Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Coronavírus
  4. /
  5. Coronavírus em SC: Lacen...

Coronavírus em SC: Lacen recebe insumos e equipamentos para agilizar resultados de exames

Foto: Robson Valverde / SES

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC) recebeu nesta terça-feira, 14, um lote com insumos que irão contribuir para a redução do tempo de espera por resultados.  A unidade recebeu 100 kits de extração viral, o que equivale a 25 mil testes, que foram adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde. Nesta semana, o Lacen recebeu também 200 kits de detecção do Ministério da Saúde (CGLAB), totalizando 19,2 mil testes.

Até semana passada, a maior fonte dos kits de extração de RNA era proveniente do Ministério da Saúde e tinha capacidade limitada de atendimento. A compra realizada pela SES marca uma nova fase para a agilidade dos exames. “Com isso, Santa Catarina aumentará suas condições de testagem e isso terá impacto imediato nos exames que aguardam processamento”, resume a Superintendente de Vigilância em Saúde, Raquel Bittencourt.

Parceria resulta em agilidade dos resultados

Graças a uma parceira entre o Governo do Estado de Santa Catarina e o Ministério da Saúde, a Secretaria de Estado da Saúde já encaminhou aproximadamente quatro mil amostras do Lacen Florianópolis e do Lacen Joaçaba/Embrapa Concórdia para os centros de testagem de Covid-19, disponibilizados pela Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública. Nesta semana, serão encaminhados mais mil amostras. Com essa estratégia, o Lacen voltará a liberar os resultados dos exames de Covid-19 em até 72 horas. Os centros de testagem foram implantados pelo Ministério da Saúde nos estados do Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará para aumentar o número de testes realizados no país.

“Todos os testes que nós tivermos excedentes serão transportados para laboratórios como a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), o DASA e o IBMP (Instituto de Biologia Molecular do Paraná), que possuem uma capacidade de testagem de até oito mil testes ao dia. Hoje, o Lacen de SC faz cerca de mil testes/dia”, destaca a superintendente Raquel Bittencourt.

O Laboratório Central em Santa Catarina conta ainda com a colaboração de importantes parceiros, como o Hemosc, a Universidade Federal de Santa Catarina e a Embrapa Concórdia, que atua na região Oeste e Meio-Oeste juntamente com o Laboratório Regional de Joaçaba.

“O exame de RT-PCR para identificação do vírus causador da Covid-19 é complexo e, dentro do laboratório de Biologia Molecular, está dividido em duas importantes fases: a extração do RNA Viral e a detecção, propriamente dita, totalizando cerca de oito horas para a execução do exame”, explica Marlei Pickler Debiasi, diretora do Lacen/SC. “As ações conjuntas das esferas de governo, instituições e sociedade vão resultar em maior capacidade de resposta à população”, acrescenta.

Foto: Fabrício Escandiuzzi/ SES

Mais equipamentos para processamento de testes

Recentemente, a SES adquiriu para o Lacen mais um equipamento para a fase de detecção do vírus, somando-se aos seis já em utilização pelo laboratório, sendo que três foram emprestados por organizações parceiras. Em breve, o Laboratório Central receberá ainda um equipamento da Fiocruz para ampliar a capacidade de realização da fase de extração do RNA viral das amostras dos pacientes, que hoje é realizada parte de forma automatizada e parte de forma manual.

“Nós conseguimos fazer 43 testes a cada duas horas e meia com nosso equipamento atual. Com o reforço, passaremos a fazer 100. Isso refletirá em nossa capacidade de atender o máximo de demanda que conseguirmos e diminuirá o tempo de espera pelo resultado”, resume Raquel.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99628-1141
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support