Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Coronavírus
  4. /
  5. Coronavírus em SC: Governo...

Coronavírus em SC: Governo do Estado envia 3 milhões de mensagens com alertas de casos de Covid-19


Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

O número de mensagens via SMS que alerta sobre casos confirmados de Covid-19 ultrapassou a marca de três milhões de envios nesta quarta-feira, 8. O serviço do Governo do Estado avisa sobre casos da doença no entorno e serve como mais um reforço à população da importância em adotar as medidas de prevenção.

As mensagens são enviadas no final da tarde, quando os novos casos são computados pela Secretaria de Estado da Saúde e repassados à equipe da Associação Catarinense de Medicina (ACM), que faz os disparos.

O serviço começou a operar em todos os municípios catarinenses em abril, pela parceria do Governo do Estado com a associação. “No início da pandemia nos reunimos com as principais empresas do ramo de tecnologia do Estado com o objetivo de salvar vidas. A ideia foi prontamente aceita pela equipe da Secretaria de Estado da Administração e as mensagens começaram a ser enviadas”, explica o presidente da entidade, Ademar José de Oliveira Paes Junior.

Ele enfatiza que as mensagens devem servir para a mudança de comportamento e para a criação de uma rotina de cuidados das pessoas, pois o número de casos está aumentando em Santa Catarina. “Não basta só saber que alguém próximo tem o vírus e não fazer nada para se proteger e proteger a família. É preciso adotar todos os protocolos necessários e, sempre que possível, evitar sair de casa”, disse.

Como funciona o serviço

Para receber a mensagem não é necessário nenhum cadastro ou atualização. Basta checar se o CEP informado na mensagem é o mesmo de quem recebe o alerta. A atualização dos bancos de dados acontece de forma automática e periódica.

É preciso destacar que o serviço resguarda a identidade dos envolvidos. “Sempre que um teste acusa positivo para Covid-19, as informações da pessoa ficam anônimas para as equipes que atuam no disparo das mensagens”, explica o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca. A partir daí, é estabelecido um parâmetro territorial de 200 metros com a identificação de aparelhos celulares próximos para que as mensagens possam ser enviadas.

As mensagens enviadas pelo governo catarinense têm o seguinte teor: O Governo de SC informa caso confirmado de Covid-19 perto de sua residência CEP 00000-000. Se puder fique em casa. Se sair use máscara: www.coronavirus.sc.gov.br.

Informações adicionais para imprensa
Krislei Oechsler
Assessoria de Imprensa
Secretaria de Estado da Administração – SEA
E-mail: comunicacao@sea.sc.gov.br
Fone: (48) 3665-1636 /(48) 99105-4085
http://www.sea.sc.gov.br 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support