3. Coronavírus
  5. Coronavírus em SC: Governo...

Coronavírus em SC: Governo apresenta à Fecam ferramenta para ações regionalizadas de combate à pandemia

Foto: Julio Cavalheiro / Secom

Os municípios catarinenses agora terão acesso à base de inteligência de dados utilizada pelo governo estadual, para balizar as ações regionalizadas de combate à Covid-19. O governador Carlos Moisés apresentou a nova ferramenta tecnológica à Federação Catarinense de Municípios (Fecam), em webconferência realizada nesta sexta-feira, 22.

O governador destacou que a fonte de dados permitiu a tomada de decisões no momento certo, condição fundamental para minimizar os impactos da pandemia em Santa Catarina. “Com esta ferramenta vamos compartilhar com os municípios informações fidedignas e alinhadas ao conceito central do Estado, mas que permitirão ações regionalizadas”.

Carlos Moisés reforçou que o momento é de união e responsabilidade para que o Estado continue apresentando bons resultados. “A saúde é feita no município, estamos nos irmanando a cada um deles para levar adiante a missão principal de salvar vidas, com a retomada consciente da economia”, reiterou.

Resultado do trabalho intersetorial entre técnicos do Governo do Estado e de diversas entidades, como Ministério Público de Santa Catarina, Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Social Good Brasil e Data Science Brigade, a ferramenta vai apresentar dados oficiais, atualizados e monitorados em tempo real. “Temos uma base de dados robusta e transparente. Isso garante apoio importante para a tomada segura de decisões dos gestores municipais”, assegurou o secretário de Estado da Administração, Jorge Eduardo Tasca.

Na próxima semana, os indicadores e a forma de utilização da ferramenta serão debatidos com os municípios para que as operações tenham início a partir de junho. “Esta aproximação de diálogo construtivo com os municípios traz segurança e agilidade para que possamos diminuir o sofrimento das pessoas nesse trabalho de enfrentamento”, destacou o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro.

No momento em que os municípios passam a ter um papel ainda mais importante na estratégia das ações de combate ao coronavírus, a novidade foi recebida com otimismo. “Parceria e diálogo com os municípios é fundamental. Vamos trabalhar alinhados, comprometidos e vamos juntos buscar soluções para todos os desafios nos diferentes setores”, disse o presidente da Fecam, prefeito Saulo Sperotto.

Participaram da webconferência o procurador-geral chefe do Ministério Público de Santa Catarina, Fernando Comin, o secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, e o chefe da Casa Civil, Amandio João da Silva Junior, além de prefeitos e técnicos em saúde.

Acompanhe as notícias sobre o novo coronavírus

As notícias sobre as medidas para conter a propagação do novo coronavírus em Santa Catarina e os boletins atualizados com a situação do Estado podem ser acessadas no site sc.gov.br ou www.coronavirus.sc.gov.br. As atualizações podem ser acompanhadas ainda pelo YoutubeInstagram Facebook do Governo do Estado.

Mais informações para a imprensa:
Secretaria de Estado da Comunicação – Secom
Governo de Santa Catarina