3. Esportes
  5. Fesporte traz ciência da...

Fesporte traz ciência da academia para fortalecer esporte catarinense

Foto: Antonio Prado/ Fesporte

Por meio de parcerias firmadas com Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), a Fesporte está trazendo o pensamento acadêmico e a ciência para reforçar as discussões e o gerenciamento do sistema esportivo catarinense. O propósito é de melhorar qualitativamente o setor, já que a Fesporte tem por finalidade: planejar, formular e normatizar as políticas de esporte e estabelecer parcerias com órgãos. São acordos de cooperação, portanto, não representam custos para o órgão estadual.

A primeira parceria de cooperação técnica foi assinada no dia 7 de abril com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), por meio do Instituto de Pesquisa Inteligência Esportiva (Ipie), coordenado pelo professor Dr. Fernando Marinho Mezzadri. O termo viabiliza a cooperação acadêmica e científica entre as partes, no que tange o desenvolvimento do projeto “Estrutura e Governança do Esporte em Santa Catarina”.

Análise do setor esportivo

O projeto visa ainda levantar, catalogar e analisar os dados do setor esportivo catarinense, apontando as principais carências e necessidades do segmento. A iniciativa chega a todos os municípios catarinenses por intermédio do Sistema de Gestão Esportiva da Fesporte, em que os dirigentes municipais acessam um tutorial e são redirecionados ao site da pesquisa (http://www.inteligenciaesportiva.ufpr.br/). Ou seja, a pesquisa ocorre de forma totalmente on-line para a coleta de informações, dispensando possíveis custos de diárias, hospedagens, transporte e alimentação dos pesquisadores. Assim que concluído o estudo, os dados estarão disponíveis para consulta no próprio site.

As pesquisas começaram efetivamente no dia 23 de abril. Técnicos da Fesporte e da UFPR deram suporte por meio de lives, explicando como os integrantes da comunidade esportiva poderiam participar do estudo.

O presidente da Fesporte, Rui Godinho, destaca que a importância da parceria, que trará informações científicas e diagnósticas essenciais para o setor. “A parceria entre Fesporte e UFPR será fundamental para a boa atuação do Governo na promoção e no desenvolvimento esportivo. Nesse sentido, a formalização do acordo de cooperação técnica é de grande importância, pois visa levantar, catalogar e analisar os dados, apontando as principais carências e necessidades do segmento em Santa Catarina”.

A gerente de Políticas Públicas e Projetos Esportivos da Fesporte, Aline Floss, destaca que as ações conjuntas com as universidades têm uma importância significativa, já que envolvem os municípios. O projeto refletirá a realidade sobre a gestão de governança nos municípios catarinenses, envolvendo programas desenvolvidos, modalidades praticadas, leis esportivas municipais, conselhos esportivos, leis de fomento, características do órgão gestor, entre outros.

Parceria com a Udesc

A Fesporte também assinou no dia 27 de maio a parceria de cooperação técnica com o Núcleo de Estudos em Gestão e Marketing Esportivo da Universidade do Estado de Santa Catarina (Nepegem/Udesc).

O Nepegem/Udesc produz, aglutina, sistematiza, analisa e difunde informações sobre a gestão e as políticas para esporte no estado. Também desenvolve parcerias colaborativas com organizações e entidades de administração do esporte, que sejam referências nas mais diversas áreas que compõem o sistema esportivo do País.

Ao participar do projeto juntamente com Fesporte e UFPR, a Udesc vai colaborar com o mapeamento de informações a respeito da realidade esportiva nos municípios de Santa Catarina, a fim de que os dados coletados possam subsidiar a tomada de decisões no que tange às políticas de esporte e lazer.

Caminho importante para pesquisa

Para Rui Godinho da Mota, presidente da Fesporte, o termo de cooperação com a Udesc é um ganho muito importante para as pesquisas. “É fundamental para esse tipo de pesquisa que possamos agregar valores. É um ganho muito grande não só para o nosso trabalho, mas para cada organização envolvida, para os profissionais e para os acadêmicos que serão parte significante nesse processo de construção e troca de conhecimento, sobretudo, para a formação de cada um”, disse Godinho.

A tendência é que as pesquisas promovidas pela UFPR/Ipie contemplem todo o território nacional. Em Santa Catarina a Udesc passa a ser um importante braço do Instituto Inteligência Esportiva nesse trabalho.

Informações adicionais para a imprensa
Antônio Prado
Fundação Catarinense de Esporte – Fesporte