons índices de progresso e trabalho”, afirmou.

Os recursos disponibilizados ao hospital serão destinados à ativação completa do Complexo Emergencial Ulysses Guimarães 2, anexo ao São José. O apoio financeiro bancará a climatização de todo o complexo e a aquisição de equipamentos para quatro salas cirúrgicas, novo pronto-socorro, central de materiais esterilizados, bem como 62 leitos, divididos entre observação e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “O governo estadual está oferecendo um grande apoio para melhorar o nosso ‘Zequinha’, hospital que atende toda a região”, destacou a secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt.

Já o projeto de expansão do cabeamento de fibra óptica da cidade será executado pelo Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc) e prevê investimentos de R$ 2,1 milhões do Estado e R$ 2,6 milhões do município. A formalização da parceria é o primeiro passo para a implementação de um sistema que interligará 264 unidades da administração municipal.

Entre os principais benefícios estão acesso seguro, por meio de uma rede privada, telefonia integrada, internet disponível a partir de um único ponto e distribuída a todos os órgãos do governo municipal, possibilitando o gerenciamento do conteúdo. “O objetivo é disponibilizar para a prefeitura de Joinville uma rede multimídia com alta velocidade de transmissão de dados, voz e imagem”, disse o vice-presidente comercial do Ciasc, Ruy Rundbuchner.

Além disso, a iniciativa oferecerá acesso gratuito à internet em locais de grande concentração de pessoas. Com a expansão do cabeamento, a rede atual passará de 88 quilômetros para 238 quilômetros de extensão. Todo o processo deve estar concluído até o primeiro semestre de 2014. “Estaremos dando cobertura de 93% do território de Joinville, a maior de Santa Catarina”, garantiu o prefeito, Udo Döhler.

Para a manutenção das atividades do Bombeiros Voluntários de Joinville, Colombo homologou o repasse de R$ 2,4 milhões à corporação. O valor será pago em seis parcelas de R$ 400 mil.

Os atos ocorreram na sede do executivo municipal e contaram com a presença da secretária de Estado da Saúde, Tânia Eberhardt, do Secretário Executivo de Supervisão de Recursos Desvinculados, Celso Calcagnotto, do presidente da Câmara de Vereadores de Joinville, João Carlos Gonçalves, secretários municipais, deputados e demais autoridades da região.

Sobre a fibra óptica
A fibra óptica é um sistema de cabeamento que envia dados com velocidade e qualidade superiores às oferecidas pelos fios de cobre. Por meio de uma tecnologia moderna, todo o sinal é transformado em luz, com o auxílio de conversores integrados aos transmissores.

>>> Confira o boletim da Rádio Secom e faça download

Baixar áudio