3. Coronavírus
  5. Coronavírus em SC: Secretário...

Coronavírus em SC: Secretário da Saúde alinha medidas com prefeitos da Grande Florianópolis

Foto: Mauricio Vieira / Secom

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, se reuniu virtualmente na manhã desta sexta-feira, 10, com quatro prefeitos da Grande Florianópolis para alinhar medidas de enfrentamento à pandemia de Covid-19 na região. Durante o encontro, o secretário respondeu a dúvidas dos prefeitos das cidades de Florianópolis, São José, Palhoça e Biguaçu, e afirmou que o Governo do Estado está trabalhando para ampliar ainda mais a quantidade de leitos de UTI disponíveis na região.

Segundo Motta, poderão ser ativados entre 25 e 30 leitos na rede estadual nas próximas semanas.  Além disso, até 30 leitos poderão ser ativados em unidades que não são geridas diretamente pelo Estado, entre elas o Hospital de Biguaçu e o Hospital de Caridade.

O secretário sugeriu a utilização de recursos dos municípios da região para estruturar uma ala de terapia intensiva no Hospital de Biguaçu, com o apoio do Governo do Estado, que ajudaria com equipamentos e na luta pela habilitação dos leitos junto ao Ministério da Saúde. Dessa maneira, afirma Motta, o dinheiro das prefeituras seria melhor empregado do que na contratação de leitos na rede privada, que encontra dificuldades no momento.

Motta destacou que essa foi a segunda reunião com os prefeitos nesta semana e elogiou a atitude de tomar medidas de combate à pandemia de maneira unificada, definida nesta quinta-feira.

“Foi uma reunião bastante produtiva. Pudemos discutir a classificação de risco sanitário da região e as ações de responsabilidade de cada um nesse processo. Os municípios estão entendendo a proposta do Estado de descentralização das interferências de gestão conforme a necessidade. Essa discussão já tem mais de 30 dias e agora aproximamos muito o diálogo. Evoluímos bastante no entendimento do que se pode ou não fazer em termos de atividades sociais e econômicas. Falamos também sobre a importância de se ampliar a transparência dos dados, o que é vital em um momento como esse”, destacou Motta.

O secretário da Saúde também destacou a importância de ampliação do diálogo com os prefeitos. Segundo ele, as reuniões servem para afinar a relação e buscar ações conjuntas no enfrentamento à pandemia. Um novo encontro foi marcado para a próxima semana.

Motta ainda relatou aos prefeitos que o momento não impõe a construção de hospitais de campanha, pois há espaço para ampliação de leitos na rede hospitalar. Ainda segundo o secretário, uma eventual instalação de hospitais de campanha deveria ser responsabilidade do Governo Federal.

Informações adicionais para imprensa:
Leonardo Gorges
Secretaria de Estado da Comunicação – SECom
E-mail: leonardogorges@secom.sc.gov.br

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Secretaria de Estado da Saúde – SES