Agência de Notícias SECOM

  1. Início
  2. /
  3. Coronavírus
  4. /
  5. Coronavírus em SC: Governo...

Coronavírus em SC: Governo do Estado distribui medicamentos para intubação a hospitais de todas regiões


Foto: Ricardo Wolffenbuttel / Secom

O Governo de Santa Catarina distribuiu nesta quinta-feira, 6, um lote com medicamentos do chamado “kit intubação” para 39 unidades hospitalares do estado. O material recebido do Ministério da Saúde irá garantir o atendimento nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

A distribuição, que atende a unidades filantrópicas e também a administradas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), foi definida de acordo com os estoques apresentados pelos hospitais na última terça-feira, 4.

A SES recebeu do Ministério da Saúde nesta semana um lote com 30.450 ampolas de Fentanil 10 mL, 23.400 ampolas de Rocurônio 5mL, e 38.650 ampolas de Atracúrio 2,5ml para distribuição aos hospitais com leitos UTI ativos para tratamento de Covid-19.

A distribuição desta semana garante estoque suficiente para pelo menos 10 dias de consumo, segundo os números apresentados pelos próprios hospitais. Semanalmente, os hospitais com leitos UTI-Covid no estado informam, por meio de formulário eletrônico, o saldo de estoque e previsão de consumo mensal de sua unidade. Os dados são compilados pela Diretoria de Assistência Farmacêutica (DIAF) e encaminhados ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde – CONASS. Eles servem de base para o Ministério da Saúde calcular o quantitativo de medicamentos a ser enviado ao estado para distribuição.

“Santa Catarina está oficializando o Ministério da Saúde e, com base nas informações de nossas unidades, solicitando a provisão de estoques de medicamentos”, destaca o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

>> Acesse a nota informativa da DIAF e confira o quantitativo enviado aos hospitais

“É importante reforçar que ações de distanciamento social e de higiene podem frear o ritmo de contágio, permitindo que não utilizemos todas os leitos de UTI disponíveis. A população precisa compreender e colaborar nesse sentido. É um momento em que nos afastamos de quem gostamos ou dos momentos de lazer, mas esse distanciamento é que pode fazer a diferença”, acrescenta Motta Ribeiro.

No último dia 23, a SES havia recebido 325 ampolas de Cisatracúrio, besilato 2 mg/mL, ampola 10 mL, que já foram distribuídas. Foram priorizados hospitais com estoque zerado, e, posteriormente, unidades com estoque inferior a quatro dias de consumo.

Mais informações para a imprensa:
Fabrício Escandiuzzi
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde – SES
Fone: (48) 3664-8820 / 99913-0316
E-mail: imprensa@saude.sc.gov.br
Site: portalses.saude.sc.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support